Portal Making Of

Figueira antecipa classificação; duelo de gigantes na Ressacada; a dança dos técnicos

Nicolas marcou gol da vitória Foto: Léo Piva

O Figueirense surpreende com a terceira melhor campanha do Catarinense e conquista a sua primeira meta com a classificação antecipada às quartas de final, faltando quatro rodadas. Neste domingo venceu o Nação Esportes por 1 x 0, na Arena Joinville, com gol do atacante Nicolas. O que ninguém imaginava aconteceu, o alvinegro na frente do Avaí com 12 pontos, um a mais que o coirmão, que completa a rodada nesta segunda-feira de Carnaval, na Ressacada, diante do Criciúma, o líder da competição. Se vencer, o Avaí encosta novamente no Tigre, retomando a segunda colocação. Teremos pela frente uma semana de muitas emoções com o clássico da capital no Estádio Orlando Scarpelli, sábado, às 16h30min.

Foto: Nicolas (7) comemora seu gol       Foto: Divulgação / Figueirense

São cinco jogos de invencibilidade e três partidas sem levar gol. Mesmo não realizando uma grande partida, derrotou domingo o Nação com gol do atacante Nicolas no primeiro tempo. Calor insuportável em Joinville e que não permitiu um futebol de melhor qualidade diante de um adversário que lutou bastante. O Nação não consegue sair da lanterna da competição, com a pior defesa. Após o jogo demitiu o técnico Sandro Sargentim. É bom lembrar que o Nação foi campeão da Série B catarinense em 2023.

Porque o Figueirense vai bem na competição? A equipe de João Burse está bem estruturada dentro e fora de campo, com boa organização administrativa e financeira, mesmo trabalhando com baixo orçamento. O trabalho nas quatro linhas tem a tranquilidade necessária para evolução na competição.

O clube iniciou a pré-temporada em 11 de dezembro e hoje colhe os frutos de uma boa preparação física, com evidente evolução tática e técnica. Há indícios de que o Figueirense espera agregar logo novos atletas para dar opções e qualidade ao técnico durante a temporada. Agora é o Estadual, mas logo o Figueirense vai iniciar a campanha da Série C e não é novidade que esta é a grande meta do ano, o retorno à Série B do Brasileiro.

Leão x Tigre

Barroca preocupado com a defesa                                  Foto: Leandro Boeira / AFC

A segunda-feira de Carnaval reserva o duelo mais esperado do Catarinense 2024, na Ressacada, 19 horas. O Avaí, quarto colocado com 11 pontos, segunda defesa mais vazada da competição, mas com o melhor ataque, recebe o líder Criciúma, que está na liderança com 15 pontos, quatro a mais que o Leão da Ilha. Além disso, tem a melhor defesa da competição com apenas três gols sofridos. O Marcílio Dias, segundo colocado, que perdeu neste domingo para o Hercílio Luz, em Tubarão, por 2 x 0, tem 13 pontos.

A torcida do Avaí está com a pulga atrás da orelha depois de o time acumular uma média de dois gols sofridos por partida até o momento, em seis rodadas. A irritação do torcedor ficou evidente após o empate em 2 x 2 diante do Joinville, no meio da semana, quando a equipe virou o primeiro tempo vencendo por 2 x 0 e tomou o empate no final.

O técnico Eduardo Barroca foi o alvo de críticas pelas substituições que promoveu na etapa final neste jogo. A equipe caiu muito de rendimento e os erros individuais ficaram bem claros. Classificado à próxima fase, o Avaí e vai brigar pelo título, tem qualidade para isso, mas precisa encontrar seu equilíbrio e evitar oscilação durante os jogos.

Umberto Louzer

O novo técnico da Chapecoense chega para salvar a equipe do rebaixamento no Catarinense e ainda busca a classificação. Em 2020 encontrou situação semelhante durante a pandemia e chegou ao título. Depois a equipe foi campeã inédita da Série B, com o acesso à elite do futebol brasileiro. Umberto Louzer, 43 anos, estava no Guarani, de onde saiu sexta-feira e vai substituir Claudinei Oliveira, demitido após a derrota para o Joinville por 3 x 2 no sábado, na Arena Condá. Foi a terceira derrota em sequência, que deixaram a equipe na penúltima colocação. Das 12 equipes do Estadual, quatro já demitiram seus técnicos.

Leão Baio reage

O Internacional chegou a frequentar a zona de rebaixamento por algumas rodadas, mas reagiu na competição e já está na zona de classificação. Conquistou importante vitória sobre o Brusque por 1 x 0 neste domingo. Foi só trocar o treinador e veio a reação. O Internacional subiu ano passado com o vice-campeonato, perdendo o título da Série B do Estadual para o Nação, que hoje está na última colocação.

Brusque decepciona

A derrota para o Inter em Balneário Camboriú, no Estádio das Nações, sem público por conta da falta de segurança, deixa o Brusque fora da zona de classificação. A equipe subiu ano passado para a Série B do Brasileiro e decidiu o título estadual nos últimos anos. Muito pouco para a expectativa criada em torno do trabalho do técnico Luizinho Lopes e da atual  temporada.

Avaí x Cruzeiro 

Avaí passou pelo Flu e agora pega o Cruzeiro                      Foto: Fabiano Rateke / Avaí FC

Este confronto pela pela semifinal da Supercopa do Brasil Feminina será na quarta-feira (14), mas não tem local ainda definido. O mando é do Avaí, que quer fazer o jogo contra o Cruzeiro em Lages, local mais próximo de Caçador, base da equipe. O Estádio Vidal Ramos Junior, de Lages, não tem a capacidade de 10 mil torcedores exigida pela CBF. A decisão sobre o local do jogo será nesta segunda-feira (12).

A outra semifinal será entre Corinthians x Ferroviária. No fim de semana teremos a decisão da competição. O Avaí/Kindermann conseguiu avançar à semifinal depois de derrotar o Fluminense no meio de semana por 3 x 1. A competição dá muita visibilidade e abre a temporada regular das competições femininas. O Avaí/Kindermann é integrante da elite do futebol feminino no país.

Decepção

Brasil fora das Olimpíadas Foto: Joilson Marcone/CBF

O futebol brasileiro está fora das Olimpíadas de Paris. A equipe dirigida por Ramon Menezes foi eliminada após a derrota para a Argentina por 1 x 0 neste domingo, no Pré-Olímpico, na Venezuela. O Paraguai venceu a Venezuela por 2 x 0 e ganhou o torneio. O país era bicampeão olímpico no futebol. Decepção para os jovens valores como Endrick e John Kenndy, de quem se esperava muito mais. Arthur Chaves, ex-Avaí, foi titular na zaga.

Kansas City Chiefs

Patrick Mahones, MVP / Reprodução TV

Ganhou o Super Bowl pelo segundo ano consecutivo ao superar o San Francisco 49ers por 25 a 22, na prorrogação, em Las Vegas. O terceiro título do Kansas nos últimos cinco anos, sendo o quarto Super Bowl de sua história. Um espetáculo à parte tudo que envolve o Super Bowl e os americanos sabem fazer muito bem um espetáculo como este. Patrick Mahones, do Kansas, foi o melhor jogador da competição e da final.

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: