22.6 C
fpolis
22.6 C
fpolis
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

MODERNIDADE E CACHAÇA

Últimas notícias
MODERNIDADE E CACHAÇA
Thiago Lima/Divulgação

Um concurso para promover e modernizar a cachaça catarinense. A ideia foi da sommelier Liz Vargas, que idealizou e coordenou um concurso cultural para promover a bebida e testar novas e modernas combinações de sabores. Bartenders foram provocados a criar ou fazer a releitura de drinques clássicos, mas sempre valorizando o destilado catarinense como ingrediente principal. O Campeonato Online Cachaça de SC recebeu 97 inscrições e contou com apoio da Associação Catarinense dos Produtores de Aguardente e Cachaça de Qualidade (Acapacq).

O Observatório da Gastronomia, plataforma que apoia e divulga a rede de gastronomia da Grande Florianópolis, ajudou a promover o concurso, e fez uma reportagem que mostra o trabalho dos cinco finalistas.

O vencedor foi o drink O Viajante (foto), que utilizou como base a cachaça Casa Petro, produzida em Balneário Piçarras e envelhecida em barris de jequitibá. Os demais ingredientes e a forma de preparo você confere nas redes sociais do Tiago Lima, que é barman do Entremares Sushi.

Liz diz que este foi o primeiro de uma série de eventos. “O #movimentocachaçasc está apenas começando e projetos para criar novas experiências de consumo com cachaça já estão em construção”.  

_____

HAJA LATA


Reprodução Mosquita Muerta/Bacardi/Martini

De olho na praticidade (e no público jovem e descolado) novos lançamentos de bebidas prontas para beber (RDT) acabam de chegar ao mercado. A Bacardi-Martini lançou o vermute Martini Fiero & Tonic em lata, além dos gins Bombay Bramble & Tonic e Bombay Sapphire & Tonic. As bebidas têm entre 4,5% e 6,5% de álcool e preços alinhados com um target mais jovem: de 2 a 3 Euros (o valor está em Euro porque, por enquanto, os produtos estão disponíveis apenas no mercado europeu).

Entre as vinícolas, quem também embarcou nessa tendência foi a argentina Mosquita Muerta, que colocou em latas os espumantes Extra Brut e Extra Brut Rosé. A intenção é facilitar o consumo, principalmente ao ar livre.


Sauza/Divulgação

Já a Sauza (marca da Beam Suntory) apresentou uma água com gás, saborizada com essência de fruta natural e “enriquecida” com tequila. O produto tem 5% de teor alcoólico. A ação faz parte de uma estratégia de ampliar ainda mais o portfólio da empresa, que já comprou uma marca de coquetéis pré-misturados, além de ter lançado outros produtos em lata como o seltzers Hornitos Tequila e Jim Beam Highballs.

_____

NOVIDADES NO MERCADO CERVEJEIRO


Daniela Cachin/Divulgação

Com passagens pela Heineken e Pepsi, Daniela Cachin (foto) acaba de ser anunciada como presidente da Future Beverages, divisão de produtos da Ambev dedicada a alcoólicos que não sejam cerveja. A unidade estreia com oito marcas, entre elas os vinhos Blasfemia, Dante Robino e Sommer; as mistas Beats e Isla; e a de hard seltzer Mike’s. No comunicado à imprensa a empresa diz que a missão da nova unidade de negócio é “imprimir um ritmo de inovação e criação de novas categorias, além de encantar novos consumidores e consumidoras que hoje ainda não são atendidos pelo portfólio da Ambev”.

Já FEMSA e Andina, duas engarrafadoras da Coca-Cola, acabam de adquirir a cerveja Therezópolis. O movimento faz parte da estratégia da Coca-Cola de completar o portfólio no Brasil, após a mudança de distribuição da Heineken. O comunicado para o mercado afirma que a transação está sujeita às condições habituais de aprovações e deverá ser concluída durante o terceiro trimestre de 2021. O valor do negócio não foi divulgado.


Anner/Divulgação

No Rio Grande do Sul, a cervejaria Anner começa na semana que vem a distribuição da cerveja Libertadora. A Red Ale tem 7,6% de teor alcoólico e é produzida pela Anner. A ideia é marcar os 15 anos da primeira Libertadores da América. O produto vai estar disponível também pela internet, na loja do clube. Segundo o departamento de marketing, outros produtos devem ser lançados ao longo do ano para marcar outros feitos do clube.

_____

SOB A LUZ DA LUA


Hendrick´s/Divulgação

Por falar em lançamentos, a Hendrick’s apresentou uma edição limitada, criada pela destiladora Lesley Gracie. O Hendrick´s Lunar (que sucede o Hendrick´s Floral, lançado na metade de 2019) foi idealizado – veja só – “através de um processo influenciado pela luz celestial lunar”. Claro que há uma boa dose de marketing no lançamento, mas o fato é que a senhora Gracie é conhecida por praticar jardinagem durante a noite e cuidar das plantas sob a luz da lua.

“Há um aroma rico a flores perfumadas à noite e, ao fundo, podemos quase perceber a explosão refrescante de frutas cítricas. Como eu disse, é uma sensação. Há algo mágico sobre o céu à noite e sobre a partilha dessa experiência com aqueles que nos são mais próximos, e este gin envolve essa sensação num copo”, descreve a destiladora.

O rótulo manteve algumas características que lembram um tradicional Hendrick´s, mas com um tom azulado – bem característico de uma noite de luar. Por enquanto o produto é encontrado apenas no mercado inglês.

Avatar photo
Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
Mais notícias para você
Últimas notícias

MDB é o primeiro partido a oficializar o apoio à reeleição de Topázio Neto em Florianópolis

Em setembro de 2023 o MDB estadual organizou um grande encontro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, para confirmar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }