Portal Making Of

Queda do poder aquisitivo

Foto: Pixabay

A inflação rouba o poder de compra, faz o consumidor priorizar despesas e mata negócios. O dinheiro vai se apequenando diante das necessidades, forçando o consumidor a escolher entre itens básicos como comprar comida ou o gás para cozinhar. Uma situação de necessidade extrema. Para quem não vive essa realidade, talvez seja difícil fazer um exercício de empatia para se colocar no lugar no outro, por isso, antes de elogiar um governo que mantém uma política econômica medíocre  e excludente, atenha-se ao fato que os Governos passam, mas é “essa gente” que continua lutando para sobreviver.

De acordo com dados oficiais do IBGE, o IPCA do mês de referência (fevereiro de 2022) foi de 01,01%. Esse percentual se refere ao mês de fevereiro de 2022 e é o mais recente da série histórica. Já no acumulado dos últimos 12 meses (até fevereiro), o valor é de 10,54%.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Notas da semana

Empresa & negócios: destaques da economia catarinense na semana.

Fábrica de São José cresce 200%

Há 4 anos no mercado, o Açaí Mineirinho, fábrica de São José que produz e distribui cremes e polpas da fruta, iniciou as atividades em 2018 produzindo 100 litros por dia, chega a abril de 2022 com capacidade para produzir até 15 toneladas diárias.

Estreia no mercado de franquias

A marca 1401 TEA, fundada por mãe e filha, a chocolatier Jacqueline Ferrari e a especialista em chás e blends Larissa Ferrari, estreou no mercado

Menos imposto

A assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a redução do ICMS para leite, farinha e alimentos de bares e restaurantes.

Vetos a cultura

Vetos de Bolsonaro a projetos de lei para a cultura prejudicam a retomada do setor.

Aumento do Gás

Gás natural pode ficar até 37% mais caro em Santa Catarina em em 1º de julho.