Portal Making Of

Fidelização: 4 estratégias para se aproximar do cliente – Por Clóvis Souza

Reprodução

Por Clóvis Souza*

Um dos principais pontos que faz as marcas serem bem-sucedidas, vendendo cada vez mais produtos e serviços e garantindo boa reputação, é criar uma relação próxima com o consumidor. Essa não é uma tarefa fácil, mas com a crescente digitalização das operações, surgem algumas estratégias que podem favorecer uma jornada completa e personalizada para o cliente.

Investir na fidelização do público-alvo propicia retornos sólidos para qualquer companhia, pois esses mesmos clientes se tornam verdadeiros difusores da marca. Qualquer gestor sabe o poder que o marketing “boca a boca” tem para consolidar e ampliar as vendas. Então, veja aqui quatro dicas para se aproximar do seu consumidor:

1 – Conhecer o seu público

O primeiríssimo passo para montar uma boa estratégia de comunicação é saber exatamente quem e como é esse público consumidor. Qual é o perfil dele? Qual é a faixa etária? Qual o contingente de homens e mulheres? O poder aquisitivo? Essas e outras informações são essenciais. Do mesmo modo, é fundamental fazer o monitoramento do comportamento do seu público, sobretudo nas redes sociais. Fique de olho no que falam a respeito da sua marca e dos produtos e/ou serviços que oferecem e, claro, preste atenção nas reclamações.

2 – Omnichannel

O modo como se faz negócios está em constante mudança. Um dos principais objetivos das empresas é agradar cada vez mais os clientes. Se antes ter um website para complementar seu canal físico de vendas era um diferencial, hoje isso é o mínimo que deve ser feito. O conceito de omnichannel diz respeito à integração de diferentes canais de venda e à comunicação com o intuito de tornar a jornada de compra mais personalizada. É uma estratégia que combina canais on-line e off-line para ajudar a melhorar a experiência e o relacionamento com o cliente. A ideia central é garantir que sua marca esteja presente em todos os canais que o seu público-alvo costuma acessar. Por exemplo: uma empresa que vende on-line e possibilita a troca do produto também na loja física trabalha com um omnichannel eficiente. No entanto, não basta oferecer múltiplos canais: é preciso que estejam integrados e garantam um cross infalível.

3 – Programas de fidelidade

Elabore um programa de fidelidade no seu estabelecimento, com recompensas para os que compram com frequência ou que efetuam gastos maiores. Forneça descontos e até mesmo dê brindes ou prêmios. Com um programa dessa natureza, o consumidor se sentirá mais instigado a se engajar e comprar, a fim de conquistar mais chances de obter recompensas. Promoções também são uma maneira de presentear os clientes mais fiéis.

4. Armazenamento de dados

Um dos maiores erros das marcas é enviar informações repetidas ou inconvenientes aos clientes. No sentido oposto, para fidelizar seu público, uma das chaves é conhecê-lo muito bem: saber quais são os seus hábitos de consumo, ter ciência das suas preferências e gostos, frequência e volume de compras, horário mais propício para entregas e assim por diante. Quanto mais souber sobre um determinado cliente, mais fácil será conseguir despertar a atenção, o interesse e a apreciação dele, que receberá atendimento único e diferenciado. Além disso, não é apenas mais barato fidelizá-lo do que obter novos, como também é uma maneira de aumentar a receita da companhia. Afinal, eles representam uma renda constante, fornecendo o tão necessário capital de giro.

*Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Podcasts corporativos crescem no país

O brasileiro é um dos maiores consumidores de conteúdo via podcast do mundo, conforme apontam estudos recentes. Um deles, realizado em 2022 pela plataforma CupomValido.com.br, com

Leia mais

Bancos reabrem hoje às 12h

Os bancos voltam a funcionar nesta Quarta-Feira de Cinzas, 22. As instituições não tiveram expediente na segunda-feira, 2, e na terça-feira, 21, por conta do