Portal Making Of

Nova temporada do ‘Universo Karnal’ propõe experiências e reflexões sobre cotidiano

Divulgação

A proposta da nova temporada do “Universo Karnal”, que estreia amanhã, 2, às 23h, na CNN Brasil, é refletir sobre o cotidiano por meio de experiências práticas. Para isso, o historiador, escritor e professor Leandro Karnal, sai da própria zona de conforto e encara desafios que lhe permitem vivenciar e abordar questões comuns para o autoconhecimento e a compreensão da sociedade.

Cada episódio mistura desafios, encontros e experiências. Medo, educação, longevidade, política, fake news e infidelidade são alguns os eixos da nova temporada. Temas que são abordados junto a convidados especialíssimos como Ney Matogrosso, Thiago Lacerda, Luiza Possi, Elisa Lucinda, Karol Conká, Padre Júlio Lancelotti e a Pequena Lo.

O primeiro episódio tem como tema o Medo. Individual ou coletivo, o medo é uma das emoções mais antigas e poderosas. Seja para o bem ou para o mal da humanidade. Afinal, existe medo saudável?

Neste episódio, Leandro Karnal investiga as origens desta emoção. Quando o medo é usado como mecanismo de manipulação? Quais são os nossos medos contemporâneos?

O professor enfrenta algumas faces do sentimento. Participa do treinamento do Esquadrão de Bombas da Polícia Militar de São Paulo, para saber como os policiais lidam com o medo e estresse em um trabalho onde correm risco de morte a cada operação. Também neste episódio, a cantora Luiza Possi fala sobre a fobia que tem de pombos.

Ajudam a compreender as dimensões destas emoções os especialistas Mario Eduardo Costa Pereira, professor de psicopatologia na Unicamp e Flávio Ricardo Vassoler, doutor em Teoria Literária Comparada pela USP que apresenta o medo como um dos instrumentos de dominação do livro “1984”, escrito por George Orwell.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Uma homenagem aos músicos da Ilha

Que Floripa  transformou-se em uma cidade muito musical todo mundo já percebeu. Virou programa obrigatório, por exemplo, ouvir os grupos de chorinho e samba da

Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB)

Decisão acertada

Decisão acertada. Geralmente o papel dos “vices” é secundário nos Governos, não raro ocupam apenas um cargo com pouca chance de protagonismo e sem poder

Loteamento, máquinas trabalhando

Um plano diretor e muitas irregularidades

Pelo menos isso é o que aponta o relatório do IBAMA citado por Marquito – Marcos José de Abreu Vereador de Florianópolis e Deputado Estadual eleito na sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal

Leia mais