Portal Making Of

O programa de debates que não debate

Reprodução/Youtube

O Debate Diário está perdendo a identidade. Faz tempo que o programa esportivo da CBN, no ar às 13 horas, há mais de 25 anos, deixou de lado o embate de ideias. Está mais para um programa de entrevistas entre colegas, pois o mediador passa o tempo todo colocando questões para os outros três participantes.

Na semana passada chegou a sair do estúdio para o estádio da Ressacada, para comemorar os 99 anos do Avaí. Ficaria melhor que a homenagem fosse feita, por exemplo, no programa esportivo do meio-dia e o debate mantivesse uma saudável distância do oba-oba. Foram lá debater o quê?

Nos últimos dias, o programa ainda se ressentiu da ausência de Chico Lins, em férias, substituído geralmente por Cristian de Los Santos – um ótimo repórter, que compôs para fechar o número de quatro participantes. Chico e Rodrigo Faraco, por vezes, conseguem trocar ideias interessantes, o que nem sempre acontece com os demais.

 

E daí?

A pergunta é se tem alguém interessado em melhorar o Debate Dário ou o foco é outro. Quem não tem história não sabe que o programa já teve grandes debatedores como Miguel Livramento, Paulo Brito e Lauro Búrigo, entre outros.

 

Liberou geral

Nos últimos dias, profissionais da NSC apresentaram evento na Lagoa, oficiaram casamento e deram palestra em Jurerê. Não há dúvidas que o RH liberou geral, ao contrário do que acontece em outros estados entre as afiliadas da Globo.

 

Emmy

A informação mais repetida e mais inútil que se conhece: Rede Globo indicada ao troféu Emmy.

 

Voto

Uma boa sacada do SCC meio-dia: mostrar como o eleitor deve usar a urna eletrônica. O apresentador Fernando Machado colocou no telão do estúdio o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral que simula voto na urna com o sinal característico e tudo o mais. Veja:

 

Eleição 1

São tantas as entrevistas com candidatos que elas ficaram aborrecidas por falta de novidades. Viraram tapa buraco de programação.

 

Eleição 2

Há uma insistência da mídia engajada em apresentar pesquisas eleitorais sem respaldo técnico. É o caso da Jovem Pan e da Rede SCC. O objetivo é tentar neutralizar as pesquisas Ipec e Datafolha, mas está mais para uma atitude ridícula.

 

Eleição 3

A tendência é que as pesquisas eleitorais de institutos idôneos aproximem os candidatos com a proximidade do pleito, mas não porque não querem se comprometer ou erraram a amostragem anterior. O fato é que o eleitor deixa para se decidir em cima da data, como mostram os inúmeros exemplos, como em 2018. As pesquisas sérias são reflexo do momento, mais próximo da eleição, menos eleitores indecisos, mais precisão. O resto é engajamento político.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia

O sucesso da Raquel incomoda

Raquel Krähenbül, 41 anos, é correspondente da Globo em Washington desde 2006 e ocupa posição de destaque entre os jornalistas que cobrem a Casa Branca.

Jornalistas ou influenciadores?

A desastrada experiência da Globo colocando influenciadores em vez de repórteres na transmissão do carnaval da Sapucaí não deve evitar mais experiências semelhantes. Ela, e

Boninho, o boçal

A tonelada de críticas sobre a cobertura dos desfiles na Sapucaí fariam qualquer responsável da Globo revisar a fórmula de usar influencers em vez de

O carnaval Globeleza caiu do pedestal

A Globo trocou jornalistas por influencers durante as transmissão das duas noite na Marquês de Sapucaí e se deu mal. Recebeu uma enxurrada de críticas

Carnavalescas

Já dizia o filósofo popular Nelson Ned, “na vida tudo passa, tudo passará.” E o carnaval não foge ao dito, ele vai passando diante de

Um nova crise na CNN

A CNN Brasil não consegue passar um bom tempo sem enfrentar uma crise de bastidores. A mais recente ocorreu no mês passado, o que resultou

MB TV é destaque no campeonato

Sem grande alarde de marketing, o grande destaque em mídia do catarinense 2024 é o canal MB TV – do site de jogos MagicBet777. É

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia

O sucesso da Raquel incomoda

Raquel Krähenbül, 41 anos, é correspondente da Globo em Washington desde 2006 e ocupa posição de destaque entre os jornalistas que cobrem a Casa Branca.

Jornalistas ou influenciadores?

A desastrada experiência da Globo colocando influenciadores em vez de repórteres na transmissão do carnaval da Sapucaí não deve evitar mais experiências semelhantes. Ela, e

Boninho, o boçal

A tonelada de críticas sobre a cobertura dos desfiles na Sapucaí fariam qualquer responsável da Globo revisar a fórmula de usar influencers em vez de

O carnaval Globeleza caiu do pedestal

A Globo trocou jornalistas por influencers durante as transmissão das duas noite na Marquês de Sapucaí e se deu mal. Recebeu uma enxurrada de críticas

Carnavalescas

Já dizia o filósofo popular Nelson Ned, “na vida tudo passa, tudo passará.” E o carnaval não foge ao dito, ele vai passando diante de

Um nova crise na CNN

A CNN Brasil não consegue passar um bom tempo sem enfrentar uma crise de bastidores. A mais recente ocorreu no mês passado, o que resultou

MB TV é destaque no campeonato

Sem grande alarde de marketing, o grande destaque em mídia do catarinense 2024 é o canal MB TV – do site de jogos MagicBet777. É