Portal Making Of

Vetos a cultura

Camerata Florianópolis. Crédito: Janine Alves (acervo pessoal)

Mais de 900 mil trabalhadores do setor cultural foram afetados pela pandemia em 2020.  A retomada de eventos em 2021recuperou 300 mil postos de trabalho, mas de acordo com dados do Instituto de Economia Aplicada – IPEA, o número está longe do nível de emprego pré-crise sanitária. No entanto, mesmo assim o Presidente Jair Bolsonaro segue sua cruzada contra a cultura e, em pouco mais de um mês, vetou dois projetos de lei importantes e que poderiam impulsionar a retomada tão esperada pelo setor. O cunho do veto parece ser ideológico, enquanto os reflexos são de reais para a economia, e atingem a geração de emprego e renda para a população e para os artistas.

Há um mês, Jair Bolsonaro vetou o projeto de lei, conhecido como Lei Paulo Gustavo, que propunha o repasse de R$ 3,8 bilhões para o enfrentamento dos efeitos da pandemia sobre o setor cultural. O ator e humorista Paulo Gustavo também foi vítima da Covid-19 — sua morte completou um ano nesta quarta-feira (4). E Nesta quinta-feira o

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente a nova Lei Aldir Blanc, conforme decisão publicada na edição desta quinta-feira (5) do  “Diário Oficial da União (DOU)”. O Senado havia aprovado o texto, que transferia recursos a estados e municípios para que estes financiassem iniciativas culturais. Pelo texto, a União repassaria anualmente R$ 3 bilhões aos governos estaduais e municipais, durante cinco anos. O músico Aldir Blanc, que morreu em 2020 por complicações da Covid-19.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Saindo do vermelho!

Consulte o CPF e negocie suas dívidas com até 99% de desconto. O Feirão do Serasa foi prorrogado até o dia 20 de dezembro, aproveite para consultar o seu CPF e verificar se há alguma dívida ativa em seu nome.

Promoção fake news!

Dicas para não fazer papel de bobo e comprar gato por lebre nas “promoções” de final de ano.

SOS Rodovias!

Porque investir nas rodovias federais de Santa Catarina também é uma questão de justiça distributiva. Exija mudanças! Participe do Movimento SC Não Pode Parar e do abaixo-assinado. Com a participação de todos podemos ir mais longe e por estradas mais segu

Na agenda

Eventos que acontecem nesse final de semana e movimentam a Capital.

Movimentando o Estado

Inauguração do maior espaço para a tecnologia do Estado, maiores do Sul, exemplo de ação, prêmio inédito e muito mais.

Opositores são terroristas?

Projeto de lei em trâmite na Câmara dos Deputados permite ao governo enquadrar opositores como terroristas. O que isso significa para a democracia?

Pix Saque e Pix Troco

Pix Saque e Pix Troco, uma opção para sacar dinheiro além do caixa eletrônico e agência bancária. Entenda como funciona:

Festa da Virada!

Pelo menos 20 capitais brasileiras decidiram não fazer a festa de Réveillon neste ano devido à pandemia de Covid-19.

Construção em ritmo acelerado

Crescimento, fusão e projetos personalizados são as apostas para conquistar novas fatias de mercado na construção civil.

Tempo de “vacas magras”

O consumo de carne caiu 5% em 2020 passando para 36 kg por pessoa. Esse é o menor nível desde 2008. Trata-se também do 4º ano seguido de queda. Entenda porque o consumo está caindo: