1 – Eleição na CBF
Será num domingo para evitar o recebimento de liminares, para que os presidentes de clubes deixe em de apoiar seus times para votar num novo presidente, a revelia dos Estatutos que não foram obedecidos e agora servem de rumo para justificar uma intervenção.
O eleito terá vida até a FIFA se manifestar e leia, abaixo o por que.
2- Sarney e o Bispo

As relações entre a FIFA e as entidades que administram e gerem o futebol pelos países independentes, é como um casamento. A quebra do juramento leva o casal a se separar e o ato é homologado pela Justiça, o processo até no STF. No caso Ednaldo x Sarney x CBF x FIFA a queixa foi encaminhada a um “Bispo” e não perante a uma instituição internacional que regula as relações do futebol no mundo. Deveria se queixado no Tribunal de Justiça do Futebol Brasileiro. A última palavra será da FIFA.
3 – Autodeterminação
Um desembargador, antes de intervir na CBF, deveria saber que a relação entre a FIFA e a autodeterminação das nações é complexa e multifacetada. Uma entidade internacional de futebol, tem um papel crucial na organização e promoção do esporte, a sua estrutura e critérios de admissão refletem uma visão política e geopolítica que pode limitar ou influenciar a autonomia de algumas nações. Sem ser consultada por interferência externa ela afasta a intimidade em conflito de todas as competições por ela organizadas.
4 – Isto quer dizer
Que os clubes de futebol do Brasil classificados para o Mundial de Clubes, seriam afastados e impedidos de participarem do evento e isto se fundamenta, perante o mundo, que a FIFA é um organismo planetário com auto determinação, impedindo que um desembargador interfira nos seus estatutos. Aguardamos a manifestação da FIFA antes da eleição à CBF que está marcada para domingo, com Samir Xaud, de Roraima como candidato. Pode?

5 – Autodeterminação e a FIFA
As associações de futebol de países com status de estado soberano, e a recíproca deve ser verdadeira, : o estado deve obedecer e reconhecer a autodeterminação da FIFA, como deve a CBF e deveria o judiciário brasileiro, como atestou o ministro Gilmar Mendes na primeira consulta sobre o mesmo assunto que afastou Ednaldo.
6 – A política
Apesar de ser uma organização privada, detém um grande poder e influência política, especialmente no contexto das relações internacionais. A sua decisão de admitir ou não uma associação de futebol pode ter implicações significativas no reconhecimento político de uma determinada nação.
7 – Impedidos de competir
Em eventos organizados pela FIFA como o Kosovo, é independente e não é reconhecido pela entidade, o mesmo acontece como a Catalunha, a Terra Basca e outros povos que buscam maior autonomia política, mas são impedidos de competir em torneios internacionais pela FIFA.
8 – Avaí, Chape e Criciúma

Avaí empatou e está sétimo, Chapecoense venceu o Cuiabá por 2 a 1 e está entre os seis. O Criciúma não se juntou aos dois e está na 16ª colocação.
O Figueirense ganhou do Ituano de 2 a 0 e saiu da zona de rebaixamento. A torcida que explora o clube, vendendo camisa com escudo, cores e nome do Figueirense, levou faixas contra os dirigentes com palavras chulas.

Este ato pode prejudicar o clube.
9 – Deu no jornal O Globo
Segundo os advogados de Ednaldo, a Fifa e a Conmebol não reconhecem a legitimidade da diretoria imposta judicialmente, o que pode acarretar punições severas à CBF, como a exclusão de suas seleções e clubes de competições internacionais como os próximo Mundiais – clubes e seleções, que serão realizados nos Estados Unidos em junho e na América em 2026.
10 – A espera de um novo ciclo
Os ciclos não se iniciam quando alguém decide, surgem de forma natural. Os atuais dirigentes do Avaí querem que algum jogador lidere o time nesta nova fase. Que apareça um jogador como Nizeta, Cavallazzi, Zenon, Adilson Heleno ou Marquinhos Santos e leve os torcedores ao delírio.
Procurem, se acharem me apontem um nome.
11 – Do outro lado da Ponte
Na minha adolescência meus amigos não diziam que moravam no Estreito ou na Trindade. Tinham vergonha. Tinha um, que quando pegava o último ônibus, que o levava ao Canto, ao passar na frente do Paineiras, na saída de uma noitada, se abaixava dentro do “latão” com vergonha. Os torcedores esperam que surja um Carlito, Bráulio, Laudares ou Fernandes que nos “canteiros, na Palhoça onde se colheu tomate, revele algum repulsivo, um guri que não se abaixe, que tenha uma personalidade forte, valentia para erguer a bandeira e o escudo do Figueirense bem no alto, na Série A?
12 – Temporada da NBA
Está chegando ao fim e perdi minha aposta, de que o time de Oklahoma faria a final contra o Boston. Os “Thunder” jogaram disputando uma vaga no Oeste, e destruíram o que restava do Denver. O adversário no Oeste será o Minessota. No leste o Boston foi atropelado pelo New York, que enche o ginásio de artistas e gente famosas. Seu adversário será o Indiana.
Veja na arte como serão os confrontos:

13 – Em Imola

As provas da Formula1 voltam à Europa, e o primeiro Grande Prêmio foi realizado em Imola, o resultado foi a vitória de Verstappen, mas o líder do campeonato é Piastri que chegou em segundo. Foi o último grande prêmio realizado e Imola, local de triste memória porque foi ali, no dia primeiro de maio, que morreu Airton Senna.
14 – Açores
O time de futebol do arquipélago dos Açores que disputa a Liga Portuguesa se classificou par disputar a Liga da Europa. Carlos Alberto treinador campeão brasileiro pelo Guarani 1978, dirigiu esse time dos Açores no final de carreira.
15 – Giro de Bike

Adoro assistir corridas de bicicleta como Giro de Italia, Volta da Espanha e agouro de a França. Esta será a segunda semana do Giro e pelos resultados não há favoritos. Me deslumbro com as passagens, igrejas e prédios antigos pelas cidades e estradas que os ciclistas passam.
FIM