Portal Making Of

Política se discute?

The Politician/Netflix/Divulgação

Política se discute?

Com a proximidade da eleição a gente foi ficando cada vez mais monotemático, só conversando sobre política. Então, a coluna vai falar …hum…de política! O assunto sempre rendeu boas produções, mesmo que os políticos reais costumem superar os fictícios. Selecionei alguns títulos mais recentes, mesclando abordagens sérias e cômicas, claro! Todos estão disponíveis em streaming.

Boa leitura, bons filmes, boa votação.

__________________

 

SÉRIES

Política se discute? – criação: Adam Conover  –  2022 – Netflix

O comediante Adam Conover  explorou os detalhes da política americana com um toque bem humorado em Política se Discute?. Meio série documental,  meio série de comédia, Adam pretende mostrar a burocracia em espiral que se instalou no poder executivo do governo federal. Cada episódio busca examinar uma área específica dos poderes, não apenas exemplificando através de esquetes de humor, mas também a partir de entrevistas com funcionários de setores que, provavelmente, os americanos nem imaginam que existam. Ele reflete sobre como o governo americano impacta a vida dos cidadãos, do dia-a-dia até mudanças mais radicais. (Veja o trailer/  MaxGamer)

 

 

Como se tornar um tirano – 6 episódios – 2019 – Netflix

Não, não é um curso para  ensinar tirania! A cada episódio, a série documental retrata de forma irônica a trajetória dos mais notórios ditadores da história e suas táticas para chegarem ao poder e lá se manter indefinidamente. Começa com Adolf Hitler, passa por Stalin, Sadam Hussein e chega até o legado da Coreia do Norte, servindo de alerta para identificar comportamentos padrão nesse tipo de “política”. A narração é de Peter Dinklage, conhecido por sua interpretação de Tyrion Lannister em Game of Thrones.

Reprodução/Divulgação

 

Veep –  7 temporadas – HBO

Já falei na coluna que essa é uma das minhas séries de humor favoritas! Inovadora, debochada, mostra os bastidores da vice-presidente americana Selina Meyer, personagem fictícia brilhantemente criada por Julia Louis-Dreyfus (da série Seinfeld). O texto é ótimo, mas o elenco é melhor ainda. Serve para a política de lá, daqui e todo lugar…

Reprodução/Divulgação

 

The Politician – 1ª temporada – 7 episódios –  2019 – Netflix

O investimento da Netflix na produção dessa série foi maior que a repercussão. A história acompanha Payton Hobart, um estudante de Santa Bárbara, que desde os sete anos sabe que vai ser presidente dos Estados Unidos. Mas primeiro, ele terá que percorrer o cenário político mais traiçoeiro de todos, o do Saint Sebastian High School.

A série foi criada pelo prestigiado Ryan Murphy e descrita como uma comédia com um viés social. Cada uma das temporadas será focada em uma corrida eleitoral em que ele se envolve. Ben Platt é o jovem ambicioso, mas o elenco traz nomes importantes como Jessica Lange, Gwyneth Paltrow e Bette Midler.

Reprodução/Divulgação

__________________

 

FILMES

A era dos gigantes – Direção: Maurício Costa- 2016 –Prime Vídeo

Era dos Gigantes (On The Shoulders of Giants) é um documentário sobre os oito anos da política externa do governo do presidente Lula. Samuel Pinheiro Guimarães, Celso Amorim do lado do governo e Rubem Barbosa e Luiz Felipe Lampréia do lado da oposição foram os personagens escalados para falar dos fatos e relações que a política externa de Lula causaram. Além de jornalistas, professores e o próprio Lula falam no filme.

Os realizadores deixam claro que não há nenhum envolvimento partidário. Nem a favor, nem contra a visão apresentada. E tentam dar espaço a diferentes vozes. A questão central do roteiro é se a política externa do governo Lula defendia a interesses próprios, da sua orientação política ou se defendia interesses do país? E passa por vários eventos de impacto que a política externa brasileira protagonizou entre 2003 e 2010. (infos: Fundação P.Abramo)

Reprodução/Divulgação

 

El Pepe – uma vida suprema – direção: Emir Kusturica – 2018 – Netflix/Mubi

O ótimo cineasta sérvio construiu um documentário intimista em torno de um dos principais líderes latino-americanos das últimas décadas, Pepe Mujica. O ex-presidente uruguaio conta das lições que aprendeu na prisão, onde esteve durante a ditadura militar, seus ideais e visão de futuro. Mujica aparece na sua casa simples do sítio, onde planta e colhe. As filmagens começaram nos últimos dias de seu governo, em 2014, e foram finalizadas quatro anos depois. Na época, Pepe tinha 80 anos. (Na foto, Kusturica e Mujica)

Na Netflix está disponível também o filme “Uma noite em doze anos”, contando o período do cárcere de Mujica e outros presos políticos, nos anos 70. No elenco está o ator argentino Chino Darín, filho do super star Ricardo Darín.

Reprodução/Divulgação

 

O exercício do poder – direção: Pierre Schoeller – 2012 – Inmovision (Prime Vídeo)

Esta produção francesa recebeu vários prêmios. Um dos elogios que se faz a ela é não ser panfletária ou doutrinária, apenas conta a história do Ministro dos Transportes Bertrand Saint-Jean  que é acordado com uma notícia perturbadora em plena noite pelo diretor do seu escritório. Um ônibus repleto de crianças acabara de cair num penhasco. Ele vai até o local e começa assim o périplo na vida de um político, entre correria, luta de poderes, negociações, crise econômica. É preciso lidar com tudo, ao mesmo tempo. Quais sacrifícios ele está prestes a fazer para conservar seu cargo e sua integridade?

Reprodução/Divulgação

 

Encantado – O Brasil em desencanto – direção: Filipe Galvón – 2020- Prime

Essa é a visão de um brasileiro morando no exterior sobre os últimos anos da política no Brasil. O diretor deixa isso bem claro logo no início. Produzido na França, o documentário retrata o contexto político e social do Brasil desde a eleição de Lula em 2002, até a eleição presidencial de  Jair Bolsonaro, em 2018.

Parece-me interessante fazer essa retrospectiva no momento em que estamos às vésperas de mais uma mudança.

Reprodução/Divulgação

__________________

 

EXTRA PAUTA

Quem é fã de cinema tem um programa imperdível nos próximos dias: começou ontem (22) e vai até 28 de setembro, a 26° edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul –FAM. Haverá mostras de longas, curtas, produções infanto-juvenis, documentários e ficção, produzidos no Brasil, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai e Argentina, entre outros. O Festival inclui oficinas, palestras e conversas sobre o audiovisual. Faço parte do júri de Curtas Catarinenses, um espaço importante para a produção local.

Veja toda a programação do FAM aqui.

__________________

Hasta la vista, baby!

cronica

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: