Portal Making Of

FEBRATEX E O DOMÍNIO DA TECNOLOGIA

Divulgação

Fui dar uma passada na Febratex – Feira Brasileira da Indústria Têxtil – em Blumenau. Impressionante a força do setor e as novidades da tecnologia que desafiam os produtores têxteis. Um pavilhão inteiro da Oktoberfest foi ocupado por dezenas de expositores nacionais e internacionais para mostrar o que há de mais moderno em maquinários e matérias primas que deixam a indústria mais veloz na criação de tendências e entrega de produtos ao mercado. Os dados sobre os resultados da feira são muitos, mas de forma geral, segundo os organizadores, as empresas ficaram bem acima das metas de negócios, mostrando a reação do setor após a pandemia.

Foi durante a feira que a empresa com origem catarinense e hoje atuando em nível internacional, a Audaces, realizou um evento para mostrar resultados da parceria entre tecnologia e os diferentes perfis da produção têxtil. O destaque foi um painel sobre a Moda 5.0, que usa a tecnologia em todas fases de produção de uma coleção, tudo feito de forma digital, eliminando processos burocráticos, tempo e com orçamentos menores, criando um fluxo entre produção e o consumo de forma rápida e eficaz, inclusive explorando as possibilidades do Metaverso, com passarelas, modelos e coleções totalmente virtuais.

A Audaces trouxe a Blumenau o estilista Alexandre Herchcovitch, que acaba de fechar um contrato de 5 anos com a empresa para unir estilismo e tecnologia. Num painel com a participação do estilista e do Diretor de Vendas e Marketing da Audaces, Matheus Fagundes, Herchcovitch falou do desafio como criador de moda, seu começo na prancheta desenhando seus trabalhos e hoje podendo desenvolver coleções inteiras pelo computador.

“Eu comecei no desenho a lápis e papel as minhas criações e hoje vou poder usar o melhor da tecnologia para criar, o que vai garantir muito mais agilidade às minhas ideias e permitir criações ainda mais diferenciadas”, afirma o estilista.

Procurei saber dos painelistas sobre a moda inclusiva, com oportunidades aos novos estilistas e como a tecnologia pode democratizar a moda no Brasil de tantos contrastes. Alexandre disse que o Brasil é um dos países com o maior número de criadores de moda e a descoberta de estilistas é uma questão de olhar atento daqueles que hoje já ocupam grandes espaços e que seu grupo de estilistas procura identificar talentos em todos os cantos do país.

O diretor da Audaces, Matheus Fagundes, disse que a empresa tem sim a preocupação em oferecer tecnologia em todos os níveis, inclusive nas comunidades, onde desenvolve alguns projetos em parceria com outras empresas.

MATHEUS FAGUNDES e ALEXANDRE  HERCHCOVITCH

 

A LUA NÃO É O LIMITE

MARJA NUNES

A multi-criadora e inovadora Marja Nunes celebra o lançamento de sua segunda coleção e se diz cada vez mais inspirada em criar oportunidades no empreendedorismo local. Jornalista, comunicadora, estilista e empresária, Marja reúne toda sua experiência para mostrar que a diversidade de possibilidades é o caminho para alcançar seus objetivos. E  foi no brilho que ela encontrou seu mundo particular para criar e encantar o público que gosta de moda com reflexo e muita luz, com criações totalmente feitas com paetês, que foi inspiração para a criação de sua marca, a Paê Club.

Sua última coleção é inspirada na Lua e suas fases, com peças que refletem muita feminilidade e que remetem ao brilho do nosso principal satélite natural, a Lua e suas fases. A coleção Moon reverência às deusas lunares da mitologia grega, numa cartela de cores que passa pelo preto, prata e lilás.

Além da coleção Moon, um calab mostra o aproveitamento de sobras de paetê na composição de looks mais despojados. O lançamento da nova coleção é uma parceria com a Floripa Runway.

Peça da coleção MOON

 

DESAJUSTADA

Depois de comemorar os 30 anos da personagem Dona Bilica, a atriz Vanderléia Will retorna ao palco, em Florianópolis, para encenar a comédia “Desajustada”. O espetáculo estreou online em 2021, e circulou por diversos festivais em SP, DF e SC.

“Desajustada” segue a linha do humor sem palavras e é um desdobramento das pesquisas desenvolvidas pela atriz desde 2003 com a peça “De Malas Prontas”. Ela explica que o espetáculo busca retratar a sensação de desajuste, de inadequação que muitas mulheres já experimentaram e ainda experimentam na vida por conta de cobranças já arraigadas na sociedade.

O projeto marca o encontro de Vanderléia com a diretora Lily Curcio, da Cia. Seres de Luz Teatro de Campinas/SP, e com a atriz Milena Moraes, da Cia La Vaca/SC. A peça estará em cartaz no Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), nesta sexta, 02 de setembro, às 21 horas.

Logo após a estreia em Florianópolis, a atriz sai em turnê para representar o Brasil e Santa Catarina no Festival Internacional Cômico de Maia, em Porto (Portugal), e no Festival Internacional de Palhaços da Cidade do México (México).

VANDERLÉIA WILL em ‘DESAJUSTADA”

 

PAULA MEL AO VIVO NO RÁDIO

A cantora e compositora Paula Mel, além de ser uma fã incondicional do rádio, sabe muito bem a força que o veículo tem para o artista chegar até o ouvinte. Paula ancorou sua carreira em Santa Catarina, mais precisamente em Florianópolis, de onde está  estruturando uma série de ações para divulgar seu trabalho. Entre essas ações, está o Pé na Estrada, projeto concebido com o divulgador musical Benur Dias, que faz junto às rádios catarinenses a divulgação de diversos artistas locais e nacionais.

Antes de visitar as rádios, as músicas já estavam tocando e aos poucos ganhando espaço na programação das emissoras. O Pé na Estrada veio para tornar mais viva a presença da cantora junto ao público, cantando e concedendo entrevistas sobre o seu trabalho. Os momentos de bastidores e o bate-papo com os locutores estão revelando a presença de Paula Mel nas mais diversas cidades catarinenses, de um jeito descontraído e, ao mesmo tempo, com a história da carreira da cantora sendo contada aos ouvintes.

Paula viaja com seu parceiro musical e marido, Marcos Sá, compositor e arranjador, e no momento buscam na brasilidade a razão permanente para evoluir e experimentar as inovações que a música sempre permite. “Sou inquieta e gosto de cantar, procuro me renovar sempre e ocupar espaço e mostrar ao público o quanto a música é dinâmica e o quanto posso evoluir com projetos que possam fazer a diferença no universo tão rico e diverso da música brasileira. É neste universo que está meu compromisso de cantar, ser feliz e oferecer ao público música de boa qualidade. Portanto, vou continuar com o pé na estrada aqui e pelo Brasil”, diz Paula Mel.

PAULA MEL e MARCOS SÁ

 

FEIRA DO MEL VIRTUAL

Começa nesta quinta, 1º, até 30 de setembro, a 3ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina. Por conta da pandemia, os produtores criaram o formato virtual da feira em 2020, até então ela acontecia nas ruas do Centro de Florianópolis. A internet permitiu ampliar as vendas para todo Brasil, mostrando a qualidade do mel de Santa Catarina. Quem adquirir o mel catarinense estará comprando o produto com selo de melhor do mundo, concedido por seis vezes no congresso mundial Apimondia. Ao todo, 24 produtores estarão com diversas variedades de mel e derivados à venda pelo site www.faasc.com.br/meldesantacatarina.

Foto DIVULGAÇÃO

E hoje, quarta, 31 de agosto, está começando a Fenatruta, na Serra Catarinense. Estou indo lá conferir e na próxima coluna conto mais sobre esse festival gastronômico que movimenta a reta final do inverno na região. Até o próximo encontro. No Instagram @anselmoprada.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: