Portal Making Of

Dubai e México – Cores de Aidê parte para a turnê

Dubai e México - Cores de Aidê parte para a turnê
Fotos de Ana Carolina Jerônimo

Entre amanhã (14) e 30 de outubro, a banda Cores de Aidê, coletivo de nove mulheres performáticas que reúne dança, percussão, voz e composições, apresenta o show “Quem é essa Mulher” em turnê internacional. No México elas se apresetam no Festival Santa Lucia e em Dubai, participam da  Expo 2020 Dubai: Home | Conectando Mentes, Criando o Futuro , maior feira internacional de inovação, tecnologia, mobilidade e sustentabilidade.

 

Essa é a primeira turnê internacional do grupo que nasceu em Florianópolis, no Carnaval de 2015, e acabou de fazer uma apresentação virtual na Colômbia.

 

Toda a concepção dos shows, cada um com duração de uma hora, foi elaborada pelas integrantes, com músicas de seu primeiro álbum “Quem é Essa Mulher”. Entre elas; Lugar de Mulher, Negra, Vem com Aidê e Índia. A principal mensagem do espetáculo é a valorização das mulheres na sua diversidade e o reconhecimento da ancestralidade africana por meio do samba-reggae.

 

 

9 rainhas

 

 

Na bagagem, 70 kg quilos de instrumentos percussivos imponentes, variando entre 5 kg e 11 kg do surdo fundo. Na apresentação da Cores de Aidê, composta por Sarah Massí, Bê Sodré, Nine Martins, Nattana Marques, Carla Luz, Laila Dominique, Fernanda Jerônimo, Cauane Maia e Dandara Manoela, não existe instrumento harmônico, além das vozes. 

 

Todo o espetáculo é percussivo. É por meio das batidas dos tambores e do samba-reggae que a banda quer ajudar a empoderar as mulheres, fortalecer sua autoestima e redefinir corpos pela música e pela dança afro-brasileira. Com isso, elas reforçam que as mulheres podem e devem estar onde quiserem.

 

“Nossa expectativa é estabelecer uma conexão através da música, da percussão, da ancestralidade afro-brasileira com o público”, afirma a doutoranda em Antropologia, Cauane Maia, vocalista e percussionista nos instrumentos agogô e surdo marcação. “A ideia é compartilhar o legado percussivo que o Brasil tem com outras partes do mundo, trazendo uma linguagem atemporal”, complementa.

 

Foi justamente essa ancestralidade afro aliada à sonoridade moderna, o samba-reggae, que encantou os produtores mexicanos do Festival Santa Lucia, já em sua 13ª edição. Eles apresentam o grupo como “um carnaval brasileiro feito só por mulheres com um ritmo em que a percussão, as composições, as vozes de diferentes tons e a dança, são repletos de magia e muitas cores nos figurinos, além da alegria das brasileiras”.

 

Em Dubai, a banda faz três apresentações no Palco Jubilee da EXPO 2020, onde pela primeira vez, 191 países terão seus próprios pavilhões. O convite foi feito pelo Itamaraty com o intuito de mostrar o melhor da cultura musical brasileira para o resto do mundo. “Reivindicamos um protagonismo da mulher e usamos a música percussiva, a dança, nossos corpos e vozes para levar nossa mensagem a todos os lugares”, esclarece Cauane.

 

Mesmo com o obscurantismo da retomada de shows devido à pandemia, o diretor da Máquina Produções, André Oliveira, está animado com as possibilidades dos tambores de Cores de Aidê soarem ainda mais longe. “Apresentamos a banda para o mercado musical no exterior, em feiras, exposições e festivais, e o espetáculo vem conquistando os curadores dos mais diferentes países, como um som que representa o Brasil”, diz ele, comemorando que em breve haverá mais apresentações da Cores de Aidê.

 

 

QUEM É AIDÊ?

 

Aidê era uma mulher africana que foi traficada no período escravocrata. O sinhozinho apaixonou-se por ela e lhe ofereceu a liberdade em troca do casamento. Aidê se recusou e fugiu para o quilombo de Camugerê, onde descobre o amor na coletividade. Cores de Aidê quer, com Quem é Essa Mulher, recuperar, em alguma medida, os significados da história de Aidê, uma mulher que não negocia seus valores, que dá força, que inspira o coletivo de mulheres.

 

 

SHOWS

 

DUBAI, DIAS 14,15 E 16 DE OUTUBRO NO PALCO JUBILEE, DA EXPO 2022,

 

MÉXICO, NOVE APRESENTAÇÕES

 

21 de outubro – San Nicolás de Los Garza

22 – Dr. Arroyo

23 – San Pedro Garza Garcia

24 – Allende

26 – Hidalgo

27 –  Linares

28 – Esplanada dos Heróis, frente ao Palácio do Governo

29 – Lampazos

30 – Santiago

 

 

Vão lá e arrasem, meninas! Ecoem alto! Ouviremos daqui 😉

 

*****

 

 

 

Camerata homenageia Piazzolla

 

Em espetáculo inédito, a Camerata Florianópolis vai homenagear Astor Piazzolla, o gênio argentino que atravessou fronteiras e revolucionou o tango.

O concerto será realizado no Teatro Ademir Rosa (CIC) nesta sexta (15/10), às 20h. No retorno gradual às apresentações presenciais, o Teatro disponibilizará ao público 500 ingressos, que poderão ser adquiridos pelo site da blueticket. E restam poucos!

Uma das atrações da noite é a participação do bandoneonista argentino Pablo Greco. Compositor e arranjador, Greco participou de turnês em diversas cidades da América Latina, Europa e Ásia. Estudou bandoneón com seu pai, músico de orquestras portenhas dos anos 40.

Com o bandoneón nas mãos, Piazzolla deixou três mil composições, cerca de 500 gravadas, e um legado que influenciou artistas de todo o mundo. Ele completaria 100 anos em 2021.

*****

 

Musicalidade na alma

Aproveitando uma coluna de hoje está toda musical para parabenizar uma diva Tatiana Cobbett pelo seu aniversário! Parabéns, lindeza! Muita melodia, saúde e alegria sempre!

*****

 

Tudo azul

Cinthia Rosa e sua encantadora Olívia celebrando o Dia das Crianças com amor e doçura!

*****

 

 

Emporium Bacaiúva online

Agora é possível comprar presentes gourmet pela loja online do Emporium Bocaiúva. Destino certo para quem procura os melhores rótulos no mundo do vinho, cestas e caixas personalizadas entre outras delícias para presentear. Acesse www.emporiumbocaiuva.com.br/loja

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Manualidades no Floripa Quilt

Afonso Franco, que já fez de tudo e acumula técnicas para inspirar trabalhos criativos, confirma sua presença como expositor de tecidos no Floripa Quilt e

Elas no Empreende Brazil 2024

Cada vez mais mulheres se destacam à frente de empresas, seja em negócios fundados por elas ou ocupando cargos mais altos da hierarquia das organizações.

Expansão de mercado em Santa Catarina

Mais cinco cidades catarinenses devem receber até o final deste ano empreendimentos imobiliários assinados pelas empresas do Grupo Lumis e quatro delas pela primeira vez.

Projetos de luxo em Florianópolis

Daniel Dimas, CEO da Dimas Construções (esq), Georgia Subtil, analista de arquitetura da empresa,, e Gabriel Freire, diretor Comercial e de Incorporações da Dimas Construções