Portal Making Of

Pátio das Artes – “casas suspensas”, galerias de arte e foodhall

Marcelo Gomes (esq), diretor da Pedra Branca, com Guilhermo Arturo e o pai, Valério Gomes, no evento que apresentou à imprensa e convidados especiais o novo ícone da Cidade Criativa. Aliás, o lançamento do Pátio das Artes foi incrível como todo projeto deste empreendimento. Com conceito e arquitetura singular, o condomínio residencial apresenta a multiplicidade de usos e a integração com a natureza. Os espaços privativos ao ar livre, a arquitetura encantadora e a valorização da arte, em todas as suas vertentes, fazem deste um lugar sem igual.

Trata-se de um condomínio com dezenas de espaços de lazer e convivência. O Pátio das Artes contará com diferentes plantas e configurações: de estúdios a apartamentos de um, dois e três dormitórios ou suítes e, ainda, apartamentos de um andar inteiro, duplex e uma série de gardens em diferentes andares – unidades com terraços, que funcionam como casas suspensas.

O Pátio das Artes está sendo implantado em frente à Praça da Pedra e integrado ao Passeio Pedra Branca, ou seja, ocupa a última área disponível na centralidade do bairro. Por isso, é considerado a última oportunidade para quem deseja morar no coração da Cidade Pedra Branca, a poucos passos de tudo o que se precisa para o dia a dia.

O empreendimento foi apresentado em primeira mão nesta quarta-feira, 28 de junho, com a inauguração da Loja Conceito Pedra Branca, espaço sensorial criado para apresentar a trajetória de 24 anos da Pedra Branca e revelar o novo momento da empresa, totalmente conectado com as artes, em todas as suas vertentes.

Arquitetura singular

A singularidade do Pátio das Artes é percebida já pela sua fachada inovadora. “Os escalonamentos das torres, mais do que uma atitude estética, criam inúmeros terraços, que são como a continuidade das generosas vias do bairro. São praças suspensas com exuberante vegetação, que estão presentes no térreo, nas fachadas, no pátio interno e nos gardens suspensos”, afirma o arquiteto Rodrigo Marcondes Ferraz, um dos titulares do escritório paulistano FGMF Arquitetos, coautor do projeto arquitetônico do Pátio das Artes. Este é o primeiro empreendimento da FGMF em Santa Catarina, e foi projetado em parceria com a catarinense Mantovani e Rita Arquitetura.

Estímulo à convivência 

A área de lazer totaliza mais de 3.000 m², entre espaços de uso compartilhado cobertos e o pátio interno do condomínio. São dezenas de opções, incluindo novidades como galeria de arte em todos os halls de entrada, sala de artes, espaços de coworking, piscina coberta aquecida com spa e piscina externa com comprimento de uma semiolímpica. A arquitetura paisagística é assinada pela JA8 Arquitetura Viva, coautora do projeto do Passeio Pedra Branca e de outros pátios do bairro e referência na área no país.

“O projeto para as áreas externas do Pátio das Artes foi especialmente inspirado pela ideia de a arte ser a essência do lugar. Integramos um conjunto completo de atividades ao desenho que flerta com o design e com a arte para reforçar a identidade do empreendimento. Formas inusitadas em contraponto com formas puras foram nossas escolhas neste desenho”, explica a arquiteta Juliana Castro, titular da JA8 Arquitetura Viva em sociedade com a engenheira Clarice Wolowski.

Essas operações comerciais ocuparão a grande praça coberta na esquina principal do Pátio das Artes onde será implantada a Mercadoteca Pedra Branca. Trata-se de um foodhall diferenciado, com diversas operações de gastronomia em um ambiente descontraído e inovador projetado pelo escritório MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados. O escritório assina o projeto da Mercadoteca Floripa, empreendimento consagrado do Passeio Primavera. A diversidade de usos do Pátio das Artes, com importante fachada ativa, atende a um dos pilares da Cidade Criativa Pedra Branca: o estímulo à convivência e à vida urbana, com conforto e segurança

A arte como essência

Os espaços de hall das cinco torres do Pátio das Artes são tratados como galerias de arte, com a exposição de obras adquiridas pelos empreendedores a partir da curadoria da galerista Helena Fretta e da historiadora Thays Tonin, doutora em História da Arte, experientes pesquisadoras do universo artístico de Santa Catarina e do país.

Em exposição, diferentes obras de artistas locais representativos dos debates da história da arte contemporânea brasileira, como Rubens Oestroem, Clara Fernandes, Cazão e Sara Rosenberg. Com essa seleção, pretende-se demonstrar que a produção de arte no Sul do Brasil é tão importante para a construção de uma brasilidade na arquitetura e nas artes quanto qualquer outra, com a intenção de que os moradores e visitantes do Pátio das Artes sintam-se participantes do circuito cultural.

“Entendemos que o projeto do Pátio das Artes terá um valor na história da arquitetura e das artes no Brasil, pois propõe um importantíssimo – e urgente – diálogo entre profissionais das áreas de paisagismo, urbanismo, arquitetura, pensamento sustentável, artes visuais e cultura brasileira”, considera Helena Fretta.

*****

*****

Só podia ser canceriana!

Quem sopra as velinhas amanhã é a queridona Francine Canto. Feliz aniversário, Fran! Que você continue com essa vontade de transformar o mundo em um lugar melhor e mais amoroso!

*****

Gestão de marketing

A superintendente do MULTI, Sabrine Quarezemin (dir), com a paulista Mariana Rotter, que soma à equipe do open shopping e chega com a missão de consolidar ainda mais o empreendimento como referência em compras e lazer.

Mariana reside em Florianópolis desde 2014 e assume como nova gestora de marketing agora no começo do mês de julho. Com mais de 17 anos de experiência no mercado, ela, que é formada em Comunicação Social e conta com especialização em atendimento ao consumidor, já atuou em agências de livemarketing e também em uma rede de shopping. Recentemente era a responsável pela gerência de marketing em uma operação do ramo de alimentação e entretenimento em Florianópolis.

“Chego com a missão de dar sequência no trabalho desenvolvido na área de marketing, a fim de fortalecer ainda mais as ações praticadas no MULTI e fazer com que o open shopping seja cada vez mais uma referência em compras, lazer e entretenimento na Capital de SC”, destaca.

*****

Falando em MULTI…

O mês de julho começa com muito Soul, Jazz e Brasilidades no Rio Tavares, em Florianópolis. É que no sábado, dia 1º, o Scar Trio faz uma apresentação gratuita no palco do open shopping.

À frente do Trio está a cantora Scar, que inspirada por lendas como Elis Regina, Ella Fitzgerald e Etta James, começou a cantar em 2013. Com experiência em estúdio, participando de produções musicais, além de emocionar plateias em teatros, eventos corporativos e cerimônias de casamento com diferentes formações instrumentais, a cantora traz em sua voz as influências do Blues, Soul e da música Popular brasileira.

Neste projeto estão junto dela, o violinista, produtor musical e Bacharel em música pela UDESC, Israel Dutra, e o pianista e compositor uruguaio, Sebastián Zinola.

O show é gratuito e começa às 18h30, no mesmo horário iniciam as atividades com a equipe da Recreação Fuzarka.

*****

Salão do Imóvel

Um dos principais eventos do segmento imobiliário de Santa Catarina, o Salão do Imóvel já tem confirmada a presença de algumas das maiores construtoras da Grande Florianópolis. A feira ocorre entre os dias 15 e 17 de setembro, no Centrosul.

Entre as marcas que já anunciaram presença, estão RDO Empreendimentos, Lumis Construtora e Urbanismo, Beco Castelo Construções, Etaplan Engenharia e Construções, Construtora Moinho, Scire Empreendimentos, Construtora Zita, Alexandre K. Construtora e Incorporadora, MRV e Sindimóveis. A expectativa é de que mais de sete mil pessoas passem pelo evento.

Além de reunir e apresentar os principais projetos imobiliários da região, entre lançamentos e portfólios das marcas participantes, o Salão do Imóvel terá um palco para palestras sobre tendências de mercado e assuntos relacionados à arquitetura e decoração, e também a Feira Lar, com produtos para a casa.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Manualidades no Floripa Quilt

Afonso Franco, que já fez de tudo e acumula técnicas para inspirar trabalhos criativos, confirma sua presença como expositor de tecidos no Floripa Quilt e

Elas no Empreende Brazil 2024

Cada vez mais mulheres se destacam à frente de empresas, seja em negócios fundados por elas ou ocupando cargos mais altos da hierarquia das organizações.

Manualidades no Floripa Quilt

Afonso Franco, que já fez de tudo e acumula técnicas para inspirar trabalhos criativos, confirma sua presença como expositor de tecidos no Floripa Quilt e

Elas no Empreende Brazil 2024

Cada vez mais mulheres se destacam à frente de empresas, seja em negócios fundados por elas ou ocupando cargos mais altos da hierarquia das organizações.