Portal Making Of

Clássico, orgulho, chuteiras e entretenimento

Reprodução/Divulgação/Avaí

1 – Clássico de sábado – Show

Há tempos um clássico não terminava em 4 a 0, como o último. Mas o singular é que escolheram como melhor jogador do encontro, o goleiro Igor do Avaí. Eu queria entender. Ele deve ter sido importante taticamente, tecnicamente, na estratégia do treinador Alex Souza ou fez defesas milagrosas, assim remete a análise ao adversário, que goleado exigiu da defesa adversária e do goleiro.

Então o Figueirense não foi tão ruim ao ponto de que o goleiro adversário foi destaque. Mas a defesa do Figueirense foi um fracasso. Agora faltam seis jogos para o Figueirense voltar ao G8, com a ajuda da Nossa Senhora de Fátima…

 

2 – Público e Capacidade

Fabiano Reteke, Avaí divulgação

O estádio da Ressacada oficialmente tem uma capacidade de 17.800 lugares. Dado que se encontra no site do clube: avai.com.br/novo. No jogo foi anunciado um público de 13.902 entre pagantes, pessoal de serviço e caronas. Então ficou faltando 3.898 para completar a lotação oficial. Queria saber, pelas fotografias e imagens da televisão que foram mostradas, onde caberiam mais 3.898 pessoas. Onde iriam sentar?

 

3 – Como foi e como está o Estadual 23

Os resultados de sábado e domingo foram: Avaí 4 x 0 Figueirense; Marcílio 1 x 0 Camboriú; JEC 0 x 0 Barra; Concórdia 2 x 2 Chape; Brusque 1 x 1 Criciúma e Atlético 0 x 1 Hercílio.

Na classificação, o líder é Hercílio com 12 ganhos; Brusque 11; Avaí com 9; Chape com 8; Marcílio com 7; Criciúma com 6; Barra e Camboriú com 5.

Figueirense e Concórdia estão fora do G8, enquanto que JEC e Atlético estariam sendo rebaixados.

Reprodução/Avaí

4 – Para entender a diferença de setores

Alguma coisa anda errado nos Departamentos de Futebol dos clubes, que não consigo entender. O Arsenal de Londres, líder da liga mais rica do mundo, tem no seu time titular: Gabriel, formado no Avaí da Ilha, e Jorginho, nascido em Imbituba, onde aprendeu a jogar futebol na Praia da Vila, sendo ensinado pela mãe. Sem contar Firmino dos juvenis do Figueirense para a Alemanha e depois para a Inglaterra.

Ai você assiste este vídeo abaixo sobre a excelência econômica do Estado de Santa Catarina e pergunta por que o futebol não pode ser igual e se estas empresas não poderiam contribuir para que o setor da indústria do entretenimento chegasse ao ponto deles. Até mesmo nossos estádios de futebol.

 

5 – E o vídeo acima

Serve para explicar ou não, o porquê da situação do futuro da Fesporte – Fundação Catarinense de Esporte, entidade do governo estadual responsável pela realização e promoção do esporte em SC, que está perdendo seus técnicos. A Fesporte é quem organiza os Jogos Abertos de SC, que reúne mais de 5.000 atletas, envolvendo os municípios de Santa Catarina.

Os JASC nunca foi patrocinado por uma dessas empresas que aparecem no vídeo. Talvez por falta de um profissional contratado ou nomeado pelo governador, que soubesse vender ou explorar o marketing. Não há no estado uma lei para que estas empresas possam investir neste segmento que faz parte da indústria do entretenimento, em troca de incentivos fiscais? Ou elas e seus diretores preferem investir fora de SC, como recentemente fez a Intelbras na Copa do Brasil, enquanto o Atlético de Sanzé tenta sobreviver.

Quando o Guga surgiu, não faltou quem abrisse as portas do palácio e de empresas, que se fecharam para Dona Alice quando os procurou pela primeira vez, quando Guga era uma promessa. Ingratos que ainda se orgulham. De que?

 

6 – Mundialito em Marrocos

Tomás Roncero é um colunista esportivo de rádio, jornal e televisão em Madri, identificado com o Real. Ele escreveu neste domingo uma frase no jornal “As.com” dignificando e engrandecendo o Flamengo: “Se a final prevista desse Mundialito acontece, o Flamengo tem uma equipe que poderia lutar pelo título da Champions”.

 

7 – Ética

A ética do futebol é jogar obedecendo às regras, sem ficar deitado fingindo-se de morto.

 

8 – As chuteira de Vinicius Júnior

Quebrou o contrato de publicidade com a marca Nike. O valor especulado é de R$ 40 milhões e o Real Madrid tem direito a 50%, segundo o acordo de imagem entre jogador e clube. No Brasil, contrato de imagem é salário por fora, com CNPJ para burlar o fisco. Os jogadores, clubes e seus agentes não sabem negociar publicidade. A maioria atua usando chuteiras de marcas, bobos que usam as mais coloridas para chamar a atenção e por ignorância não cobram nada, não se valorizam.

Reprodução

 

9 – Serviço

Quando tu entras num estádio de futebol ou ligas a “televisão” para assistir a um jogo, te entretendo ou se emocionando, estas pagando o que? Sabes?

Os serviços de quem está trabalhando para te entreter, as despesas de um espetáculo, a limpeza do local, segurança e lugares exclusivos. Pagas o serviço, enquanto o outro trabalha tu te divertes. Tem gente que exige jogador caro e não gosta de pagar, quer que outros paguem.

Como diz o Luiz Carlos Prates: “entendeu cara-pálida?”

 

10 – Os melhores de Guardiola

Na sexta-feira, dia 3, Pepe Guardiola disse, numa entrevista de TV, que o seu Barcelona seria o melhor time, se depois de 20 anos, alguém recordasse seus feitos e como jogava. Lembrou do Brasil de Pelé; Milan de Arrigo Sacci e o Ajax de Johan Cruyff, passados 50 anos, há quem lembre do que conquistaram e como jogavam. Lembrei-me do Paula Ramos, de 1959, e do clássico de 73; aquele que Orestes Araújo retratou o Caco e o time do Figueirense pendurados no alambrado do estádio Adolfo Konder, depois da vitória por 1 a 0 frente ao Avaí. Este de sábado não foi nem sombra.

 

11 – São contra mas querem jogadores

A vinda de treinadores estrangeiros para trabalharem no futebol brasileiro é criticada pelo “treineiros” brasileiros; os mesmos que pedem aumento no número de jogadores estrangeiros nas equipes brasileiras. Treinar não pode, jogar pode.

 

12 – Agente, empresária

Rafaela Pimenta, brasileira, é herdeira do Império Mino Riola, um agente italiano de jogadores que morreu em 2022. Ela trabalhava com Riola na agência como advogada, após a morte do italiano ela cuida da carreira de Erwing Haaaland, o craque do Manchester City, que todos os clubes na Europa com dinheiro desejam.

Fim.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

O início bom, ruim e o time da igreja

1 – Fraquezas O Avaí especulou e perdeu do Operário da Ponta Grossa que marcou na “última volta do ponteiro”, quando os jogadores do Avaí perderam

Começou, Champions e agora vai

1 – Nossa Turma O Avaí começa nesta sexta-feira, à noite em Ponta Grossa, enfrentando o Operário o caminho na Série B em busca da promoção;

Nódoa, Categoria e Resultados

1 – “Brusque” não esteve na festa Da premiação dos melhores que participaram do Campeonato Estadual de 2024, ano do Centenário da FCF, que realizada na segunda-feira 8,

Não existe Glória sem Honra

1 – Honra e Glória A glória sem honra na vale nada. Porque a honra se alcança pelas virtudes, talentos, boas ações e por características excepcionais. Faltou tudo

O início bom, ruim e o time da igreja

1 – Fraquezas O Avaí especulou e perdeu do Operário da Ponta Grossa que marcou na “última volta do ponteiro”, quando os jogadores do Avaí perderam

Começou, Champions e agora vai

1 – Nossa Turma O Avaí começa nesta sexta-feira, à noite em Ponta Grossa, enfrentando o Operário o caminho na Série B em busca da promoção;

Nódoa, Categoria e Resultados

1 – “Brusque” não esteve na festa Da premiação dos melhores que participaram do Campeonato Estadual de 2024, ano do Centenário da FCF, que realizada na segunda-feira 8,

Não existe Glória sem Honra

1 – Honra e Glória A glória sem honra na vale nada. Porque a honra se alcança pelas virtudes, talentos, boas ações e por características excepcionais. Faltou tudo