Portal Making Of

Quem criar fato novo, ganha a eleição em Santa Catarina

Reprodução

Algumas conclusões imediatas da pesquisa Ipec – ex-Ibope – divulgada ontem à noite, pela NSC: os comitês eleitorais entraram em polvorosa com o empate técnico para governador: Jorginho Melo e Moisés, com 20%, Esperidião Amin, com 15%, Gean Loureiro, com 14% e Décio Lima, 10%. Haverá segundo turno, mas quem serão os dois candidatos?

A segunda conclusão da noite mal dormida nas equipes dos candidatos: eram fakes ou não algumas pesquisas divulgadas até agora que mostravam disparadas de candidatos. Uma da Jovem Pan News, do Instituto Mapa, bem conhecido na praça, dava Jorginho Melo com 32%, mais do que o dobro de Moisés, com 15%.

Outra, divulgada pelo jornalista do Oeste do Estado, Marcelo Lula, de um certo instituto Tulipa, já mostrava Gean Loureiro em primeiro lugar, com 21,6% de intenções de voto, Jorginho Melo em segundo, com 18,93%, e Moisés com 18,93%. É um empate técnico, mas há sutileza na disposição dos candidatos.

 

Foco

Só que não há mais espaço para dúvidas: as campanhas têm que esquecer as pesquisas encomendadas para valorizar certos candidatos e focar na de maior credibilidade, a do Ipec, e montar as estratégias finais baseadas nela. Deverá sair mais uma, próxima ao debate da NSC, se seguir os modelos anteriores, mas daí, já na véspera do pleito será o prognóstico – a previsão dos prováveis vencedores.

E sobre o último debate, na última data possível, antes da eleição, na NSC, se seguir os modelos anteriores terá pouca influência no eleitor. Quem vê esse tipo de programa já está com voto definido. O indeciso e de menor escolaridade só vai se definir no último momento mesmo, em cima do pleito. Assim, as campanhas têm de hoje até o debate para criarem um fato novo e saírem do empate técnico.

 

Muro

Uma observação final sobre a pesquisa do IPEC: o nome dela é em cima do muro. O Ipec não se comprometeu ao não cravar um candidato mais bem colocado do que outro .

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Uma certa dose de notícias

O jornalismo não muda a realidade. É o espelho dela. Quando se houve proposta de jornalismo propositivo, estão querendo propor não jogar a luz sobre

Nova demissão enfraquece a CNN

Daniela Lima deixou de ser a rainha das tardes da CNN para ser uma das estrelas da GloboNews. A mudança foi rápida. Ela disse  na

CNN e a má notícia

Não é bom quando a mídia vira notícia da mídia e pior ainda quando ela é negativa. É o caso da CNN Brasil, cujo slogan

Deus salve os jornalistas!

A primeira notícia da demissão de Cecília Flesch, do programa “Em Ponto” da GloboNews dizia o motivo como sendo “ter falado mal da TV Globo

O rádio vive

Desde que se instalou no Brasil nos anos 1950, o rádio sofreu muitas ameaças, com previsões pessimistas tipo não sobreviver a era da televisão e

Jornalismo celebrante

É como um vírus que em algum momento entrou no meio jornalístico e acabou sem remédio: o desejo de apresentar eventos, cerimônias e celebrar casamentos

Quem controla a informação

A retirada momentânea do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, suspendeu o debate quase insano que dominou a mídia nas últimas

A chinelada de Gabeira na apresentadora

Os apresentadores da manhã na Globo News voltaram a agitar as redes sociais, depois que Daniela Lima foi retrucada por Fernando Gabeira na semana passada.

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É