Portal Making Of

Iludidos na rede

Iludidos na rede

Os algoritmos das redes sociais são um conjunto de regras utilizadas para determinar quais resultados ou conteúdos ficarão visíveis em destaque para os usuários (o mesmo funciona com buscadores como o Google).

 

Os algoritmos não diferenciam o que é verdadeiro ou falso, por isso segue fazendo vítimas entre os mais fanáticos defensores das resenhas negacionistas. O Algoritmo das redes sociais segue o objetivo de manter as pessoas conectadas por mais tempo e assim tudo o que ela vê e posta atrai posts com o mesmo assunto. Se você pesquisar sobre um produto (tv, celular, etc), seja no Google Shopping ou em um aplicativo de loja, o produto começará a aparecer no seu feed de notícias, na loja pesquisada e em outras lojas. Se pesquisar sobre uma viagem idem. Assim também acontece com a questão política. Se você fala mal do STF, postagens vão aparecer para reforçar essa visão. Se você é contra a vacina, as teorias antivacina começam a aparecer. Se você acredita que a culpa do aumento dos combustíveis é dos governadores e não da política de preços da Petrobras ou da disparada do dólar, postagens vão aparecer para reforçar o modelo mental que você adotou. Se é contra a CPI da Covid e ainda não entendeu a gravidade dos crimes enumerados também. Se você é contra determinado político ou favorável a outro as suas preferências vão ocupar o seu feed de notícias e o seu tempo nas redes vai aumentar. Bingo!!! As bolhas se formam nas redes sociais e os algoritmos dão o contorno da vida no convívio com as famílias e amigos, mas não se engane, você pode estar navegando em areia movediça e suas convicções podem ser apenas convicções de quem acredita no que lê sem checar as informações e se você não checa as informações pode ser mais um a ser enganado pelo algoritmo. O algoritmo te leva a pensar que uma notícia falsa (fake news) é verdadeira ou mesmo que uma notícia verdadeira é falsa, portanto cheque as informações para não ser mais um iludido a cair na rede.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: