Portal Making Of

Eternamente Marilyn

Ana de Armas e Marilyn Monroe/reprodução

Eternamente Marilyn

“Como se escreve a história de uma vida? A verdade raramente vem à luz e normalmente circulam as mentiras. Mas é difícil saber por onde começar se não for com a verdade.” ( Marilyn Monroe na sua última entrevista)

Ela continua viva mesmo após 60 anos de sua morte. Marilyn Monroe tem uma das imagens mais conhecidas do planeta, estampando camisetas, canecas e posters. Assim como James Dean, morto em acidente de carro aos 24 anos, MM nunca envelheceu. A atriz norte-americana continua sexy e linda na retina e imaginação de fãs pelo mundo todo.

Mais do que os filmes que ela fez, as novas gerações continuam assistindo filmes SOBRE ela. Todos conhecem mais ou menos sua infância difícil, a mãe com problemas psicológicos, a adoção, os orfanatos e o casamento precoce para ter onde morar. Depois do sucesso, os vários amores e casamentos. Apesar do carimbo de loira pouco inteligente, reza a lenda que seu QI era superior ao de Albert Einstein. Marilyn morreu aos 36 anos por overdose de remédios. Muitas são as teorias da conspiração sobre suicídio ou provável assassinato por  causa de sua ligação amorosa com os irmãos Kennedy, John e Bob.

O novo título biográfico da Netflix, “Blonde”, traz novamente a atriz para os holofotes e vem dividindo opiniões. As críticas vem desde fãs que não gostaram do retrato da diva até grupos antiabortos revoltados com a exploração do tema na trama. A abordagem recebeu duras análises de famosos e da própria crítica especializada.

Seja como for, “Blonde” é o mais recente, mas certamente não será o último a manter a memória de Marilyn viva. Quer conhecer mais? Listei alguns documentários e filmes sobre ela em streaming.

____________________________

 

Blonde – direção: Andrew Dominik – 2022 – Netflix

Inspirado no best-seller de Joyce Carol Oates, esta biografia fictícia não é fiel ao que se sabe sobre a vida de MM e toma liberdades que não agradaram os fãs. A sexualização da atriz, considerada exagerada por muitos, chegou a provocar sugestão de boicote ao filme. Seja como for, vale conferir nem que seja pela interpretação de Ana de Armas, uma das estrelas de maior ascensão em Hollywood.

 

 

O Mistério de Marilyn Monroe – direção: Emma Cooper – 2022 – Netflix

Reprodução/Divulgação

O documentário traz gravações e depoimentos inéditos de pessoas próximas a MM para tentar explicar a estranha morte da atriz. Suicídio, acidente ou assassinato? Teorias de conspiração à parte, Marilyn foi encontrada já sem vida na cama de sua casa em Los Angeles, no dia 05 de agosto de 1962. Ela estava agarrada ao telefone com vários vidros de soníferos ao lado. Acabara de fazer 36 anos.

 

Sete dias com Marilyn – direção: Simon Curtis – 2012- Prime Vídeo

Reprodução/Divulgação

O jovem assistente Colin Clark trabalhou como assistente no set de O príncipe encantado, filme com Marilyn Monroe e Laurence Olivier. A estrela estava em lua de mel com o escritor Arthur Miller. Quando o marido precisa se ausentar, MM aceita conhecer a vida britânica ciceroneada por Colin. É um filme delicado que deu a Michelle William um a indicação ao Oscar de Melhor Atriz no papel de MM.

 

Com amor, Marilyn – direção: Liz Garbus – 2012 – Google Play; Apple TV e YouTube

Reprodução/Divulgação

Um documentário tocante, usando duas caixas com documentos, diários, poemas e cartas escritas por Marilyn encontradas 50 anos depois de sua morte. As anotações são lidas por vários atores  e atrizes, mostrando o lado mais humano da estrela. Entre os narradores estão Glenn Close, Viola Davis, F.Murray Abraham e Adrian Brody.

____________________________

 

Filmes COM Marilyn Monroe

Para quem nunca viu Marilyn atuando, deixo duas sugestões de filmes que gosto muito e estão disponíveis em streaming.

Quanto mais quente melhor – direção: Billy Wilder – 1959 – Google Play e You Tube

Esta é uma das comédias mais inteligentes e divertidas da história do cinema. Jack Lemon e Tony Curtis estão impagáveis no papel de dois músicos que testemunham um assassinato pela Máfia e precisam fugir para não serem mortos. Ambos acabam se vestindo de mulher para integrar uma banda feminina em excursão para a Flórida. A bela Marilyn Monroe participa do grupo e um deles acaba se apaixonando. Para aproximar-se dela, ele cria outro personagem masculino. A cena final é antológica!

Reprodução/Divulgação

 

Os desajustados – direção: John Huston – 1961 – Amazon Prime e Apple TV

Este foi o último trabalho de Marilyn e também de seu parceiro no filme, Clark Gable. Baseado em um conto de Arthur Miller, marido da MM, a história acompanha uma mulher solitária e sensível em embate com o cowboy que laça cavalos selvagens para virarem comida de animais. Os dois acabam se envolvendo amorosamente. O terceiro vértice do triângulo é Montgomery Clift, outro ator de vida dramática. Nesta época, Marilyn estava usando muitos medicamentos, chegava atrasada às filmagens e esquecia as falas. Mesmo assim, ou talvez por isso mesmo, nos entrega uma personagem comovente em sua fragilidade.

Reprodução/Divulgação

____________________________

 

EXTRA PAUTA

VOLTA AO MUNDO – filmes da geórgia – até 12/10-cine belas artes

Sim, a Geórgia, país do extremo Leste Europeu, faz cinema! E são produções de boa qualidade. É possível conhecer oito títulos na coleção “Volta ao Mundo” do Cine Belas Artes a la carte. Entre eles estão Casa dos Outros, Encontro às cegas e A primeira goleada.

Reprodução/Divulgação

____________________________

THE END

cronica

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: