Portal Making Of

Cuidado, você está sendo filmado

Pierce Brosnan em "Invasão de Privacidade"/divulgação

Cuidado, você está sendo filmado

Em 1993, o cinema já antecipava em “Invasão de Privacidade”, de Phillip Noyce, o voyeurismo crescente das décadas seguintes. O filme não é lá grande coisa, mas traz Sharon Stone sendo observada através de câmeras instaladas clandestinamente no apartamento dela, pelo vizinho interpretado por William Baldwin.

Anos depois, surgiram os smartphones e todo mundo virou fotógrafo e videomaker. Veio a moda de enviar nudes para o namorado ou filmar o ato sexual que, por “vingança pornográfica” ou hackeamento, muitas vezes tornam-se públicos. Pronto! O potencial dramático dessas histórias abasteceu a imaginação dos roteiristas.

“Intimidade”, a nova série espanhola da Netflix, é um bom exemplo. Aqui, a vítima não sabia que estava sendo filmada. Ela é Malen Zubiri, a vice-prefeita de Bilbao, que lidera as pesquisas da próxima eleição.  Quando chega ao trabalho, ela percebe olhares e cochichos dos colegas. Malen descobre que foi filmada em um caso extraconjugal e as imagens de sexo na praia viralizaram nas redes. Em plena campanha política, seu mundo desaba. O drama dela se cruza com o de outra mulher, uma operária, que teve a intimidade vazada na fábrica onde trabalhava e não resistiu. Ela é a narradora da série. Acontece que a vice-prefeita não é de se entregar facilmente e enfrenta o problema de frente, mesmo sendo abandonada e criticada por todos à sua volta, inclusive pelo marido com quem tinha pacto de não monogamia e pelo pai, seu antigo amigo e mentor. O machismo e a misogenia são flagrantes, já que uma situação semelhante não causou o mesmo prejuízo a um correligionário homem.  Itziar Ituño Martinez, a Lisboa de “La Casa de Papel”, está ótima no papel de Malen. (Veja o trailer)

_________________

 

OUTRAS SÉRIES SOBRE O TEMA

Pam & Tommy – 8 episódios –  Canal Star+

Reprodução/Divulgação

A série sobre um dos maiores escândalos de Hollywood na década de 90 acaba de chegar no Star +. A história gira em torno  do vazamento de uma sex tape protagonizada por Pamela Anderson, estrela de Baywatch, e Tommy Lee, baterista da banda Mötley Crüe. Os dois se casaram  em 1995, quatro dias depois de se conhecerem. No mesmo ano, eles viram fotos de sua intimidade estampadas nos tablóides do mundo inteiro. As imagens de sexo feitas durante a lua de mel foram roubadas de sua mansão pelo ex-ator pornô Michael Morrison e seu amigo Rand Gauthier. O vazamento se tornou um caso judicial complexo e entrou para a história como um dos primeiros vídeos virais de todos os tempos. Lily James , conhecida como a doce Cinderella e por seu trabalho em Downton Abbey foi desafiada a interpretar a sex símbol. Pelas primeiras críticas a série deu certo, deu certo, mesmo sem autorização da própria Pamela Anderson.

 

Terra de ilusões- Internet, morte e mentiras – Doc –  6 episódios – 2022- Netflix

Reprodução/Divulgação

Seis histórias reais demonstram como pessoas mal intencionadas usam a internet para atacar pessoas, etnias, religiões e minorias. Tudo isso, claro, acobertado pelo anonimato. Não são apenas trotes inofensivos, são casos gravíssimos. “Conspiração, fraude, violência, morte . O que começa no mundo virtual pode se tornar realidade. E quando a rede é mundial, as consequências também são”, afirma a sinopse oficial do documentário da Netflix. Moral da história: todo cuidado é pouco.

_________________

 

FILMES

Invasão de privacidade – direção: John Moore – 2016

Reprodução/Divulgação

Este suspense tem o mesmo título em português daquele de 1993, mas não é um remake.  O eixo é o semelhante: como a tecnologia pode ser usada para invadirem nossa privacidade, já que estamos sempre ativos na internet e expomos nossas vidas em diversas redes sociais sem saber quem está vigiando do outro lado da tela. Aqui, um especialista em informática resolve se vingar de um importante empresário, depois que ele o exclui da sua convivência. Revoltado, o jovem invade a privacidade do ex-chefe para prejudicá-lo na vida pessoal e nos negócios. O carismático Pierce Brosnan interpreta o executivo.

 

Voyer – doc – 2017 – Netflix

Reprodução/Divulgação

Esta é a versão  do livro escrito por Gay Talese, um dos maiores nomes do chamado jornalismo literário. Começa quando um homem se dizendo “casado, com dois filhos, comprou um motel de vinte e um quartos perto de Denver, para espionar os casais que lá se hospedavam” oferece a Talese os diários daquilo que testemunhou.

A resenha do livro declara que “o homem é Gerald Foos, construtor de uma “plataforma de observação” para bisbilhotar a vida de seus hóspedes. Intrigado, Talese investiga os diários do proprietário, um complexo registro de suas obsessões e das transformações da sociedade americana, mas só após trinta e cinco anos o jornalista pode divulgar a história. Um trabalho extraordinário e polêmico do repórter que mudou para sempre a face do jornalismo”. O documentário mostra o relacionamento do jornalista e do voyer durante as gravações. A polêmica foi grande e sabe-se que, ao final, ambos se acusam de não haver cumprido o trato feito para realização das obras.

 

Nada a esconder – direção: Fred Cavayé – 2018 – Prime Vídeo

Um grupo de velhos amigos se reúne em torno de um jantar e aproveitam para conversar  sobre a vida, o que aconteceu com cada um, se estão todos bem. Um fato inesperado faz com que eles decidam organizar um jogo: todas as mensagens recebidas por cada um no celular devem ser lidas em voz alta para todos na mesa. Ninguém tem nada a esconder mesmo? É o que se veremos ao longo do filme.

Essa versão é um remake do italiano “Perfetti sconociutti”, de Paulo Genevose (2016).

 

Buscando – direção: Aneesh Shaganty – 2018 

Reprodução/Divulgação

Neste suspense, David Kim é um homem desesperado depois do desaparecimento de sua filha de 16 anos e as investigações policiais não chegarem a lugar nenhum. Decidido a descobrir o paradeiro da garota, ele usa o computador dela para vasculhar suas fotos e vídeos em busca de pistas.

_________________

 

EXTRA

Preparem a pipoca e a torcida

Reprodução/Divulgação

E já sabemos quem concorre ao Emmy deste ano! A Academia de Televisão anunciou na terça-feira (12), os indicados à 74ª edição do prêmio mais importante do segmento TV. A cerimônia de entrega acontece em 12 de setembro.

Succession lidera a disputa com 25 indicações. A série está disponível na HBO. Seguem-se a comédia “Ted Lasso” (Apple TV) e o humor cáustico da minissérie “The White Lotus”, também da HBO, uma ótima surpresa que tive este ano.

Eu não ficaria triste de ver Brian Cox, o terrível patriarca de Succession e Kieran Culkin (sim, irmão de Macaulay), que faz o filho caçula na série, serem finalmente premiados. O último episódio da temporada mais recente é todo deles.

_________________

THE END

cronica

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: