Portal Making Of

Como criar – e estimular – um ecossistema de inovação na sua empresa?

[ad_1]

Como criar – e estimular – um ecossistema de inovação na sua empresa?

Foto: Reprodução/Pixabay

Por Paulo Justino* 

Diante de tantas transformações que ocorrem dia após dia no ambiente corporativo, a melhor resposta que uma empresa pode oferecer é justamente fazer algo diferente, alterar a forma como ela atua e se posiciona em seu segmento. Não à toa, hoje a inovação é considerada uma necessidade estratégica nas organizações – pior do que mudar e errar é simplesmente manter o que já não vem dando certo. Entretanto, a prática é bem mais difícil do que a teoria. Ter a disposição para criar um ambiente de inovação é um passo importante, sem dúvida, mas é preciso ir além e adotar medidas que possibilitem essa virada na cultura e na operação do negócio.    

Não faltam levantamentos que comprovem esse cenário desafiador dentro das corporações. Estudo realizado pelo Instituto FSB Pesquisa para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 83% das empresas admitem que precisam de mais inovação para crescer ou até mesmo sobreviver em seus segmentos no cenário pós-pandêmico. O avanço do novo coronavírus, aliás, evidenciou a dificuldade que elas têm em lidar com mudanças. Praticamente dois terços (65%) das médias e grandes companhias tiveram a produção reduzida ou paralisada no período e 69% garantem que perderam faturamento.  

Ser uma empresa inovadora é difícil, porque não depende apenas do investimento em tecnologia e da vontade de seus líderes – ainda que, evidentemente, sejam fatores importantes. Toda inovação começa com uma boa ideia e, para isso, todos os colaboradores precisam estar confortáveis para comunicar essas propostas a seus superiores. Dessa forma, antes mesmo de contratar as ferramentas necessárias, é preciso garantir que a cultura da organização ofereça essa oportunidade. Quando a pessoa tem confiança para pensar em soluções diferentes em seu dia a dia, naturalmente vai desenvolver algo inovador que pode impactar não só seus colegas, mas todo o mercado.  

É nisso que surge o conceito de intraempreendedorismo, ou seja, o incentivo à prática empreendedora dentro de uma empresa. Com essa estratégia incorporada à rotina, os profissionais têm os meios e a liberdade de idealizarem ferramentas, modelos ou propostas que atendam aos objetivos do negócio em relação a seus produtos ou serviços. Mas a pergunta fundamental retorna: como fazer isso? Como escalar essa ideia e transformá-la em algo lucrativo e vantajoso? O cenário econômico incerto (dentro e fora das organizações) exige que a aposta seja certeira.  

Assim, a melhor alternativa para estimular esse ecossistema de inovação dentro das empresas é implementar a proposta de spin-off. Isto é, transformar projetos internos em startups, com a possibilidade de criação de uma nova empresa com o apoio de investidores venture builder. Essa tática representa um novo mindset dentro da organização e apresenta um conjunto de ferramentas, técnicas e métodos utilizados mundialmente. Mais do que encarar a proposta como um processo a mais em sua rotina produtiva, o profissional pode desenvolver algo que realmente vá mudar sua vida e trazer grandes frutos para sua carreira e seus parceiros.  

A transformação digital colocou em evidência a necessidade de as empresas se reinventarem constantemente. Não faltam exemplos de grandes corporações que sucumbiram justamente por não inovarem e mudarem seus modelos de negócios. A busca por inovação, portanto, deve ser contínua e fazer parte dos objetivos de qualquer empresa. Dessa forma, cada projeto interno vai ser encarado por seus participantes como uma oportunidade de mudar e proporcionar vantagens para eles, a empresa, os clientes e o setor como um todo.  

 

*Paulo Justino é CEO da FCJ Venture Builder.

 

 

[ad_2]

Source link

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

“CARTILAGEM” – FLORIPA HQ

Criando, inovando e  formando parcerias, A Vinil  Filmes, de Florianópolis, comemora 18 anos de produção audiovisual e lança a graphic novel “Cartilagem” em conjunto com a

A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD

No teatro, o destaque  da semana é a curta temporada da peça “A ùltima  Sessão de Freud”,   um grande  sucesso que  desde 2022  que  está percorrendo

MARIA RITA INTIMISTA

Depois de uma passagem arrasadora no último Rock In Rio, que continua reverberando junto ao seu público e aos grandes conhecedores de música, Maria Rita

FEBRATEX E O DOMÍNIO DA TECNOLOGIA

Fui dar uma passada na Febratex – Feira Brasileira da Indústria Têxtil – em Blumenau. Impressionante a força do setor e as novidades da tecnologia