20.8 C
fpolis
21 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

Fim das prévias terá ultimato

Últimas notícias

[ad_1]

Fim das prévias terá ultimato

DOUGLAS FORTES/DIVULGAÇÃO

Nas próximas horas, a bancada estadual do MDB pretende reunir os três pré-candidatos às prévias do partido e dizer que a escolha não tem como acontecer e que a decisão sobre o futuro do projeto para 2022 passa pela filiação do governador Carlos Moisés e pela campanha à reeleição.

Algo que pode ser traduzido no registro da visita do secretário Eron Giordani (Casa Civil) ao gabinete do presidente Moacir Sopelsa, depois da posse do prefeito Jorge Luiz Koch, de Orleans (quarto da direita para a esquerda), na Fecam, na terça (8) (leia mais em https://bit.ly/3slGiSA).

Os deputados não falam somente pelas nove cadeiras conquistadas na atual legislatura, mas por 94 dos 96 prefeitos – apenas Rafael Caleffi, de São Lourenço do Oeste, e Antídio são favoráveis à consulta – e 30 vices, que se insurgiram contra a maneira “antidemocrática e autocrática” com que Celso reativou a escolha marcada para o dia 19 próximo.

Na visão geral, Moisés é o trilho mais seguro para o partido retornar ao poder, depois de ter administrado o Estado por 16 anos, com parcerias que tinham o DEM (depois PSD) e PSDB.

O ex-presidente da Assembleia, deputado Mauro De Nadal, um dos articuladores pela saída menos radical, avalia que, na construção do projeto para este ano, a decisão deve ser “inteligente e não apaixonada”, já que Dário não arredou o pé, embora especule-se a ida ao PSB, Antídio não conseguirá seguir com uma campanha viável e Celso está isolado dentro do partido.

O momento é tão delicado que nada está afastado, inclusive a destituição de Celso Maldaner da presidência, mesmo que os deputados neguem ou não queiram tocar no assunto.  

 

Mais visitas

O quadro ficou mais interessante depois que o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) e o prefeito Clésio Salvaro (PSDB), de Cricíúma, visitaram Sopelsa na manhã de terça (8), antes da leitura anual de Moisés no plenário (leia mais em https://bit.ly/3LwEQ8O).

Motivos ambos têm, pois Colombo nomeou Sopelsa secretário da Agricultura e Pesca, e Salvaro foi colega de legislatura do emedebista, que cumpre o sexto mandato.

A questão é que, pelos partidos, a aproximação poderia representar o sonho acalentado por muitos, dentro e fora do governo, de recriação da tríplice aliança, que tem simpatizantes nas três siglas.

 

Oposição

Colombo afirmou à coluna, via assessoria, que, de fato, visitou Sopelsa para dar um abraço no velho amigo e antigo colaborador no governo.

E, sem entrar no mérito de costuras que não respalda, declarou que é oposição ao governo Moisés e tem ratificado isso em suas manifestações públicas. 

[ad_2]

Source link

Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Protocolado o pedido de reunião extraordinária da executiva do MDB

Pouco antes das 15h, desta quinta (26), chegou à executiva do MDB, na sede do Diretório Estadual, em Florianópolis,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }