Portal Making Of

Nosso homem em Hollywood, cinema italiano e Julian Assange na telinha

Wagner Moura em "Guerra Civil" e "Narcos" (Foto: Divulgação/Reprodução)

Ele foge do estereótipo físico do latin lover que sujeita os atores latino-americanos a receberem sempre o mesmo tipo de papel. Aliás, dois tipos, mas um desses foi exatamente o que abriu caminho para Wagner Moura em Hollywood: viver o mega traficante colombiano, Pablo Escobar, na série “ Narcos” da Netflix.

Aos 47 anos, completados ontem ( 27/06), o ator baiano vem trilhando com sucesso também a carreira de diretor, roteirista, produtor e músico. Ele já era conhecido pelas novelas de televisão ‘ Sexo Frágil’ e ‘ Paraíso Tropical’, mas foi no cinema que ganhou maior popularidade ao interpretar o Capitão Nascimento em “Tropa de Elite”, em 2007. Além do papel icônico, Wagner fez dezenas de outros filmes no Brasil, como ‘ Cidade Baixa’, ‘Carandiru’, ‘ Saneamento básico’ e ‘ Vips’ . Lembro que ele chamou minha atenção pela primeira vez em ‘ Deus é Brasileiro’, de Cacá Diegues, em 2003, vivendo Taoca, um pescador esperto que serve de guia para ninguém menos que Deus, interpretado por Antonio Fagundes.

Em 2021, Moura fez sua estreia na direção em “Marighella”, filme biográfico sobre o político, escritor e guerrilheiro, Carlos Marighella, morto durante a ditadura militar. O personagem polêmico, a escalação de Seu Jorge para o papel título e a polarização política no país prejudicaram a receptividade do público, mas o longa foi bem recebido pela crítica.

 

Da Bahia para o mundo

Descoberto pela indústria cinematográfica internacional em “Narcos” , onde também dirigiu dois episódios, Wagner estrelou filmes como “ Sérgio”(2020), sobre o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto durante um atentado no Iraque, “ Iluminadas” (2022), ao lado da prestigiada Elizabeth Moss;  e a série da Prime Vídeo, “Sr. e Sra. Smith (2024). Recentemente, o brasileiro deu um salto na carreira internacional  por sua atuação em “ Guerra Civil “. Ao lado de Kirsten Dunst , Jesse Plemons e Cailee Spaeny, ele integra um grupo de jornalistas encarregados de registrar o impacto de um brutal conflito político entre os estados americanos. O drama distópico, dirigido por Alex Garland, tem muita ação e suspense e abriu espaço para entrevistas de Wagner em alguns dos principais talk shows americanos.

Ele pintou e bordou, ou melhor, tietou e dançou : não teve pudor de declarar sua imensa admiração por Whoopy Goldberg no programa “The View” (foto), apresentado pela atriz, e ainda ensinou uns passinhos de samba à dupla que apresenta o programa “The Talk”, do canal americano CBS. Pois é, além de talentoso, carismático, coisas que Hollywood adora.

 

Novos projetos

E o homem não descansa : agora está em Recife,  filmando o novo filme de Kleber Mendonça Filho (foto), diretor de “ Bacurau” e “ Retratos Fantasmas”. Ambientado nos anos 70, “O agente secreto” traz Wagner no papel de Marcelo, um professor universitário que foge de São Paulo para a capital pernambucana para escapar de agentes que o procuram por atividades subversivas. Chegando à cidade na semana do Carnaval, ele logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos. O longa estreia no início de 2025.

Wagner volta também às séries em “Sinking Spring”, da Apple TV, com produção de Ridley Scott, que dirige um dos episódios. A trama gira em torno de dois amigos de longa data, que se passam por agentes da DEA para roubar uma casa misteriosa no interior, e involuntariamente descobrem o maior corredor secreto de narcóticos da costa leste dos EUA. Wagner é Manny Cespedes, um dos integrantes da dupla.

Vocês acham que é “apenas” isso ? Não, ele vai também fazer sua estreia como diretor de cinema em Hollywood. Além de dirigir “Last night at the lobster”, o ator brasileiro vai viver Manny DeLeon, gerente de uma filial da  rede de restaurantes chamada Red Lobster, que está sendo desativada de um shopping por não dar os lucros esperados pela matriz. Na trama, faltando quatro dias para o Natal, Manny tem que comandar sua  desmotivada equipe pela última vez, antes que todos sejam demitidos, ao mesmo tempo, em que lida com os conflitos de sua paixão por uma garçonete que trabalha no restaurante.

Ficamos aqui torcendo, claro, para o sucesso do nosso homem em Hollywood !

______________________________________________________

Principais lançamentos da semana

 

Séries

Minha Lady Jane – 1ª temporada – 8 episódios- Prime Vídeo

A série é baseada no best-seller de Brodi Ashton, Jodi Meadows e Cynthia Hand e apresenta uma releitura radical e romantizada do famoso marco histórico da monarquia inglesa, envolvendo os sucessores do Rei Henrique VIII.

Nesta versão da história ,Eduardo,o filho do Rei Henrique VIII,  não morre de tuberculose, e Lady Jane Grey e seu marido não são decapitados. Ao receberem a coroa, desta vez Lady Jane, uma jovem brilhante e teimosa que se torna rainha da Inglaterra da noite para o dia, torna-se alvo de outros nobres que ambicionam sua coroa. Mas, Lady Jane está preparada para se defender.

 

Casamento às cegas – Uma nova chance (Brasil) -4ª temporada – Netflix

Os fãs do reality que junta homens e mulheres conversando em cabines sem se verem, mas que escolherão um parceiro para casar mesmo assim, voltou com tudo nessa quarta temporada. A pegada agora é ‘ uma nova chance’, isto é, pessoas que já foram casadas ou viveram romances mal sucedidos e que querem encontrar um novo amor. No mais, segue a mesma logística: conversam sem se ver, escolhem o parceiro pela voz e bate papo, saem dali para uma lua de mel em algum lugar bonito (dessa vez é um resort  na Serra do Rio do Rastro, em SC ), depois convivem em casa durante uma semana e após vão para a cerimônia de casamento, quando só então dirão ‘sim’ ou ‘não’ no altar.

Nos primeiros episódios, já aconteceram algumas atitudes polêmicas: um dos participantes fala que uma das mulheres das cabines ‘ tinha voz de gorda’, uma das moças diz que não se relaciona com ‘ homens calvos’, referindo-se ao candidato que a trocou por outra… e assim seguem alimentando as colunas de fofocas dos sites. As duas primeiras já estão disponíveis. A terceira – o casamento – acontece em julho. Os atores globais Camila Queiroz e Klebber Toledo, casados na vida real, são os apresentadores do programa.

______________________________________________________

Filmes

 

Nosso lar 2 : Os mensageiros – direção: Wagner de Assis – Star+ (Disney)

O filme que estreou há cinco meses no cinema, atraindo um bom público, chega agora ao streaming. Baseado no livro ‘Os Mensageiros’, psicografado por Chico Xavier (1910-2002), a trama retoma a história do médico André Luiz, que agora se une a um grupo de espíritos mensageiros da cidade espiritual Nosso Lar. Liderados por Aniceto, interpretado por Edson Celulari, eles vão até a Terra para ajudar pessoas que estão prestes a falhar em suas missões. No cinema, o longa atraiu não apenas pessoas ligadas ao Espiritismo, mas o público em geral.

 

Especial – A história de  Julian Assange nas telas

A libertação do ativista australiano Julian Assange, criador do site WikiLeaks, em 2006,  organização que vazou cerca de 700 mil documentos classificados dos Estados Unidos, provocando a ira do governo dos EUA, renovou o interesse no personagem e no episódio.  Assange enfrentou várias acusações e chegou a ficar sete anos asilado na Embaixada do Equador em Londres, antes de ser preso, em 2019. Ele foi oficialmente libertado na última terça-feira (25/06) após anos de batalhas judiciais e um acordo com os Estados Unidos.

Alguns filmes e documentários, disponíveis em streaming, retratam  o caso Assange.

 

O quinto poder – direção: Bill Condon – 2014 – Star+ (Disney)

O sempre ótimo Benedict Cumberbatch é o intérprete de Assange nesse filme que mostra a fundação do WikiLeaks em parceria com o amigo Daniel Domscheit-Berg . O crescimento do site e o grau de influência de Assange, acabou por estremecer a  relação entre os dois amigos. Embora o filme tenha agradado o público, o próprio personagem reclamou muito da abordagem em extensa correspondência que trocou com Cumberbatch. Levando em conta que o filme se baseou no livro escrito por Daniel, seu antigo sócio, onde é descrito como um homem instável, paranóico e obcecado por poder, Assange tinha muitas razões para não gostar do longa dirigido por Bill Condon.

 

Underground: a história de Julian Assange – direção:Robert Connely-2012 – YouTube/Globoplay

Esse filme australiano foca no período de formação de Julian Assange como um hacker adolescente, que preparou o terreno para o seu trabalho mais tarde como um ativista e fonte polêmica de segredos de estado. Em 1980, na Austrália, Julian Assange é um adolescente que vive escondido com o irmão e a mãe , enquanto fugia de um padrasto violento. Como pioneiro no hacking , Julian chama a atenção do detetive de polícia Ken Roberts ,interpretado pelo ator Anthony LaPaglia, vencedor de um Globo de Ouro, o nome mais conhecido do elenco.

 

We steal secrets: The story of WikiLeaks – Documentário – YouTube

Dirigido pelo americano Alex Gibney, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2008 por “Um táxi para a escuridão”, este documentário , produzido em 2013,  conta como se deu a criação do WikiLeaks. A produção conta a participação do próprio Assange.

______________________________________________________

Destaque no cinema em Florianópolis

 

8 ½ Festa do Cinema Italiano  –  Paradigma Cine Arte – Florianópolis

Um presente para o público catarinense: alguns dos melhores filmes do cinema italiano contemporâneo serão exibidos até o dia 03/07, em Florianópolis. Nesta 11ª edição, o festival traz dez longas de diretores conhecidos  – como Marco Bellochio – e também de novos e novas cineastas, incluindo filmes premiados em grandes festivais internacionais com produções diferenciadas.

Entre os títulos estão ‘ A última noite de amore’, de Andrea  de Stefano, ‘O Sequestro do Papa’, de Marco Bellochio, ‘O divino Zamora’, de Neri Marcoré,’Segredos’, de Daniele Luchetti, ‘Ainda temos o amanhã’ (foto), de Paola Cortellesi, “Maria Montessori-Ensinando com amor”, de Lea Todorov e ‘Il Boemo’, de Petr Lácav.

______________________________________________________

Ha finito! Cine & Séries ritorna la prossima settimana

 

*Fotos: Divulgação/Reprodução

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: