Portal Making Of

Orquestras catarinenses levam projetos musicais às crianças e adolescentes

Foto: Matheus Trindade

As duas  principais  orquestras  de Santa  Catarina, com origem no clássico, mas que aderiram a outros gêneros, para variar e valorizar  outros estilos,  ampliar  seus espetáculos e atrair diferentes públicos, também criaram projetos para alcançar  crianças e adolescentes, num processo de  oportunizar o alcance da música na formação educacional, musical e social.

Ao colocar em prática os projetos,  Camerata Florianópolis e a  Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), além de contrapartidas  pelos incentivos que recebem,  contribuem de forma efetiva para transformar  a vida de muitos jovens que sonham com o futuro na música, além de formação de plateias. E os resultados vão aparecendo com projetos  que ganham visibilidade  através de espetáculos montados especialmente para mostrar o desenvolvimento dos alunos.

A Camerata Florianópolis, que já há algum tempo vem  trabalhando com crianças e adolescentes através do projeto “Educando com Música”, apresentou ontem, terça-feira, 25 de junho, um concerto especial que marcou o encerramento do segundo ano do projeto. O  “Concerto de Inverno”, foi  no palco do Teatro Ademir Rosa (CIC) com a “Orquestra Camerata Encantada” , que  teve  a regência dos maestros Victor Gabriel Lanzoni Alves e Maurício Souza, e contou com a performance individual de grupos de alunos no violino, viola, violoncelo, contrabaixo e violão.

Já a  Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), que também está olhando para as crianças e  adolescentes, está desenvolvendo o Projeto Escola Sinfônica, com alunos das redes públicas municipal, estadual e federal da Grande Florianópolis, com idades entre 10 e 18 anos.  As aulas começam em 1 de julho e vão acontecer uma vez por semana, durante  oito meses .  A seleção dos interessados foi feita por uma banca composta pelos diretores artísticos e pedagógicos da Orquestra e o resultado  está sendo divulgado no site e nas redes sociais da Ossca.

“O Projeto é a realização de um sonho de ampliar cada vez mais o acesso do grande público à música de qualidade”, comemora André Almeida, presidente da Ossca. Ele ressalta que além de descobrir talentos e formar novos profissionais de orquestra, essa ação visa usar a música como instrumento de inclusão social, com geração de oportunidade, trabalho e renda.

________________________________________________________

“Lapso”, o grande vencedor no cinema

Beatriz Oliveira e Juan Queiroz (Foto: Nathália Cordeiro)

O grande vencedor da 4ª edição do Festival Internacional de Cinema de Joinville foi o curta mineiro dirigido pela diretora Caroline Cavalcanti:” Lapso” o filme já conquistou o Prêmio Canal Brasil de Melhor Curta no 34º Festival Internacional de Curtas de São Paulo e teve repercussão positiva entre público e crítica em diferentes festivais brasileiros, além de ter participado da Mostra Competitiva Generation do Festival de Berlim, recebendo Menção Honrosa do júri.

“Lapso” tem como cenário o Centro e a periferia de Belo Horizonte, trazendo como protagonista Bel, uma adolescente surda interpretada por Beatriz Oliveira e Juliano, interpretado pelo ator Juan Queiroz. No curta, os adolescentes Bel e Juliano se encontram após serem detidos por atos de vandalismo e passam a cumprir medidas socioeducativas em uma biblioteca pública. O filme se desenvolve através de diários em áudio compartilhados por Juliano, nos quais ele expressa seus sentimentos e dúvidas, buscando um propósito na vida.

________________________________________________________

Festa do Cinema Italiano em Floripa

O Paradigma Cine Arte de Florianópolis será mais uma vez a casa da Festa do Cinema Italiano, festival que acontece simultaneamente  em  15  cidades brasileiras,  em sete dias  de exibição e 10 filmes.

A 8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano será exibida  a partir desta quinta, 27 de junho, e 3 de julho. Em sua 11ª edição, a programação traz o melhor do cinema italiano contemporâneo, com produções questionadoras e que propõem a reflexão e ruptura de paradigmas. Os longas vão desde obras de prestigiados diretores até realizações de novos autores, filmes premiados em grandes festivais internacionais e sucessos de bilheteria, sempre pautados a partir de rigorosos critérios de qualidade, segundo afirmam os organizadores.

A vinheta deste ano, que parte está na foto que ilustra  aqui as informações sobre o festival,  é inspirada nos supermercados italianos dos anos 80. Protagonizada pela atriz Ana Vilaça, foi filmada em uma mercearia, com referência a filmes clássicos italianos e produtos de grande consumo na Itália.

Além de Florianópolis, o festival será exibido em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Caxias do Sul, Maceió, Niterói e Volta Redonda.

A programação, horários dos filmes em Florianópolis  podem ser conferidos no instagram @paradigmacinearte e também no site https://paradigmacinearte.com .

________________________________________________________

“Exaptações” e as novas funções dos espaços

A artista  Juliana Hoffmann  chega com exposição  inédita  para provocar reflexões sobre os espaços  que assumem  novas funções. O local é  a Fundação Cultural BADESC e a exposição abre amanhã, quinta-feira,  27 de junho. “Exaptações, a obra de Juliana Hoffmann” é  vai ocupar todos os espaços do Casarão e do Jardim da Fundação.

De acordo com Juliana, o título “Exaptações” tem como referência um tipo de adaptação que não evoluiu por pressão seletiva, mas pela capacidade de assumir nova função. Juliana conta ainda que começou a trabalhar nesta série de obras em meados de 2000.

“Foi neste período que encontrei os primeiros livros e desde então sigo coletando, encontrando e ganhando materiais da série “A Construção do Mundo Moderno – Ruínas”, tanto que a primeira exposição da série foi apresentada numa mostra individual em 2017 na Fundação. Agora trago obras novas e inéditas”, explica a artista.

Com curadoria de Raul Antelo, que tem uma pesquisa de longa data sobre o tema Ruínas, inclusive com livros publicados sobre o assunto, e de Rosângela Cherem e de Bianca Tomaselli, as mais de 40 obras, que estarão expostas no Casarão, são compostas por livros e madeiras ‘danificadas’ por insetos, cupins e traças. Em alguns trabalhos a artista faz uma apropriação como um readymade, ou seja, desloca uma situação não artística para o contexto de arte.

A mostra é composta também por impressões com imagens de paredes trabalhadas pela umidade e mofo, que ao serem perfuradas criam poros na superfície e ainda por placas com vestígios dos recortes feitos por máquinas sobre madeiras e MDF, os quais, segundo Juliana, se constituem como um tipo de ruína contemporânea. “Alguns destes MDFs são apenas apropriações, ou um readymade, enquanto outros são trabalhados com pintura”, destaca.

A visitação estará aberta até o dia 14 de agosto, com entrada gratuita.

Juliana Hoffmann (Foto: Rosane Lima)

________________________________________________________

Começa neste domingo a Casacor/SC Itapema

Por meio de uma parceria local com a RDO, empresa familiar fundada em 1983 na Grande Florianópolis, o novo Boulevard Royal Residence é o endereço da mostra catarinense da Casacor/SC 2024, de 30 de junho a 11 de agosto, com 28 ambientes distribuídos em cinco pavimentos do edifício.

“O Boulevard Royal Residence é o empreendimento mais alto que temos em nosso portfólio e abarca números bem expressivos: são 20.347,43 m² de área construída, 98 metros de altura, 26 pavimentos com 92 apartamentos de 2 ou 3 suítes e uma área de lazer de 2.000m². Podemos chamar de clube privativo pelas 14 opções de lazer dispostas em ambientes funcionais e sofisticados que se complementam com as atrações naturais que a própria cidade oferece”, comenta Nestor Deschamps, sócio proprietário e diretor comercial da RDO.

A novidade também faz parte das comemorações dos 40 anos da RDO. A realização da CASACOR/SC marca a presença da empresa na cidade, este é o segundo empreendimento erguido pela construtora em Itapema.

________________________________________________________

Mais saúde para correr e caminhar

Foto: Vini Waknin

A corrida será em outubro, mas as inscrições já estão esperando pelos participantes.  Depois de reunir mais de 1.500 participantes em sua 1ª edição, a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Santa Catarina (SBM-SC) anunciou a abertura das inscrições para a 2ª Corrida e Caminhada do Movimento Rosa, que acontece no dia 13 de outubro (domingo), na Avenida Beira-Mar Norte. O objetivo principal é incentivar e conscientizar a população sobre a importância da atividade física para o bem-estar, saúde mental e, principalmente, a prevenção do câncer de mama. Dos iniciantes aos mais experientes esportistas, todos podem se inscrever pelo link scmastologia.com.br/corrida.

O percurso da 2ª Corrida e Caminhada do Movimento Rosa será de 3 km para a caminhada, 5 km e 10 km (masculino e feminino).

A SBM-SC promoverá ainda uma ação social, com arrecadação de alimentos não perecíveis para doação a centros de acolhimento a pacientes em tratamento de câncer. Outra ação beneficente será realizada em apoio às instituições que dão suporte a pacientes que fazem tratamento contra a doença.

“Será uma experiência única e inclusiva, que irá muito além da corrida, promovendo a saúde, solidariedade e o espírito comunitário, contribuindo para a prevenção do câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo”, lembrou Fernando Vecchi Martins, presidente da SBM-SC.

________________________________________________________

Bem vindo a Floripa, Paul!

Nos últimos dias o assunto  foi um misto de mistério, com rumores de toda ordem, corrida pela informação e finalmente a confirmação  que a turnê “Got Back”  chega a Florianópolis  no dia 19 de outubro.  O mega show de  Paul McCartney será no Estádio da Ressacada e desde já movimenta a mídia e os fãs. A venda de ingressos abre hoje, quarta-feira,  26  de junho, a partir das 12 horas, pelo site da Eventim.  A  primeira vez que o Ex-Beatle  esteve por aqui  foi há 12 anos, também no Estádio da Ressacada e o show fez parte da turnê “On The Run”. Agora, teremos mais um momento histórico!

________________________________________________________

Fico por aqui, até a próxima semana!

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: