Famosa pelos vinhos coloniais que produz, a cidade de Nova Trento demonstra que pode passar a receber plantações comerciais de uvas finas como Chardonnay, Pinot Noir e Marselan. Um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Estudos da Uva e do Vinho (Neuvin) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vem testando estas variedades desde agosto do ano passado, com resultados promissores.
O cultivo em uma região de baixa altitude (se comparada à Serra de Santa Catarina e Vale dos Vinhedos) é possível, segundo o professor Alberto Brighenti, graças à cobertura plástica dos parreirais.
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NOVO PLANO
Gran Cru/Divulgação
Uma das principais empresas de venda de vinhos do país está criando um novo plano de fidelização. A “assinatura de créditos” da Gran Cru permite que os clientes escolham entre quatro valores mensais fixos (R$ 200, R$ 500, R$ 1.000 ou R$ 2.500), que são convertidos em saldo nas lojas físicas ou online.
Em cada uma das quatro categorias, os assinantes ainda ganham um crédito adicional e 15% de desconto em qualquer compra, fora acesso antecipado a lançamentos da marca, produtos exclusivos e cursos online e presenciais. Um exemplo: o plano Grand 500, garante saldo de R$ 500 mais um crédito bônus de R$ 60 e 15% de desconto. Ou seja, o crédito final passa a ser de R$ 660. Nas modalidades 200 e 500, os créditos são válidos por seis meses, enquanto na Grand 1.000 são 12 meses e na 2.500, 24 meses.
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PORTO EM LATA
Taylors/Divulgação
Seguindo uma tendência de facilitar a vida do consumidor com os Ready To Drink (RTD), produtores portugueses estão lançando o “portonics”, são bebidas à base de vinho do porto e água tônica em latas de 250 mililitros. Uma das empresas que está investindo no modelo é a Taylor´s com seu Taylor’s Chip Dry & Tonic (foto) – na prática uma mistura de vinho do porto branco seco e água tônica. A bebida tem 5,5% de volume de álcool.
A Sogrape, outra empresa portuguesa, está investindo no Offley, de olho no rejuvenescimento do público da marca. “Os ready-to-drink (RTD), sobretudo em lata, são uma tendência mundial de consumo”, diz em comunicado João Gomes da Silva, Chief Marketing & Sales Officer da Sogrape.
Quem também está promovendo a substituição do gin pelo vinho do porto é a Cockburn´s, que tem até receita do drink.
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VALENTINE´S DAY
Cerveja Blumenau/Divulgação
A tradicional (e premiada) Frida Blond Ale, produzida pela Cerveja Blumenau, recebeu uma nova edição. O lote especial, comemorativo ao Dia dos Namorados, recebeu adição de framboesa e um toque de baunilha, mas mantém os 7,3% de teor alcoólico. É o segundo ano que a empresa lança o produto temático, mas desta vez com uma mudança mais significativa no rótulo, que abandonou temporariamente a personagem feminina (Frida) para dar espaço ao casal que melhor representa os apaixonados: Romeu e Julieta. A bebida harmoniza bem com queijos azuis, pratos levemente adocicados e sobremesas como o tradicional Petit Gateau.
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SAZONAL
Petra/Divulgação
Cervejaria Petra está lançando um rótulo sazonal. É a Kellerbier, tradicional “cerveja de porão”, elaborada a partir da receita de uma Märzen (mas poderia ser uma Pilsen ou Helles). A cerveja tem 6,3% de teor alcoólico e 22 IBU. Segundo o material de divulgação da cervejaria “com equilíbrio entre amargor e corpo médio, traz no paladar a percepção da cerveja não filtrada com notas de lúpulo, malte e fermentação, que resultam em sensações de frescor e consistência macia na língua. O sabor residual é de uma cerveja fresca e com amargor nobre, que permanece agradável até o próximo gole”.
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CONSUMO EM ALTA
A venda de cerveja no Brasil cresceu 5,3% em 2020, na comparação com 2019 – um desempenho na contramão do mercado mundial e da maioria dos segmentos da economia brasileira (com queda de 4,1% no PIB). Segundo levantamento da Euromonitor, com dados da Kantar, o percentual de brasileiros com mais de 18 anos que consumiu cerveja em casa atingiu marca recorde de 68,6%. O principal motivo seria a pandemia, que levou o brasileiro a beber em casa, já que bares e restaurantes sofreram sérias restrições de funcionamento. Foi o melhor desempenho em seis anos, com consumo de 13,3 bilhões de litros, perdendo apenas para 2014, ano em que o país sediou a Copa do Mundo. O levantamento mostra que o faturamento das cervejarias cresceu 9,9% na comparação com 2019 – com as vendas de cerveja no varejo totalizando um mercado de R$ 184,5 bilhões.
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DESAFIO
Arapuru/Divulgação
Quais os futuros clássicos da coquetelaria brasileira? O gin Arapurú pretende responder a esta dúvida com um desafio a bartenders de todo país. As inscrições para a 2ª. Edição do Desafio Arapurú seguem até o dia 14 de junho, exclusivamente para profissionais da área, que tenham mais de 20 anos de idade. O evento é totalmente online. Os candidatos vão ter que elaborar uma receita e gravar um vídeo com um coquetel que seja uma homenagem à cultura e à arte brasileira.
Ao final do desafio, serão selecionados cinco participantes que receberão um prêmio no valor de R$ 1.000, uma fotografia profissional do drinque selecionado, uma birdy assinada pelo Erik Lorincz e condições especiais para implementar o drink escolhido no bar de atuação. Além disso, os 15 primeiros participantes ganharão uma vaga no curso Mixologia Brasileira, ministrado pelo mixologista Marco De La Roche.