Portal Making Of

Criciúma tropeça; Arbitragens ruins; Avaí com a Volt e Figueira faz jogo-treino

Criciúma não foi bem na estreia contra o Juventude Foto: Celso da luz / CEC

Não foi boa a estreia do Criciúma na Série A. O Tigre voltou à Primeira Divisão depois de 10 anos e apenas empatou em 1 x 1 diante do Juventude, em casa. Marcou um golaço com Renato Kayzer no primeiro tempo. Na fase final não foi bem, cedeu espaços e tomou o empate com Jean Carlos, chute rasteiro da entrada da área. O Juventude do técnico Roger e do executivo Júlio Rondinelli, mostrou força e qualidade para reagir. O Tigre não evoluiu com os reforços colocados em campo por Cláudio Tencati e deixou escapar a chance de vitória. Era jogo do seu campeonato na luta pela permanência e foi pouco diante de um adversário que vai brigar na mesma faixa do campeonato.

Kayzer foi embora

Atacante foi chamado pelo Fortaleza e deixa o Tigre                                          Foto: Celso da Luz / CEC

Uma baixa importante para o Criciúma na disputa da Série A. O atacante Renato Kayzer, um dos destaques na conquista do estadual, foi chamado de volta pelo Fortaleza, que exerceu a cláusula contratual. Tem contrato com o Leão até dezembro de 2025. Quem não tem recursos para ter um atleta desse porte em definitivo, precisa se submeter a este tipo de frustração, ou seja, ter que devolver um atleta importante e desfalcar o time para a sequência da competição.

Yannick Bolasie

Yannick Bolasie fez sua estreia   Foto: Celso da Luz / CEC

Finalmente fez a estreia esse atleta de muito nome e grande expectativa. Entrou no lugar de Éder e mostrou pouco, terá que evoluir coletivamente. Com 34 anos e um grande currículo, conta com passagem pelo futebol inglês. Atuou pelo Plymouth Argyle, Barnet, Bristol City, Crystal Palace, Everton e Aston Villa. Nascido na França, mas internacionalmente representa a seleção da República Democrática do Congo. Vamos aguardar um pouco mais deste, que atuou poucos minutos pelo Tigre.

Arbitragem confusa

A primeira rodada do Brasileirão da Série A foi uma verdadeira sessão pastelão da arbitragem. Chamou mais a atenção do que os próprios jogadores. No jogo do Criciúma, para anular pênalti sobre Éder, o VAR levou mais de seis minutos para passar a linha e ver impedimento de Renato Kayzer. Participou da jogada que deixou Éder na cara do gol. Seis minutos para ver que não valia nada. Tempo demais.

Pênalti claro 

Renato Gaúcho reclamou do pênalti não marcado por Flavio Rodrigue de Souza        Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Depois de quatro minutos de revisão, brigaram com a imagem no jogo Vasco 2 x 1 Grêmio. Pênalti de Lucas Piton, que praticamente segurou a bola debaixo do braço e o árbitro Flavio de Souza (SP), decidiu não marcar, mesmo com orientação do VAR. Lembrou muito a final do Estadual e os dois pênaltis não marcados para o Brusque. É bom lembrar que há uma semana este mesmo árbitro deu pênalti a favor do Atlético-MG na final do mineiro em situação semelhante. Prejuízo evidente ao Grêmio como também ao Vasco, que depois teve também pênalti claro sobre Pablo Galdames e o árbitro nada marcou. Nem marcaria. Muito erro para um jogo só.

Serra Dourada 

Jair Ventura foi expulso    Foto: Heber Gomes/AGIF

Confusa a arbitragem de André Luiz Skettino Policarpo Bento. Pressão imensa para cima deste mineiro de 29 anos. No lance capital, deu pênalti de Maguinho em Bruno Henrique, que Pedro bateu e marcou, já nos acréscimos. Vitória do Flamengo por 2 x 1. Decisão confusa. Já tinha anulado um gol do Atlético-GO em linha muito ajustada pelo VAR. Foram três expulsões, sendo uma delas do técnico Jair Ventura, aos 16 minutos de partida por reclamar um amarelo. Foi denunciado pelo quarto árbitro Gustavo Ervino Bauermann, de Santa Catarina, mais uma vez envolvido em polêmica.

Itaquerão  

Jogo Corinthians 0 x 0 Atlético-MG outra arbitragem confusa de Yuri Elino Ferreira da Cruz, 31 anos, professor de educação física. Este carioca é sempre confuso e inseguro. Expulsou Bataglia, do Atlético e foi muito contestado. Deixou de expulsar Fagner, do Corinthians, por uma entrada violenta. Deixa sempre margem para reclamação. Estes registros indicam que a comissão de arbitragem da CBF terá trabalho pela frente. Ainda bem que Bráulio da Silva Machado deu outro show na condução de Vitória 0 x 1 Palmeiras.

Bayer campeão

Florian Wirtz marcou três gols na goleada sobre o Werder Bremen            Foto: ANP via Getty Images

É o primeiro título da Bundesliga do time comandado por Xabi Alonso, quebrando uma hegemonia de 11 títulos seguidos do Bayern de Munique. A vitória de 5 x 0 sobre o Werder Bremen foi a confirmação de quem espera sempre alcança. Merecida demais esta conquista, que muda o eixo do favoritismo na Alemanha.

Desafio do Leão 

Treinamento sob chuva na Ressacada      Foto: Leandro Boeira / AFC

O Avaí estreia sexta-feira, 21 horas, diante do Operário, no Estádio Germano Krieger, em Ponta Grossa. Um desafio para Barroca e sua equipe, contra um adversário sempre difícil de ser batido em casa e que volta à Série B depois de ficar um ano na terceira divisão. Foi uma semana difícil para o Leão, ainda às voltas com as notícias de salários atrasados. Informação confirmada por nota da diretoria enviada ao Conselho Deliberativo. O Leão precisa estar bem dentro e fora de campo. Acertar todos os ponteiros e ainda recuperar os jogadores lesionados, para ter chance de voltar a jogar um bom futebol.

Volt Sport

Será a nova fornecedora de material esportivo para o Leão da Ilha, que ficou muitos anos com a Umbro. O Avaí terá o Espaço Leão da Ilha, a nova loja da Ressacada, ampliada e modernizada. E outra loja também na Rua Bocaiúva, em frente ao Beiramar Shopping. Os dois espaços estão ligados a uma central de sócios, cujo objetivo é ampliar o número de associados. Esperamos também que com a nova parceria, os preços para aquisição de material do clube estejam mais acessíveis aos adeptos do clube.

Centenário 

Rubinho com Jorginho na festa do Centenário          Foto: Divulgação / FCF

A Federação Catarinense de Futebol comemorou seu Centenário em grande estilo, com uma bonita festa em Balneário Camboriú, onde fica a sede da entidade. Foram feitas homenagens, justas por sinal, com entrega da “Medalha dos 100 anos da FCF”. Rubens Angelotti, presidente, foi o grande anfitrião e recebeu o Governador Jorginho Melo e vice-presidente da CBF, Hélio Pereira Curi. Missão cumprida para o Centenário, agora é tocar o barco.

Deu empate

Burse faz avaliações        Foto: Patrick Floriani/FFC

O resultado pouco importa quando o objetivo é avançar com a evolução da equipe. O técnico João Burse realizou jogo-treino contra o Hercílio Luz no Scarpelli e aproveitou para testar a formação que construiu no Catarinense. A presença de Camilo é sempre uma boa novidade, agora com a titularidade. O empate sem gols indica que o ataque do Figueira não funcionou bem e que é preciso evoluir. Resta trabalhar forte durante a semana, fazer boas escolhas e começar com o pé direito a Série C, domingo, 16 horas, contra o Ferroviário (CE).

Campeiz 

O Figueirense já mostrou uma grande evolução na preparação física durante o estadual, um dos pontos fortes deste trabalho. E o responsável é o preparador físico José Mário Campeiz, profissional de qualidade e com larga experiência no futebol brasileiro. No fim de semana, Campeiz explicou como está a equipe. Interessante ouvi-lo neste material divulgado pelo clube:

Avaí/Kindermann goleado

Fraca apresentação   Foto: Divulgação

Pelo que vem jogando, a goleada de 4 x 0 para o Palmeiras no fim de semana, em Jundiaí, veio ao natural. A equipe não tem jogado bem e apresentado fragilidades. As meninas parecem inseguras e com dificuldades para manter um nível competitivo. O grupo enfrentou uma viagem desgastante de ônibus ao interior paulista. Cansativa para enfrentar um adversário do nível do Palmeiras, segundo colocado. O Avaí está penúltima colocação, à frente apenas do Atlético-MG e caminhando a passos largos para o rebaixamento.

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: