Portal Making Of

Qualificação para o mercado audiovisual

Qualificação para o mercado audiovisual

Não tem como escapar, hoje quase todo mundo está imerso em um universo online que é feito tanto de imagem quanto de sons. O audiovisual tem ganhado cada vez mais força e espaço no mundo, principalmente nesse momento em que as pessoas estão redirecionando muitos trabalhos para o meio virtual. Por isso a coluna de hoje é dedicada a esse assunto, por saber de tantas pessoas que estáo em busca de qualificação não só para TV e Cinema, quanto para a vida em geral.

 

Foi pensando em democratizar o conhecimento e reunir pessoas que buscam se especializar na área que a Plural Filmes, produtora de audiovisual com renomados produtos no mercado, lança a PluralTec, com aulas ao vivo e gravadas, possibilitando aprofundar aprendizados em conteúdos mais técnicos e desmitificar teorias.

 

Ao todo, serão 20 cursos com 24h de duração. Desenvolvida por professores, profissionais, técnicos e acadêmicos da área, PluralTec propõe uma imersão nas diferentes linhas temáticas, combinando aulas síncronas e assíncronas, divididas em 5 temas: Audiovisual é Técnica; Audiovisual é Arte e Crítica; Audiovisual Para Todos; Audiovisual é Contar Histórias; Audiovisual é Cidadania.

 

“A PluralTec é uma oportunidade para que pessoas deste Brasil plural em experiências e regionalidades se encontrem virtualmente para pensar, debater e discutir sobre o audiovisual. Propomos linhas temáticas que vão do assunto mais específico, como “ferramentas para o uso do foco na dramaturgia” até a ‘política e a estética das imagens’, passando pela “prática de inscrição de projetos culturais em editais de fomento”, comenta Ralf Tambke, um dos criadores da PluralTec e que dará o curso “A Iluminação para a Cinematografia”.

 

A documentarista e realizadora audiovisual, que junto com Ralf é sócia fundadora da produtora de conteúdo independente Plural Filmes, será professora no curso “Dirigindo o Real: Realização do Documentário, da Criação à Montagem”. Ela fala sobre a PluralTec:

 

“Pensamos em trabalhar com várias frentes de conhecimento e somar um público bem diversificado, desde os que já atuam no audiovisual e que buscam ampliar os conhecimentos, até quem é cinéfilo e gostaria de compreender mais a linguagem audiovisual. Também são cursos voltados para quem tem uma ideia de um documentário mas não sabe o que fazer para transformar em filme, ou, ainda, como escolas e professores podem utilizar o audiovisual na aplicação da lei 10.639/11.645, de combate ao racismo. Há cursos ainda para quem quer aprender como melhorar a sua imagem e do seu negócio, se utilizando da ferramenta audiovisual. Fomos somando um grupo potente de professores, de distintas formações, canalizando a energia para oferecermos cursos que de fato intensifiquem os conhecimentos de profissionais e cidadãos.”

 

“A criação de um Núcleo de Formação Audiovisual – a PluralTec – foi um grande desafio para a equipe da Plural Filmes. “Nosso objetivo é democratizar o conhecimento audiovisual, fornecendo conteúdo de qualidade para estudantes e profissionais da área e atingirmos também um público de outras áreas, como artistas, jornalistas, arquitetos, professores, etc”, diz Hélio Levcovitz, que coordena a comunicação da PluralTec. “Nossa experiência em sala de aula nos ajudou a traduzir o ensino presencial para o EAD, que deve permanecer daqui para frente com muita força em todas as áreas de ensino. Com um time de professores experientes, pretendemos oferecer a maior diversidade possível de conhecimento de qualidade para alunos de todo Brasil.”

 

 

 Cursos

As inscrições podem ser feitas através do site www.plural.tec.br e, quem adquirir qualquer curso da PluralTec, terá o benefício de poder usufruir de um acesso gratuito ao conteúdo da Tamanduá TV – plataforma de streaming do Canal Curta que oferece séries e filmes sobre música, arte, cultura, história e muito mais. Os cursos que serão lançados neste primeiro momento, são:

 

–   “Antes e depois do ‘Ação’, a interpretação para o audiovisual”, com Ana Cecília Costa

 

O curso propõe uma análise dos diversos elementos da linguagem audiovisual, tomando como foco o trabalho do ator. Para isso, apresentará como funciona o processo de criação em cinema e televisão, abordando as relações entre a atuação e os elementos do audiovisual.

 

–   “Da Literatura ao Cinema, do Cinema à Literatura” com Demétrio Panarotto

 

O ponto de partida do curso é a Literatura e o modo como a narrativa (o romance burguês) do século XIX influencia o cinema, o conceito de adaptação – a partir de uma construção histórica e teórica.

 

–   “Ferramentas Conceituais e Práticas de Análise Fílmica” com Dilma Juliano e Daniel Medeiros

 

O eixo central está na exposição de ferramentas teóricas e práticas que auxiliem na construção da crítica sobre o audiovisual. O curso vai proporcionar reflexões sobre a história do cinema e da crítica e sobre a estrutura fílmica, para permitir a análise crítica sobre o cinema e a ficção seriada.

 

–   “História da Arte – Transformações Estéticas e a Política das Imagens” com Ana Carolina Cernicchiaro

 

Uma reflexão sobre a história da arte, discutindo as funções que a arte exerceu na sociedade, as relações entre arte e poder, história da arte e colonialismo, representações de gênero, classe e raça, arte e resistência.

 

–   “Do Lado de Dentro – A Produção Audiovisual” com Ricardo Karam

 

Partindo dos desafios da produção executiva, a ideia das oficinas é de incentivar a criatividade e o poder de decisão entre os participantes, fazendo com que possam cultivar senso de trabalho em equipe, criando situações reais de obstáculos que se apresentam em uma produção audiovisual.

 

–   “O Minuto que Foi – Da Ideia a Exibição” com Yasser Socarrás González

 

Curso de criação audiovisual que propõe a realização de um filme de um minuto, a partir de um mergulho no processo, desde a ideia até a exibição. Durante o curso os participantes terão a oportunidade de vivenciar as diferentes etapas de realização audiovisual a partir de exercícios práticos, culminando na exibição do filme de 1 minuto produzido durante o curso.

 

–   “Dirigindo o Real: realização do documentário, da criação à montagem” com Marcia Paraiso e Glauco Broering.

Capacitar o aluno a conhecer as etapas de produção de um documentário, desde o entendimento como cinema, passando pela escrita, roteiro, pesquisa, projeto, produção, entrevista, filmagem, decupagem, montagem, finalização e exibição/entrega.

A partir de outubro, a historiadora Cláudia Mogadouro, que é formadora audiovisual de professores da rede municipal de SP, fará debates quinzenais intitulados de “Janela Aberta para o Cinema”, sobre filmes do Canal Curta e da Tamanduá TV. As datas deste, assim como de outros cursos, serão divulgadas em breve nos nossos canais de comunicação.

 

Inscrições:  www.plural.tec.br

Instagram: @pluraltec

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Ronaldo Fraga na Ilha

Ronaldo Fraga, um dos nomes mais importantes da moda nacional, já está na cidade. Chegou mais cedo para curtir uns dias com os filhos Ludovico

Vindima 2024

Ah… chegou a época linda da Vindima! Um momento que não é apenas de trabalho árduo, mas também uma celebração da colheita e do vinho