Portal Making Of

Jornalismo preguiçoso

Cada vez mais surge a tendência de fazer as coisas mais fáceis no Jornalismo e por isso está decaindo o nível de certas redações. Há uma aparência de relevância, mas por dentro não resiste a uma prova mínima de qualidade.

Na mídia convencional, isso se revela em textos longos, mal feitos, com posições pessoais dos repórteres como se isso interessasse a quem lê ou vê. Na verdade, são colocados no fogo sem preparo e estimulados a produzirem por tempo de matéria para preencher espaço.

Colunistas, com raras exceções, estão bloqueados para tratar de assuntos polêmicos ou que critiquem o governo, com a velha desculpa de que é preciso dar tempo para as estruturas se ajeitarem. E ficam quietos.

 

Blogs

Na web, proliferam blogs que defendem visões políticas, e que são usados por autoridades que querem falar sem serem interrompidas ou devidamente questionadas.

 

Portais

Nos grandes portais de notícias, a preguiça já chegou ao UOL, que agora adotou a mania de tratar de assuntos respondendo perguntas que ele mesmo faz (o que está acontecendo, etc). Trata-se de uma maneira burocrática de redigir um texto em forma de relatório, sem ter que redigir uma nota em forma jornalística.

 

Demissões

Making Of monitora informações de bastidores de uma série de pedidos de demissões na NSC. São profissionais incomodados com o volume de trabalho e sem perspectivas.

A emissora continua beneficiada por uma movimentação natural, uma espécie de rodízio, entre emissoras: os profissionais começam na Barriga Verde, afiliada da Band; geralmente vão para o SCC, afiliada do SBT, e depois para a NSC, imaginando um mundo melhor na afiliada Globo.

 

Confirmada

Reprodução

A repórter Cacau Corazza se despediu sexta-feira passada do programa esportivo da Barriga Verde, confirmando informação da coluna (aqui). O caminho a levará até a apresentação do Globo Esporte, na NSC TV.

 

ND

Reprodução

Muito interessante o movimento de apresentadores da ND TV, que estreou novos cenários durante a semana que passou, com direito a visita ao estúdio do presidente executivo, Marcello Petrelli.

De manhã, a partir das 6h30 no SC no Ar, Márcia Dutra passou o comando para a dupla Marta Gomes e Lucas Leal. Eles estão se adaptando ao programa e vão evoluir aos poucos já que Marta estava afastado do jornalismo hard. Por enquanto, Lucas parece mais expansivo.

Já Marcia Dutra foi para o ND Notícias dando mais força ao noticiário noturno junto com Paulo Alceu. Ele, se fizesse comentários mais curtos, daria mais pique ao noticiário. O cenário tem cores fortes.

 

Clubismo

No futebol, chamou a atenção que as rádios da capital fizeram do estúdio narração e comentários das quartas de final do Campeonato Catarinense. Tanto Avaí quanto Figueirense jogaram logo ali, no Sul do Estado. Ouve muitas críticas de ouvintes nas redes sociais.

Essa ausência dos estádios joga as emissoras no mesmo patamar dos clubes da capital, ou seja, ausentes. As empresas poderiam discutir seriamente o futuro do novo futebol, se fossem menos clubistas e cobrassem mais os dirigentes que cada vez mais dão explicações furadas e sem perspectivas.

Vão morrer todos abraçados.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Campanha eleitoral não empolga no início

Como sempre o interesse pela campanha eleitoral começa mínimo, os analistas atuam com a devida cautela porque faltam elementos de avaliação: sem uma pesquisa eleitoral

O telejornalismo faz de conta

Uma das profissões mais facilitadas neste momento do telejornalismo é a chefia de reportagem. Não em todas as redações, é verdade, pode ser que o

Comentaristas amadores

Até certa parte da cobertura da Olimpíadas, a presença de inúmeros comentaristas amadores, ex-atletas, foi um diferencial positivo para a Globo e os canais SporTV.

A não notícia está no ar

Que existe uma nova maneira de ler e apreciar o que é notícia, já estamos sabendo diante do gigantismo das redes sociais e dos vários

Nossa Olimpíada de poucas vitórias

O colega Paulo Brito calculou em um texto da semana passada que 100 milhões de reais são destinados ao investimento em esporte, extraídos de verba

Notas olímpicas

É irresistível – para quem tem tempo – ficar diante da TV e anotar os erros e equívocos do time de microfone. Até a coluna

Os vacilos na TV e Celine Dion

Se houvesse alguma crítica a longa cerimônia de abertura, como se diversas partes não se completassem, ou como se algumas alegorias e danças demorassem demais,

Influencers, longe de mim

Deus me livre e guarde dos influencers é o que peço todo dia, mas está cada vez mais difícil ficar longe deles. Para começar, são