Portal Making Of

Uma reportagem a elogiar: outra, a lamentar

Reprodução/Globoplay

Nesta época de frio, a serra catarinense vira tema constante na mídia nacional. A neve, chuva congelada e até geada viram alegria dos turistas, alguns vindos de longe. Muitos repórteres, elegantes e com roupas adequadas, com seus cinegrafistas bem abrigados, conseguem imagens belíssimas, multiplicando o interesse turístico pela região.

E, como já se sabe há muito tempo, a serra catarinense deixa a desejar no acolhimento aos visitantes, tanto em hotéis como em restaurantes e áreas de lazer.

As reportagens da TV normalmente não mostram esse outro lado, criando a sensação para quem não conhece a região, que tudo é uma maravilha. Uma honrosa exceção é o caso recente  da repórter Schaina Marcon, da NSC, recém contratada, que ao mostrar o lado lírico do terrível frio de Urupema, mostrou também a praça principal em obras, decepcionando totalmente os turistas.

Nesse caso, o poder público não foi rápido o suficiente para providenciar a reforma da praça antes do início da temporada. O que se lamenta.

 

A lamentar também

Reprodução

Já o novato repórter João Paulo Cardoso, recém saído da Band, que vem adotando um estilo participativo, foi mal semana passada ao exagerar na execução de uma ideia. De roupa e sapato, deitou-se no colchão que um sem teto iria ocupar mais tarde em São José, e se cobriu com uma manta, colocando-se em uma situação de desfavorecido.

O rapaz jamais poderia transmitir a sensação de quem iria deitar ali mais tarde, em uma situação de tristeza, de carência e abandono, em um ginásio de esportes. Isso é só para quem sofre.

 

Jovem Pan

Depois de duas horas de críticas diretas aos ministros do STF, especialmente a Alexandre de Moraes, e a todo aquele que questiona os atos de Jair Bolsonaro; de colocar as quintas-feiras ao vivo as lives do presidente; de defender todas as teorias negacionistas possíveis; a Jovem Pan News coloca uma mensagem que a opinião dos comentaristas não reflete necessariamente a opinião do grupo.

Soa bastante estranho isso, pois na verdade o conteúdo é indissociável da imagem da empresa, mesmo reconhecendo o direito da emissora de ter colaboradores defendendo ideias ultradireitistas.

Nesse contexto, nada isento, compreende-se porque o candidato Lula já avisou que não vai participar de debate na Jovem Pan.

 

Jornalistas surpresos

Recentes opiniões de jornalista regional decano em política têm merecido comentários negativamente surpresos até dos colegas em redes sociais. A última dele, que em outros tempos também foi a favor do falecido kit covid, é detonar as urnas eletrônicas dizendo que elas são de 25 anos atrás.

O enredo é o mesmo dos seguidores bolsonaristas, desacreditar o processo eleitoral e provocar o caos entre poderes, para mais tarde justificar o resultado do pleito. Dos envolvidos na eleição com receio quem sabe de no futuro perder o foro privilegiado, até se entende esse procedimento – embora inaceitável – mas do jornalista é incompreensível.

 

ACAERT

O primeiro congresso da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV – Acaert depois da pandemia começou ontem à noite no centro de eventos da Capital. Making Of esteve lá testemunhando a palestra de abertura do vice-presidente, Hamilton Mourão. Muito hábil, Mourão elogiou o governador  Carlos Moisés, a gestão das contas do Estado e reconheceu os problemas de infraestrutura, em especial estradas. O vice é bom de discurso, mas apresentar soluções não é com ele.

Já o congresso tem tudo para ser um sucesso.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia