Portal Making Of

Casacor SC Itapema destaca a Amazônia, os povos da floresta e a ancestralidade

Casa Origem (Foto: Lio Simas)

A Casacor é essencialmente uma mostra de tendências,  embora alguns espaços possam ser inteiramente o desejo de muitos. Mas é lugar certo para mostrar as as criações  dos arquitetos através das inovações  que a cada ano se multiplicam  nesse mercado da moda no jeito de morar. Materiais, cores, formas, texturas, luz, inspirações e cultura de um modo geral estão disponíveis aos visitantes. Este ano a Casacor SC edição Itapema  tem como tema  “Do presente, o agora” , permitindo que questões  bem atuais  possam ser vistas nos ambientes criados pelos arquitetos,  como natureza, Amazônia, povos  originários e ancestralidade no mais amplo contexto.

Inspirados em sua relação com o Amazonas, os arquitetos Carol Rabelo e Paulo Gervasi prestam uma homenagem a esse grande  e tão importante pedaço e do Brasil.

Os arquitetos criaram a “Casa Origem”, que une o presente com a ancestralidade das origens amazônicas,  marcas  que estão  no mobiliário e marcenaria , com paisagismo amazônico, artesanato de comunidades ribeirinhas e obras de artistas  da região. No loft pensado por Carol e Paulo, a cartela de cores dominante inclui o marrom e o verde, da madeira e das florestas brasileiras, respectivamente, em contraponto com a tonalidade clara do linho cru. O ambiente é revestido quase em sua totalidade pelos painéis amadeirados Pau Ferro e Gramado.

Ao reverenciar a nossa própria origem, o projeto do loft – composto por cozinha, estar, jantar e suíte – é recheado de peças indígenas, fabricadas artesanalmente por muitas mãos, vindas de associações de diversas etnias,  com destaque para  obra “Cunhã”, uma indígina que  acompanha com seu olhar  a presença do visitante onde ele estiver no espaço.  O Futuro é Ancestral, obra feita especialmente para a mostra pela Associação dos Artesãos de Novo Airão (AM) com intervenção de grafite do artista Raiz Campos.

Já na parede da  cozinha, uma coletânea de imagens assinadas por fotógrafos como Jeferson Rodrigues, Luana Melissa Vieira e Giovane Mendonça, entre outros, apresenta a beleza da rotina de uma parte da região Norte.  Dentro dessa proposta bem brasileira,  o design é representado por jovens profissionais de destaque, Lucas Takaoka, Luan del Savio, Bruno Faucz e Mauricio Bonfim. A “Casa origem” é um  lugar para viver,  dormir e acordar  sabendo que vida dentro de casa é um ato de consciência sobre a proteção da  natureza  e  da história do Brasil.

Arquitetos Carol Rabelo e Paulo Gervasi (Foto: Carlos Alves)

________________________________________

REFÚGIO E  “ONIPRESENÇA”

Foto: Lio Simas

O espaço “Onipresença” marca a estreia  da arquiteta  Isa Cachoeira,  que  foi buscar  na ancestralidade  das raízes africanas sua inspiração  para compor o ambiente  que retrata  memórias que guardam reflexões, mas  com  leveza e  interação entre passado e futuro.  Inspirado pela filosofia de que o eterno está sempre ao nosso redor, permeando todos os aspectos da existência, o  espaço de living e área gourmet foi concebido para capturar a essência da presença perpétua e celebrar sua infinitude.

No espaço,  os móveis foram cuidadosamente dispostos para promover interações significativas e momentos de comunhão. Na área gourmet, os sentidos são despertados, transformando cada refeição em uma celebração da abundância do momento presente. Os elementos de design, marcados por linhas fluídas e formas orgânicas, criam uma sensação de continuidade, lembrando aos ocupantes que o momento está sempre presente, mesmo quando não estamos cientes dele.

Como destaque o ambiente traz um compilado de memórias afetivas e muitos detalhes que foram feitos a mão e bordados pela própria arquiteta. Isadora pontua que o público irá sentir um ambiente cinestésico e a essência do seu trabalho, observando os propósitos que guiam a sua jornada.

O ambiente está cheio de significado, tudo se conecta e leva ao passado, presente e futuro, trazendo à tona um dos pontos principais levantados pela mostra, sobre qual legado deixaremos para as gerações futuras“, afirma a arquiteta.

Nas próximas colunas destaque para outros arquitetos presentes na Casacor/SC Itapema.

Arquiteta Isa Cachoeira  (Foto: Carlos Alves)

________________________________________

OS  ANFITRIÕES

Foto: Carlos Alves

A edição de Itapema é uma parceria entre a Casacor/SC e a RDO Empreendimentos e a mostra está montada no Edifício  Boulevard Royal, que deverá ser inaugurado no próximo ano, o mais alto da cidade, o segundo da empresa na região. Também focada no lema da mostra, “Do presente, o hoje”, a RDO mostra  em seu espaço a história  da família e a  trajetória de evolução com mais de 40 anos de existência.

A mostra  foi aberta no último  sábado e contou com os anfitriões Francis Bernardo (diretora CASACOR/SC), Nestor Deschamps (sócio RDO), Luise Deschamps (arquiteta RDO), Francieli Deschamps (arquiteta RDO) e Luiz Bernardo (diretor CASACOR/SC) – Na foto da esquerda para direita.

A  Casacor/SC  Itapema funciona de terça a sábado, das 13 às 21h. No domingo e feriados, das 13h às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria on-line https://appcasacor.com.br/events/santa-catarina-itapema e segue até  o dia 11 de agosto.

________________________________________

CAMERATA FLORIANÓPOLIS  NO GAME

Foto: Tóia Oliveira

Nesta quinta-feira (4), o espetáculo “Game in Concert”, da Camerata Florianópolis, retorna para unir as melodias icônicas de consagrados games com as texturas envolventes dos instrumentos de uma orquestra sinfônica. O resultado poderá ser conferido a partir das 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC). Com arranjos especiais de Luiz Gustavo Zago e a regência do maestro Jeferson Della Rocca, o concerto é composto por um repertório gamer exclusivo, que caminha desde os jogos tradicionais até os mais modernos. Entre eles o grande sucesso que se tornou um ícone da cultura pop, o Super Mario Bros. Os ingressos estão à venda no site Blueticket.

________________________________________

“LÍNGUA LOUCA”

Artista Letícia Cardoso

A Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis, promove neste  dia 5 de julho, o lançamento do catálogo “Língua Louca” da artista Letícia Cardoso. Na mesma data será aberta uma exposição com obras da artista.  Letícia explica que “Língua Louca” articula uma linguagem que se desloca em distintos suportes e materiais, e é contaminada por conteúdos das artes visuais contemporânea, psicanálise e feminismo.

Na publicação, que tem projeto gráfico de Tina Merz, estão alguns trabalhos da artista e textos, escritos entre 2006 e 2024, por pesquisadores, escritores, cineastas, artistas, psicanalistas e curadores que acompanharam a produção de Letícia nos últimos 20 anos. São textos de Adriane Hernandez, Cristiana Tejo, Fernando Lindote, Jailton Moreira, Josimar Ferreira, Lucila Vilela, Letícia Cardoso, Marta Inés Arabia, Raul Antelo, Taoana Padilha, Thays Tonin e Victor da Rosa. O lançamento acontece a partir das 19 horas.

________________________________________

O projeto “Mulheres à Beira de um Ataque de Artes”, que teve a sua primeira edição no Rio de Janeiro, chega agora em Florianópolis. As curadoras Regina Nobrez Tartaglia e

Márcia Marschhausen comandam a exposição de artes plásticas a partir deste  sábado,  06.07, no Museu da Escola Catarinense. Além das 40 obras expostas no mezanino do MESC, o evento terá uma série de atividades gratuitas.

________________________________________

“NA PROCURA DA IMAGEM”

Esse é o tema da oficina oferecida pela artista Patricia Di Loreto nos dias 04, 11, 18 e 25 de julho, no Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis.

São quatro aulas com três horas de duração cada, com a proposta de apresentar aos participantes as ferramentas para a construção de uma imagem.

Segundo a artista, as oficinas abrangem uma breve conversa sobre os elementos da linguagem visual a partir de exercícios práticos, aulas expositivas e análises de obras de arte selecionadas. Na vivência, o objetivo é estimular a percepção da composição, linha, ritmos, direção, peso, cor, imagem, luz e sombra.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis somente 15 vagas. Podem ser feitas pelo instagram da artista @patidiloreto .

Artista Patricia Di Loreto

________________________________________

Até a próxima semana! 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: