Portal Making Of

Riscos da desindexação do salário mínimo, aposentadorias e pensões

sem dinheiro, bolsos vazios
Foto / Crédito: Pixabay

O que pode  acontecer com o salário mínimo, aposentadorias e pensões se não houver a garantia de reajuste anual pela inflação:

O salário mínimo, aposentadorias e pensões não serão reajustados pela inflação a partir de 2023. A medida está nos planos do atual Governo e foi confirmada por Paulo Guedes, Ministro da Economia. O problema é que perto das eleições pode ser um tiro no pé do eleitor e eleitora cuja renda e o poder aquisitivo dependem destes aumentos. Mesmo tentando desmentir a notícia, Bolsonaro confirmou a desindexação em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.

O que isso significa? Desindexar os reajustes do salário mínimo, aposentadorias e pensões da inflação implica em não oferecer garantia de aumento, muito a possibilidade de aumento real. Consequentemente, o salário mínimo, aposentadorias e pensões podem perder poder aquisitivo ao longo dos próximos anos, achatando ainda mais o poder de compra da população, além de servir de freio ao consumo e, consequentemente, ao crescimento da economia.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Impactos da interdição na BR-470

Impactos da interdição na BR-470. Em nota oficial, a Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) expressa

Prêmios e prisões agitam Santa Catarina

A Importância da escolha consciente nas eleições municipais Santa Catarina ganhou destaque nacional na última semana, porém, com notícias contrastantes. Enquanto os municípios de Treviso,

Corrupção que asfixia

MP denuncia 14 empresários e agentes públicos suspeitos de envolvimento na compra dos respiradores fantasmas