Os algoritmos das redes sociais são um conjunto de regras utilizadas para determinar quais resultados ou conteúdos ficarão visíveis em destaque para os usuários (o mesmo funciona com buscadores como o Google).
Os algoritmos não diferenciam o que é verdadeiro ou falso, por isso segue fazendo vítimas entre os mais fanáticos defensores das resenhas negacionistas. O Algoritmo das redes sociais segue o objetivo de manter as pessoas conectadas por mais tempo e assim tudo o que ela vê e posta atrai posts com o mesmo assunto. Se você pesquisar sobre um produto (tv, celular, etc), seja no Google Shopping ou em um aplicativo de loja, o produto começará a aparecer no seu feed de notícias, na loja pesquisada e em outras lojas. Se pesquisar sobre uma viagem idem. Assim também acontece com a questão política. Se você fala mal do STF, postagens vão aparecer para reforçar essa visão. Se você é contra a vacina, as teorias antivacina começam a aparecer. Se você acredita que a culpa do aumento dos combustíveis é dos governadores e não da política de preços da Petrobras ou da disparada do dólar, postagens vão aparecer para reforçar o modelo mental que você adotou. Se é contra a CPI da Covid e ainda não entendeu a gravidade dos crimes enumerados também. Se você é contra determinado político ou favorável a outro as suas preferências vão ocupar o seu feed de notícias e o seu tempo nas redes vai aumentar. Bingo!!! As bolhas se formam nas redes sociais e os algoritmos dão o contorno da vida no convívio com as famílias e amigos, mas não se engane, você pode estar navegando em areia movediça e suas convicções podem ser apenas convicções de quem acredita no que lê sem checar as informações e se você não checa as informações pode ser mais um a ser enganado pelo algoritmo. O algoritmo te leva a pensar que uma notícia falsa (fake news) é verdadeira ou mesmo que uma notícia verdadeira é falsa, portanto cheque as informações para não ser mais um iludido a cair na rede.