Portal Making Of

Conferência de Cultura de SC voltou e discute maior participação da sociedade nas decisões do setor

Há dez anos não era realizada a Conferência Estadual de Cultura, mas esta semana voltou e trazendo temas muito atuais para o desenvolvimento do setor cultural.

A 4ª Conferência Estadual de Cultura começou na última segunda-feira (22) e encerra hoje, quarta-feira, com o fechamento das propostas e a eleição dos delegados para a Conferência Nacional de Cultura.

Realizada pelo Conselho Estadual de Cultura, Fundação Catarinense de Cultura e Ministério da Cultura, depois de 10 anos a conferência tratou de atualizar o cenário das políticas culturais. Chamou atenção na abertura o tom dos pronunciamentos e o quanto ainda estamos vivendo a polarização da política e das ideologias, com ataques, revides, questões espinhosas e o engajamento político por parte de algumas autoridades, fazendo da conferência, em alguns momentos, um palanque eleitoral, tudo em um ambiente bem decorado com grandes arranjos de flores, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.

Deixando de lado as farpas, os responsáveis pela cultura em âmbito nacional e estadual falaram sobre os planos de desenvolvimento para o setor que são bem promissores se executados e acompanhados pela sociedade.

O presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rafael Nogueira, anunciou a criação do Sistema Integrado de Cultura, uma plataforma digital para o acompanhamento das ações de responsabilidade da FCC. Segundo ele, o sistema vai permitir que toda a sociedade tenha acesso aos processos e projetos, uma forma de maior transparência em torno das decisões que impactam a cultura catarinense.

Segundo ele também, a Fundação Catarinense de Cultura vai interiorizar mais os projetos de incentivos por meio do PIC e da Lei Paulo Gustavo, dando oportunidade a mais municípios no acesso aos recursos para projetos culturais. Segundo Rafael Nogueira, os recursos nas leis de incentivo estão garantidos em 2024.

Já o Coordenador Geral de Orientação e Capacitação de Estados, Distrito Federal e Municípios, do Ministério da Cultura, Binho Perinotto, fez questão de ressaltar a recriação do Minc, que no atual governo deixou de ser Secretaria para retomar o status de Ministério da Cultura, segundo ele dando a devida atenção que a cultura merece em todo o Brasil.
Sobre a conferência, segundo ele, é de extrema relevância para fortalecer a evolução do plano geral em favor da cultura. Destacou que é necessário criar ainda mais conselhos estaduais e municipais como forma de democratizar a participação pública nas decisões culturais.

Falou sobre as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo e a necessidade da participação da sociedade civil nas decisões para aprimorar o desenvolvimento da cultura.
“O processo é de profissionalização da gestão cultural. Os direitos culturais vão além do fazer artístico para garantir a eficiência cultural”, destacou Binho Perinotto.

Na questão das entregas da Conferência, foram elaboradas propostas para serem enviadas ao Ministério da Cultura visando melhorias das políticas públicas de cultura no Brasil e também as propostas para Santa Santa Catarina com o mesmo objetivo. Eleição dos delegados que vão participar da 4a Conferência Nacional de Cultura nos dias 2, 3 e 4 de março, em Brasília. E ainda os encontros das áreas da dança, música, teatro, circo e patrimônio, entre outras, que fazem parte do Conselho Nacional de Política Cultural, que também vão ter reuniões nacionais durante a Conferência Nacional de Cultura.

________________________________________________________________________

LIDE celebra a mais alta condecoração da cultura francesa ao artista Juarez Machado

Na foto: Delton Batista, o Cônsul Yves Teyssier d ́Orfeuil, Edson Busch Machado e o homenageado Juarez Machado

Ele tem sua vida marcada entre o Brasil e a França. Sua vasta obra é admirada pelo mundo e suas raízes entrelaçadas entre Joinville e Paris.

Depois de ter sido homenageado pelo LIDE SC ( Grupo de Líderes Empresariais), com o Prêmio LIDE Cultura 2023, o artista Juarez Machado recebe a “Ordre des Arts et des Lettres”, a mais alta Condecoração da Cultura da França. A solenidade foi realizada no Instituto Juarez Machado, em Joinville, e contou com a presença do Cônsul Geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil e do Presidente do LIDE Santa Catarina, Delton Batista.

Criada em 1957, a Ordre des Arts et des Lettres, entregue ao artista catarinense no grau de Chevalier, é considerada a mais importante pelo Ministério da Cultura da França e já foi concedida a nomes como o cineasta Akira Kurosawa e o músico Bob Dylan. A vertical LIDE Cultura tem como objetivo aproximar empresas da valorização das manifestações artísticas, sociais e culturais do Estado, com o movimento Empresa Catarinense, Cultura Catarinense e promove o Prêmio LIDE Cultura que em 2023 homenageou Juarez Machado.

A vertical está ao lado dos demais grupos temáticos do LIDE SC como LIDE Futuro, LIDE Solidariedade, LIDE Mulher, LIDE Saúde e Bem-estar, LIDE Tecnologia e Inovação Corporativa, LIDE Tendências, e LIDE Educação para o Futuro, que juntos formam o Sistema LIDE SC e LIDE RS, presididos pelo empresário Delton Batista.

________________________________________________________________________

Parque Linear do Córrego Grande completa 10 anos

Foto: Divulgação

O Parque Linear do Córrego Grande, em Florianópolis, completou 10 anos de implantação nesta terça-feira, 23 de janeiro. Para marcar a data, uma série de atividades gratuitas, incluindo palestras, apresentações culturais e feiras será realizada no local até o mês de março. Coordenado pela Dimas Construções, o processo de construção do Parque Linear teve financiamento também de outras empresas de Florianópolis.

Ações de educação ambiental, plantio de mudas e discussões sobre temas importantes para o Córrego Grande, como saneamento e o avanço das demais etapas do próprio Parque Linear, com ciclovias e mais áreas de integração, são algumas das atividades previstas para celebrar o aniversário.

O Parque Linear do Córrego Grande tem como principal elemento a ponte para ciclistas e pedestres, que funciona como uma grande praça e possui amplas cabeceiras, criando espaços para encontros e eventos comunitários, como apresentações musicais e feiras. Além disso, o espaço é contornado por uma extensa área de vegetação natural em parte recuperada pelo parque.

________________________________________________________________________

O jovem que trocou um carro por uma loja de pastel

Foto: Divulgação

Aquela boa história de contar sobre empreendedorismo que estimula e mostra que sonhos são possíveis. A vontade de empreender e de ser dono do próprio negócio fez com que o jovem manezinho Nicolas Alves da Silva, de 18 anos, decidisse trocar um carro, que seria dado de presente pelo pai Juliano Silva, por uma loja de pastel e caldo de cana no Mercadão de Coqueiros.

Com supervisão do pai, Nicolas, que foi diagnosticado com déficit de aprendizagem em 2023, é responsável pelo atendimento da operação. O pai conta que o diagnóstico da doença, ao invés de limitar, fez com que o desejo e a vontade de aprender e empreender do jovem só aumentasse. “Por se tratar de um negócio dinâmico que trabalha diretamente com o público, decidimos abrir uma operação de caldo de cana e pastel frito, o que seria bom para o diagnóstico dele. Ainda mais que o Nicolas está em contato direto com os clientes”, destaca Juliano.

O processo de abertura da operação levou três meses e o jovem esteve presente em todas as etapas. “Eu e ele acreditamos que essa será a primeira unidade do Nika Pastéis e Caldo de Cana, pois a vontade que ele tem de crescer e ganhar o mundo, é enorme”, compartilha o pai de Nicolas. “Estamos felizes com o primeiro mês de operação do Mercadão e a cada dia o público nos abraça e nos dá mais esperança de dias melhores”, completa o jovem empreendedor, Nicolas Alves da Silva.

________________________________________________________________________

“Escândalo Íntimo”, com Luísa Sonza

Foto: Divulgação

Estrela dos últimos grandes festivais realizados no país e depois do sucesso de seu novo álbum “Escândalo Íntimo”, Luísa Sonza é atração no verão em Santa Catarina. A cantora se apresenta nesta sexta-feira, 26, em Florianópolis e Balneário Camboriú. Os shows vão reunir os sucessos recém lançados da cantora em seu novo trabalho. Com 24 faixas, “Escândalo Íntimo” é o terceiro álbum de estúdio de Luíza.

O álbum representa o processo de psicanálise pelos sonhos mais sombrios da artista e é considerado o trabalho mais ousado feito por ela. Escândalo Íntimo ainda conta com participações de nomes como Demi Lovato, Maiara e Maraísa, Duda Beat, Marina Sena, Baco Exu do Blues e KayBlack.

As apresentações da artista em Santa Catarina contarão com participações especiais. Em Florianópolis, o convidado é o cantor Armandinho, e em Balneário Camboriú, o show terá atração surpresa.

Os shows da cantora Luísa Sonza acontecem no Stage Music Park, em Florianópolis, e no Music Park BC, em Balneário Camboriú, na sexta-feira, 26 de janeiro. É isso mesmo, a artista se apresenta nas duas cidades na mesma noite. Os ingressos estão à venda através do site da Blueticket.

________________________________________________________________________

Até a próxima!

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: