Setembro 22, 2021

Vai pra Piri

Vai pra Piri
Pirenópolis (GO)/ FOTO DIVULGAÇÃO

Sabe aquele lugar que te convidam para viajar e que você pouco ou quase nada ouviu falar? Mas basta uma pesquisa rápida e surge de imediato o interesse de conhecer? Pirenópolis, em Goiás, é um desses lugares do Brasil profundo, ainda em descoberta, mas já conhecido por muitos brasileiros e turistas do mundo todo.

A pequena cidade, rodeada pelo sertão, calor e terra avermelhada, é um exemplo da união de empresários, comerciantes, entidades comunitárias e outros setores, todos com o mesmo objetivo, fazer do lugar um polo turístico charmoso e de qualidade no centro do Brasil. E olha que Pirenópolis já existe há bastante tempo, desde 1853, fundada por colonizadores portugueses. 

O nome vem dos Pireneus, acervos patrimoniais do Centro-Oeste goiano. A cidade fica perto de Brasília e Goiânia; e Pirenópolis tem aeroporto próprio.

Mas pegar a estrada para chegar a Piri, como é popularmente chamada, é uma jornada muito interessante. No caminho, a paisagem é curiosa, com horizonte a perder de vista, vegetação e a vida agreste do cerrado pulsando ao modo sertanejo.

Aos arredores de Piri, um roteiro de cachoeiras é a salvação para o calor, que nesta época chega aos 36 graus, e céu encoberto pela fumaça das queimadas, o que deixa tudo com jeito de fotografia amarelada pelo tempo, tipo efeito dos aplicativos para dar um toque de antigo nas fotos atuais. A cachoeira mais famosa é a Abade, com a maior queda d'água e piscina natural para um mergulho gelado e revigorante. Mas no caminho há outras cachoeiras que valem a pena uma parada, um mergulho, nadar e muitas fotos legais, cenários bonitos não faltam.

No centro histórico de Pirenópolis, as atrações são variadas, como a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, o Cine Pireneus, a Ponte Rio das Almas, os museus da Cavalhada e do Divino e outros pontos cheios de tradição e história. A pavimentação das ruas chama atenção pelo uso de pedras de quartzito, originais da região, que tornam o ladrilhamento do centro da cidade mais uma riqueza do patrimônio.

As cavalhadas são jogos medievais encenados por cavaleiros mascarados, que de algum modo se associa à Festa do Divino Espírito Santo, também uma tradição do folclore herdado dos portugueses, muito semelhante as nossas festas do Divino no litoral catarinense.

E claro, não pode ser esquecida a Rua do Lazer, que fica mais alegre à noite, com seus bares, restaurantes com comida típica, música ao vivo e iluminação especial.

Para quem gosta de artesanato, a cidade é cheia de lojinhas em casas antigas, com criações impecáveis e variadas. Há dezenas de pousadas charmosas em edificações históricas que deixam a gente com aquela vontade de morar numa delas e viver um tempo na tranquilidade de Pirenópolis.

Na próxima semana conheça a única fazenda do turismo sertanejo em Goiás.  


Pirenópolis (GO) - Centro Histórico, Cachoeira do Abade e cena da Cavalhada/ fotos DIVULGAÇÃO

 

BATERIAS NA RUA


ORQUESTRA DE BATERIAS DE FLORIANÓPOLIS/ foto TOIA OLIVEIRA

@orquestradebaterias

Um dos eventos mais importantes da cultura catarinense, com repercussão nacional e internacional, está de volta depois dos impactos causados pela pandemia.

E já tem data e local definidos para 2021. A Orquestra de Baterias de Florianópolis, que já começou a ser formada, se apresenta no dia 5 de dezembro, em frente à Catedral Metropolitana.    

Com apresentações gratuitas desde 2013, a Orquestra de Baterias de Florianópolis reúne bateristas de diversas idades, músicos e musicistas, profissionais e amadores.

Em 2019, a Orquestra de Baterias teve um recorde de 590 bateristas e foi realizada na Passarela do Samba.

A última apresentação com público foi em janeiro de 2020, em uma edição especial na Ponte Hercílio Luz. Adaptada ao período pandêmico, foi realizada uma edição virtual, com a participação de músicos de diversos lugares do mundo.

O projeto Orquestra de Baterias 2021 é uma realização do Instituto Maratona Cultural e promete reunir aquele público imenso que acompanha as edições e vibra com o espetáculo dos bateristas. Sem dúvida, um evento muito especial para abrir a programação da temporada de verão e celebrar a proximidade do Natal e da virada do ano.

 

SAMBA E PARCERIAS NOTÁVEIS


cantora PAULA MEL/ foto STUDIO FAYA

De Portugal para dar um tempo em Floripa, sem deixar de lado a carreira de cantora. Pelo contrário, Paula Mel, nascida em Belém do Pará, firmou base na capital catarinense para continuar seu projeto de cantar música popular brasileira, mais precisamente os ritmos e letras do samba. Após dez anos morando em Lisboa, Paula e o marido, o compositor e arranjador Marcos Sá, resolveram trocar de estilo musical e de cidade, levando em conta que hoje as coisas se resolvem com a tecnologia, facilitando a escolha pela carreira e pela qualidade de vida.

Paula começou no Rock devido a parceria com o marido e letras compostas por Marcos Sá em inglês. Mas chegou um momento que sentiram a necessidade de sair do inglês para o português e colocar a voz de Paula em canções populares e das raízes brasileiras. O mais recente trabalho é "Definição", gravada em parceria com Jorge Aragão, samba que fala de paixão avassaladora, que mexe com o corpo e a alma.

Antes disso, Paula gravou recentemente com o Grupo Revelação a música "Pode Poder", samba que fala sobre regar o amor para crescer. As duas gravações podem ser vistas em clipes  no YouTube. As parcerias não param, Paula Mel acabou de gravar com Maria Rita a música e o clipe "Um Sol", que será lançado ainda este ano.

Sobre shows, estão nos planos e tudo depende das condições sanitárias para receber o público pelo Brasil e fora. Mas dando tudo certo, logo poderemos ver Paula Mel ao vivo em Floripa.

Os trabalhos de Paula Mel, além do YouTube, estão também no Spotify.

@_Paula Mel_


PAULA MEL com JORGE ARAGÃO e o marido MARCOS SÁ
fotos RICARDO BRUNINI e STEFANO RAPHAEL

 

SENTIMENTOS NA PANDEMIA

Pesquisar o medo da morte e transformar os sentimentos em arte tem sido parte do trabalho do médico e artista plástico, Canfield/SK, que mora em Jaraguá do Sul, Norte catarinense.

Segundo ele, como médico não pode errar, mas como artista entende o erro como uma forma de chegar ao acaso de suas obras. As mais recentes telas do artista estão numa exposição aberta no final de semana na Vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, que está completando 20 anos de atividades.

São 25 telas e uma instalação composta por cinco objetos gigantescos suspensos no teto.  Intitulada de "Memento Mori/Carpe Diem", as obras foram criadas durante a pandemia. De acordo com o pesquisador de arte Inácio Carreira, as obras exprimem e expõem o inconsciente, fazendo aflorar os sentimentos de medo, desespero, dúvida, finitude, estupor e estupefação. A exposição, que tem curadoria de Edson Busch Machado, segue até 21 de novembro na Galeria de Arte Villa Francioni.


obras do artista CANFIELD/SK       

 

EM AÇÃO

+ Plural Filmes abre inscrições para cursos de qualificação para o setor audiovisual. São 20 cursos, com carga horária de 24 horas, mesclando aulas virtuais ao vivo e outras gravadas. A PluralTec quer oportunizar o ensino das diversas técnicas e olhares sobre a produção de conteúdos audiovisuais. As inscrições podem ser feitas pelo site www.plural.tec.br e os interessados terão acesso a séries e filmes sobre arte, cultura, música, entre outros gêneros.

+ Começa amanhã (23 de Setembro) a 25a edição do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul), uma maratona de filmes, documentários, oficinas, debates e negócios. Este ano o FAM vem com o tema "Reflexão", sobre tudo o que está acontecendo no mundo, com destaque para a pandemia. Segue até o dia 29 e todas as informações estão em www.famdetodos.com.br. 

+ Chega a Santa Catarina o Instituto Capitalismo Consciente Brasil, que estimula empreendedores e líderes a aplicarem os princípios do capitalismo consciente em suas organizações, com foco em reduzir as desigualdades. O lançamento da filial acontece hoje (quarta-feira, 22) das 17h às 18h30, com o primeiro Talk Consciente da região. O evento terá abertura de Dario Neto, Diretor Geral do Instituto Capitalismo Consciente, e uma conversa com Márcio Fernandes, uma das grandes lideranças no mundo dos negócios. Para participar basta acessar https://www.ccbrasil.cc/.

+ CASAHALL Design District lança a quarta edição da semana de design catarinense, um espaço de troca, conhecimento e conversa. O evento em formato híbrido está confirmado para ocorrer a partir de hoje até sexta (22 a 24 de setembro)  e receberá uma plateia formada por 30 convidados por dia, na sala de eventos e nas lojas do complexo em Balneário Camboriú. As entrevistas serão transmitidas ao vivo pelo Instagram @casahalldesigndistrict e no canal do CASAHALL no YouTube.

+ A moda ao vivo, numa retomada dos desfiles presenciais. O Villa Romana Shopping, em Florianópolis, realiza hoje, a partir das 18:30 horas, o Fashion Show Desfile, reunindo as principais marcas com lojas no shopping. Programação no site www.villaromanashopping.com.br e atenção para os protocolos sanitários e as formas de participar.

 

Por hoje é isso, bem-vinda Primavera, que possamos colorir nossos corações e renovar as energias.

Tags:
Gente lugares colunista making of anselmo prada
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Tudo pela vida

Outubro 13, 2021
Exclusivo

EXUPÉRY NA ILHA

Outubro 06, 2021
Exclusivo

Na defesa da boa estética

Setembro 29, 2021

Anselmo Prada

Anselmo Prada

Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com e WhatsApp (48)99163-6710.

  • Instagram

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!