Portal Making Of

Figueira surpreende com boa campanha no Catarinense; Criciúma confirma favoritismo e Avaí tem defesa fragilizada

Figueira e Hercílio Luz não fizeram bom jogo Foto: Patrick Floriani / FFC

A campanha do Figueirense é boa no Campeonato Catarinense e surpreende. Muita gente não acreditava que o alvinegro, em processo de reconstrução, pudesse estar brigando pelas primeiras colocações. Trabalho silencioso do técnico João Burse, pragmático, concentrado e com excelente organização tática. Está conseguindo extrair do grupo de jogadores o melhor do que todos podem dar. O empate em 0 x 0 diante do Hercílio Luz no Estádio Orlando Scarpelli, para mais de seis mil torcedores, foi normal numa campanha em que o Figueirense está há cinco jogos sem perder e há quatro sem levar gol.

Ataque do Figueirense não funcionou e prevaleceu a defesa do Leão do Sul      Foto: Patrick Floriani / FFC

O jogo do Scarpelli foi ruim e com péssima arbitragem de Rodrigo D’Alonso Ferreira. O sistema defensivo tem sido o principal destaque, a força para enfrentar os grandes adversários que virão pela frente. Porém, o ataque ainda segue carente de uma melhor qualidade nas finalizações. Marco Aurélio Cunha tinha razão quando disse que o Figueirense iria crescer na competição. O que vimos foi uma evolução, mas ainda tem muito mais o que apresentar. É esperar para ver.

Enrico Ambrogini 

Boa entrevista ao repórter Matheus Deichmann, da Jovem Pan, do CEO alvinegro antes de a bola rolar contra o Hercílio Luz. O Figueirense está se reestruturando forte fora de campo, com equilíbrio financeiro e administrativo. O clube realizou esta semana uma reunião de avaliação entre os representantes do fundo Clave Capital e os representantes da SAF.

Ficou a certeza de que o Figueira precisará gastar se quiser brigar por algo mais na competição. Bons encaminhamentos na área do futebol onde o clube deve contratar mais quatro atletas. O foco é o ataque, fazer os gols. O mercado não tem este jogador disponível, mas o Figueirense tem o desejo de encontrá-lo o mais rápido.

D’Alonso foi mal 

Rodrigo D’Alonso inseguro  Foto: Divulgação FCF

O árbitro Rodrigo D’Alonso Ferreira não foi bem na condução de Figueirense 0 x 0 Hercílio Luz, na noite desta quinta-feira (8), no Estádio Orlando Scarpelli. Confuso e inseguro, errou feio ao não dar pênalti do goleiro Thiago Gonçalves em Ingro ainda no começo da partida. Comprometeu a sua arbitragem. Irritou as duas equipes com uma condução burocrática e confusa. Depois dos vexames de Luiz Augusto Tisne e Gustavo Bauermann, que passaram um período na geladeira, agora é a vez de Rodrigo D’Alonso Ferreira.

Porquê o Avaí toma tantos gols?

Lucas de Sá x Maranhão                                       Foto: Léo Piva / Avaí FC

Foram seis jogos e 12 gols sofridos pelo Avaí no Catarinense 2024. Muito pobre a performance do sistema defensivo azurra. Porém, o ataque é o mais positivo da competição, com 14 gols. Como explicar então essa performance ruim lá atrás. Barroca chamou para si a responsabilidade e está buscando a solução. Um problemão. Não dá para mirar o título da competição tomando tantos gols.

Barroca vai ter muito trabalho para estancar a hemorragia de gols que tem sofrido o Avaí no Catarinense. Não tem uma explicação lógica para uma peneira tão grande. São gols em muitos erros de posicionamento tático e individuais. E não dá para dizer questionar a qualidade dos atletas. É mais uma questão coletiva mesmo, posicionamento e tomada de decisão.

Bem no ataque, fraco na defesa Foto: Léo Piva/AFC

O Avaí precisa ajustar o meio campo no segundo tempo das partidas, onde Barroca faz as substituições e a equipe cai de rendimento. Foram muitas mexidas equivocadas, com justificativas inaceitáveis. Tirou o brilho do ataque azurra com a saída de praticamente todos os grandes valores que estavam vencendo o JEC por 2 x 0 no meio de semana. Entraram atletas que já demonstraram sérias dificuldades para dar rendimento. Neste quesito, Barroca terá que rever alguns conceitos.

Avaí Feminino 

Equipe pega Fluminense Foto: Jonathan Ribeiro/Avaí

O Avaí/Kindermann estreará nesta sexta-feira (9) pela Supercopa do Brasil Feminina, em jogo que seria na Ressacada, mas que foi transferido para o Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, às 20 horas. Como se sabe, o gramado da Ressacada tá bem ruim. O adversário azurra, definido por sorteio, será o Fluminense (RJ) pelas quartas de final da competição. Será jogo único, ou seja, quem ganhar avança de fase. Estão confirmados na Supercopa as equipes do Corinthians, Cruzeiro, Ferroviária, Flamengo, Internacional e Real Brasília.

O Avaí/ Kindermann terá uma temporada cheia em 2024. Além da disputa da Supercopa Feminina, a equipe jogará a Série A do Campeonato Brasileiro Feminino. O time também defenderá o título do Campeonato Catarinense Feminino, competição que já venceu 14 vezes.

Criciúma líder

Difícil vitória sobre o Barra  Foto: Celso Luz / CEC

Sem novidades para a melhor campanha do Catarinense até agora. Cinco vitórias, uma derrota. Melhor defesa da competição com apenas três gols sofridos e dez marcados. Equilíbrio em todos os seus compartimentos. O principal desafio será o Avaí na próxima segunda-feira de Carnaval, às 19 horas, na Ressacada. Vai enfrentar o melhor ataque da competição e a segunda pior defesa. Jogo que foi alterado duas vezes de data por que esqueceram que sábado (10) era Carnaval e a PM não teria como dar segurança. Este confronto entre Avaí x Criciúma será uma prévia da decisão do título estadual.

SAF do Avaí 

Palestra sobre SAF              Foto: Assessoria AFC

A comissão temporária criada pelo Conselho Deliberativo para analisar a criação da SAF do clube realizou evento com palestra do advogado Rodrigo Monteiro de Castro. Objetivo foi discutir questões relacionadas à SAF. A Comissão quer se cercar de informações e apresentar o relatório final, que passará pelo crivo da Assembleia Geral do clube. A constituição ou não da SAF será uma decisão dos sócios. Agora, qual será o modelo ideal para o futuro do Avaí?

Sem resposta

Júlio acompanhou a obra Foto: Divulgação / Avaí FC

O Avaí decidiu trocar o gramado da Ressacada. A obra foi executada e não deu certo. A Federação Catarinense de Futebol disse que desconhecia a troca de gramado. Resultado, com chuvas intermitentes, o Avaí iniciou o estadual com problemas e até agora, na sexta rodada, o gramado não está 100%. O que falhou, quais graves problemas foram detectados? O que se espera é que o gramado da Ressacada volte a ser o que era, mas ao que parece, isso vai demorar.

Modernização no TJD/SC

Era digital no TJD/SC Foto: Fernando Ribeiro / FCF

O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina (TJD/SC) está operando 100% digital, ou seja, um caminho sem volta. A primeira audiência realizada neste formato esta semana já foi um sucesso. Esperamos que a nova tecnologia atenda aos interesses de todos os envolvidos, com acessos rápidos e precisos. Todos os processos passam a ter o formato eletrônico, com acesso através de notebooks, PCs, tablets e smartphones, graças ao sistema ÉGol Justiça, semelhante ao já utilizado para as súmulas eletrônicas.

Segue sonhando

Pec foi bem     Foto: Joilson Marconne / CBF

A Seleção Brasileira Olímpica segue sonhando com o tricampeonato. A vitória sobre a Venezuela por 2 x 1 no pré-olímpico alimentou o sonho do futebol brasileiro estar em Paris, nos Jogos Olímpicos, que serão realizados de 24 de julho a 11 de agosto. A decisão será sábado contra a Argentina. Quem vencer leva a vaga. Mas é preciso jogar mais bola, ter mais garra e determinação, chega de salto alto de muitos atletas que já se imaginam deuses do futebol.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: