Portal Making Of

Série especial crimes digitais: Como se proteger

Série especial crimes digitais: Como se proteger

Quanto mais perto do Natal e da virada do ano, maior a correria para dar conta de tudo. É muito movimento em todas as direções e a cabeça voa igual ao vento, muitas vezes mudando de direção a qualquer momento. E com a cabeça ao vento, menos atenção e cuidados na hora das compras, sejam pelos meios físicos ou digitais. E nesse correr, os ataques dos criminosos faz aumentar a proporção de golpes. Este mês a coluna está oferecendo serviço para evitar os transtornos e conta com a ajuda do especialista em inteligência criminal, Thiago de Miranda Coutinho. Hoje, saiba como proteger melhor seus dispositivos eletrônicos de possíveis ataques. E logo abaixo os demais assuntos da coluna de hoje.

Crimes virtuais, aprenda a proteger seu celular

Na coluna da semana passada (aqui), abordamos o cenário de crescentes registros dos crimes virtuais em Santa Catarina. Inclusive, citamos quais os golpes mais comuns.

Por isso, especialmente com o Natal chegando, é preciso redobrar a atenção pois, a cada dia, surgem novos tipos de golpes virtuais e, quase sempre, os ataques se dão por meio do smartphone da vítima.

Assim, como prometido, vamos dar algumas dicas de prevenção para você leitor da Coluna Gente e Lugares. Vamos a elas:

CLONAGEM DO WHATSAPP:

Os golpistas fazem um contato persuasivo para te induzir a fornecer o chamado “Código Verificador” de 6 dígitos (que é enviado por SMS). Nessas horas, sobra criatividade pelos diversos artifícios adotados na empreitada.

Os exemplos práticos são norteados tanto por abordagens “positivas” (quando a aceitação da oferta geraria vantagens ou ganhos) como “negativas” (onde a negação ensejaria perdas).

Cotidianamente, os bandidos se passam por instituições financeiras sob a alegação de encerramento de conta se não houver uma “atualização cadastral”. Também usual, o pretexto de promoção de um programa de milhas que “irá expirar” se não houver a “migração da pontuação”.

DICAS: Nunca repasse seu “Código Verificador” (de 6 dígitos) a terceiros, desconfie desse tipo de contato por telefone e, ainda, averigue se tal solicitação (por este canal) é prática comum da referida empresa.

FALSO PERFIL (DUPLICAÇÃO) DE WHATSAPP:

Um número desconhecido (ostentando a foto de um amigo ou parente seu) faz contato alegando ser essa pessoa conhecida. Os malfeitores simplesmente copiam a foto de alguém, captam informações nas redes sociais sobre o ciclo de relacionamento dessa pessoa e, usando de uma conta qualquer de WhatsApp, se passam por aquele indivíduo conhecido. A intenção é, de algum modo, pedir dinheiro “emprestado” com certo senso de urgência.

DICAS: Desconfie e ligue imediatamente para o número que você já possuía daquela pessoa. Certifique-se, ainda, sobre a suposta situação narrada. Isso também serve para os casos de “falso sequestro”, por exemplo.

FRAUDES EM COMPRAS PELA INTERNET:

Esses golpes vêm travestidos de promoções imperdíveis, com preços incrivelmente baixos e condições de pagamento especialíssimas! Sempre com senso de urgência (“só hoje”).

DICAS: Cheque se o site é verdadeiro (oficial da marca / loja), principalmente se o endereço no navegador está correto. Faça uma pesquisa de preços em buscadores (comparadores de preços) conhecidos para analisar os valores médios de mercado. Além disso, analise se há erros de digitação ou ortografia no texto.

CLONAGEM DE CARTÃO DE CRÉDITO:

Como mencionado na coluna da semana passada, o fraudador pode fotografar rapidamente os dados do seu cartão se ele tiver acesso fisicamente a ele. Assim, passará a fazer compras na internet em seu nome. Infelizmente, isso pode ser feito tanto por vendedores, entregadores ou prestadores de serviço que você nem desconfiaria.

Porém, mesmo sem o acesso físico, o seu cartão pode ser clonado! Tal situação ocorre por meio de um leitor adulterado em algum caixa eletrônico (ou máquina de cartão), por exemplo; ou ainda, através de falsos sites de compras.

DICAS: Procure caixas eletrônicos em locais seguros, com grande circulação de pessoas e com vigilância. Além disso, observe se não há nenhuma anormalidade no dispositivo onde se insere o cartão. Quanto às lojas, fique atento no momento do pagamento e opte pelo sistema de aproximação. Não entregue seu cartão a terceiros (pois rapidamente eles podem fotografar os dados do seu cartão). Por fim, solicite ao seu banco o serviço de envio de SMS para lhe informar a cada vez que houver movimentação em sua conta. O custo é baixo e ajuda a monitorar eventuais usos indevidos.

Mas afinal de contas, qual a melhor forma de proteger seu celular dessa verdadeira “pandemia criminosa”?

Como já elencamos, é preciso ter muita atenção e uma dose extra de desconfiança quando se fala em crimes virtuais, especialmente com relação a mensagens e ligações recebidas no seu smartphone.

Além disso, há ferramentas que vão deixar o seu telefone móvel mais seguro e com uma “camada extra” de proteção. Vamos direto ao ponto:

1-    ANTIVÍRUS NO CELULAR:

Instale um software (antivírus) conhecido no seu celular. Há várias boas opções de empresas “famosas” no mercado, inclusive gratuitas. Tanto para o sistema Android, como para o IOS, esse cuidado é indispensável nos dias atuais. Afinal de contas, nosso celular é um verdadeiro “computador de mão”.

2-    VERIFICAÇÃO DE DUAS ETAPAS NO WHATSAPP:

Trata-se de uma ótima ferramenta de proteção! Ative-a, pois ela é uma espécie de mecanismo de segurança que vai dificultar o acesso não autorizado ao seu smartphone quando (se) a sua senha for violada.

Abaixo, elencamos o passo a passo dessa instalação. Confira:

INSTALAÇÃO EM SISTEMA ANDROID:

1)    No seu smartphone vá em “Configurações”, clique em “Google” e depois em “Gerenciar sua conta do Google” (no canto direito);

2)    Já na tela de gerenciamento, clique em “Segurança” e depois em “Como fazer login no Google”;

3)    Na sequência, acesse “Verificação em duas etapas” onde será aberta uma nova tela explicando todo o procedimento e, depois aperte no botão “Primeiros Passos”, momento em que será solicitado que você refaça o login;

4)    Feito isso, o Google vai identificar qual aparelho está sendo usado em então, você deve escolher (ou confirmar) o aparelho de sua preferência selecionando o “Continuar”.

5)    A seguir, informe o seu número telefone para o Google oferecer uma opção de backup. Nesse momento vão ser oferecidas duas opções de envio do Código:  SMS ou Chamada telefônica. Escolha e clique em “Enviar”.

6)    Pronto! A verificação em duas etapas está ativa.

 INSTALAÇÃO EM SISTEMA IOS (iPhone):

1)    No seu iPhone vá em “Ajustes / Configurações” na barra inferior do seu Whatsapp.

2)    Depois, clique em “Conta” e, depois, “Confirmação em duas etapas”;

3)    Selecione “Ativar” e escolha um PIN (senha) de acesso;

4)    Por fim, cadastre um e-mail para emergência e pronto! Protocolo realizado.

Espero que estas dicas tenham sido úteis a você. Na semana que vem, às vésperas do Natal, nós vamos te dar várias dicas sobre as falsas promoções e ainda mais detalhes acerca dos principais tipos de fraudes praticadas nessa época do ano.

Forte abraço e até lá!


THIAGO DE MIRANDA COUTINHO – @thiago_dm_coutinho
especialista em Inteligência Criminal

 

SUZANINHA, ALEGRIA DA VIDA


DRAG SUZANINHA/foto DIVULGAÇÃO    

Talento, arte, dedicação, empoderamento, e tudo mais que soma para o respeito e inclusão. Assim tem sido a vida do ator/artista Arthur Gomes, a Drag Suzaninha, que nas últimas semanas tirou sorrisos e ajudou a criar o ambiente de apoio à cultura no Franz Cabaret, em Florianópolis. Suzaninha vai além, ela é uma ativista permanente das causas que envolvem a arte drag. Com graduação em artes cênicas, estuda e ensina sobre sexualidade e gênero, com mestrado em literatura e pesquisa em arte drag. Um lindo e útil currículo para uma sociedade mais plural, no caminho da conscientização sobre a beleza da diversidade e um mundo melhor. E todo esse currículo ganha força e sustentação quando Suzaninha entra em cena, forte, informada e poderosa. Toda sua força vem traduzida em cores, gestos, palavras, humor e muita empatia na comunicação com o público.

Arthur nasceu em Chapecó, mas foi em Florianópolis que desenvolveu sua formação de ator e cantor, participando de peças de teatro, criando seus personagens, fazendo filmes, apresentando eventos, desenvolvendo seu discurso e prática de inclusão da arte drag no universo artístico.

Um dos trabalhos mais significativos de Arthur/Suzaninha é dentro de empresas que desejam um ambiente de produção e resultados através da diversidade de seus funcionários. Suzaninha vai às empresas e faz treinamentos envolvendo a direção e os funcionários, com a finalidade maior de tornar os espaços de trabalho mais humanos e acolhedores. “Nós Somos é uma plataforma, uma startup que trabalha com a diversidade, fazendo ações com empresas nacionais e internacionais, discutindo a inclusão no trabalho. A sociedade é diversa, o emprego é diverso e queremos espaços de trabalho mais seguros para a identidade de gênero e o resultado para as empresas”, afirma com muita clareza e propriedade a entusiasta da alegria, a amorosa e divertida Drag Suzaninha. Tem mais sobre a Suzaninha lá no seu instagram, onde com ela o melhor remédio é o sorriso – @risotril.


arte e inclusão com  SUZANINHA/fotos DIVULGAÇÃO

 

NÃO CONSIGO RESPIRAR

O artista Sérgio Adriano H, que vive entre Joinville, onde nasceu em 1975, e São Paulo, realiza até 4 de abril de 2022, a mostra individual “Não Consigo Respirar”, na Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA Museu, em Itu (SP). Criado em 2018 pelo artista e colecionador que lhe empresta o nome, é um prestigiado espaço de arte contemporânea. Na exposição, que referencia a morte de George Floyd, o negro que em 2020, nos Estados Unidos, foi sufocado até a morte por um policial branco, as obras discutem o crime de racismo, uma violência enraizada na sociedade brasileira e que frequentemente aparece em falas do cotidiano, “serviço de preto”, “preto de alma branca”, “branco de alma preta”. Engajado, Sérgio põe sua arte a serviço de conscientização e por mudanças de dados, como os que aparecem no “Atlas da Violência” (2019) que aponta que 75% das vítimas de homicídio no Brasil são negras, a proporção mais alta da década, segundo estudo do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança divulgado em 2019.


SÉRGIO ADRIANO H  e suas /foto DIVULGAÇÃO
@sergio_adriano_h

 

BALANÇO PARA ADULTOS


BALANÇO DO TEMPO da arquiteta JULIANA CASTRO/foto JOANA MOREIRA

Acostumada a trabalhar a paisagem urbana com soluções verdes, a arquiteta e paisagista Juliana Castro, do escritório JA8 Arquitetura Viva, com sede em Florianópolis, sempre foi muito de observar e estudar o espaço antes de propor ou criar um projeto de paisagismo em praças e jardins mais humanizados. Com o desenho do Balanço Tempo não foi diferente. Nos playgrounds ela percebeu que apenas crianças podiam brincar nos balanços. Foi aí que surgiu a vontade de possibilitar que adultos também pudessem usufruir do momento especial do balançar. “A ideia foi democratizar o brincar no espaço público”, explica. O lançamento do brinquedo no mercado nacional ocorreu na semana passada em São Paulo, na Galeria Botânica, em parceria com a Metalco Brasil.

 

CANAL NUHUEVO


foto CRISTINA GALLO

Um novo canal digital de cultura, artes e entretenimento está no ar a partir de Florianópolis, através do YouTube. O canal foi idealizado pela produtora cultural Crica Gadotti e a diretora de arte Renata Isabella. Nuhuevo é um espaço de conexões e transmissão de conteúdos dentro do universo cultural, com foco na produção de Florianópolis, dos artistas que aqui circulam. O conceito do canal une o NU, que é despir preconceitos, rótulos e padrões e “huevo”, ovo, em espanhol, que transporta a criação, renovação e transformação. Durante todo o mês de dezembro, sempre às terças e quintas, Renata e Crica vão apresentar oito episódios no Canal, cada um com um tema e convidados especiais. O projeto foi aprovado no edital de Apoio às Culturas do Fundo Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. O canal pode ser acessado aqui


CRICA GADOTTI e RENATA ISABELLA/foto CRISTINA GALLO

 

Por hoje é isso, mas na próxima semana estou aqui na sua companhia. No Instagram você me encontra em @anselmoprada.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: