Portal Making Of

Quem controla a informação

Foto: Reprodução/Freepik

A retirada momentânea do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, suspendeu o debate quase insano que dominou a mídia nas últimas semanas. De um lado, boa parte da imprensa em apoio  – mirando sem dúvidas a possível remuneração pela circulação na internet do material que produz, e de outro, a direita, acusando o texto de censura, pois iria limitar a postagem de informações com vicio de origem e sua multiplicação através de robôs – pratica que usualmente rende votos em eleições.

Um dos pontos cruciais do Projeto é a constituição de uma autarquia privada, que iria examinar o que é fake News, gerando a base para multas para os que desrespeitarem a lei.

Obvio que aí está um ponto chave e altamente discutível, pois esse grupo de pessoas estará acima de tudo o que publica hoje. Quem serão esses juízes supremos da informação? Será possível escolher pessoas com zero interesse político?

 

Mídia x internet

O debate vai continuar, porque é justo que se coloque um basta ao noticiário mais degradante que a internet carrega.

Enquanto isso não acontece, tem que haver uma seleção natural da web News, uma “terra de ninguém” que não deixa de ser  o reflexo da sociedade.

As pessoas é que devem se dar conta do que é fake News para não caírem nas garras dos espertos. Infelizmente, o que cada mais se vê são gente lendo e compartilhando  todo o tipo de bobagens.

 

Cabo

Foto: Divulgação/CNN Brasil

Na semana que passou, a TV a cabo esteve ligadíssima nos fatos relevantes, em especial os dados pescados do celular do coronel Cid, o ex-faz de tudo de Bolsonaro.

Coube a Daniela Lima, da CNN, comandar o noticiário, obtendo dados em primazia, deixando a GloboNews em segundo plano.

 

Os lados

Está cada vez mais claro: a GloboNews sempre que possível veicula notícias e opiniões favoráveis ao atual governo; a Jovem Pan contra e a CNN a mais isenta possível.

 

Escritores

Como esta coluna já registrou, um combate futuro entre a TV Globo – líder de audiência no País – e as plataformas de streaming pelo segmento das novelas.

Atores e escritores que foram formados pela Globo e depois dispensados por eles, estão sendo contratados para a  guerra de folhetins.

Segundo o colunista de UOL Sandro Nascimento escreveu ontem, a emissora está revendo a decisão de contratar escritores apenas por projeto e deve mandar o modelo de contrato fixo de dezenas de profissionais para evitar a debandada para o streaming.

 

Corte

Por falar em Globo, as demissões recentes que atingiram cerca de 500 profissionais continuarão sendo feitas apenas pontualmente em maio. O objetivo de cortar 20 por cento da folha salarial foi atingido.

 

Esporte

Making of recebe a partir de hoje a coluna de Carlos Alberto Ferreira, para tratar de assuntos do futebol dentro e fora de campo. É um prazer ter a companhia dele, um colega com o qual dividir grandes momentos da CBN Diário.

Carlos Alberto se soma ao time que já tem na área esportiva Paulo Brito, que produz a coluna mais criativa da cidade.

 

Tempo

Foto: Reprodução/Freepik

A previsão do tempo continua sendo bastante imprecisa. Anunciam chuva, dá sol.

É imprevisão do tempo.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A chinelada de Gabeira na apresentadora

Os apresentadores da manhã na Globo News voltaram a agitar as redes sociais, depois que Daniela Lima foi retrucada por Fernando Gabeira na semana passada.

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É