Portal Making Of

Política fracassada

Foto: Palácio Itamaraty, Brasileira. Crédito: Pixabay

Há cerca de 100 dias das eleições presidenciais a falta de uma política econômica ainda é o calcanhar de Aquiles para a reeleição de Jair Bolsonaro.

O Ministro da Economia Paulo Guedes reverenciado no início do mandato presidencial como aquele que resolve tudo, ficou conhecido como o “Posto Ipiranga”, mas ao longo do tempo, a frente de um dos mais importantes ministérios para um país, deu sinais de fraqueza diante da postura incerta do Presidente em temas relevantes como a contenção da Pandemia os direcionamentos norteadores da economia.  Guedes segue a cartilha do livre mercado, enquanto Bolsonaro prioriza questões irrelevantes como o combate ao comunismo, ao meio ambiente, a ciência, a educação e a cultura, sendo estes quatro últimos alicerces importantes para o desenvolvimento sustentável de qualquer nação minimamente comprometida. O resultado desse descompasso chega ao mercado com a inflação galopante, desvalorização do real, desemprego, aumento da fome e uma crise de credibilidade que repercute além das fronteiras do país.

A trajetória do Ministro na defesa de sua política ultraliberal e do livre mercado são marcadas pela falta de uma política econômica, tanto que há poucos dias Guedes participou de uma live pedindo aos donos de supermercado que não aumentassem mais os preços dos produtos, endossando o pedido feito na mesma ocasião por Bolsonaro. Com este posicionamento, o Ministro  não conseguiu fazer frente a política de preços da Petrobrás e os aumentos sucessivos dos combustíveis ou ainda ao promover sua principal bandeira: a privatização de tudo o que for possível. Na reta final do atual Governo a ação mais recente de privatização da Eletrobras foi massacrada pelo aumento de 63,7% anunciado essa semana para a bandeira vermelha.

O reajuste entra em vigor em 1º de julho e é válido até meados de 2023, porém vai ser nos meses de seca e de calor que essa conta vai chegar no bolso já massacrado dos consumidores residenciais e industriais. Antes da privatização, especialistas apontaram para o impacto sobre o preço das tarifas, fato “desprezado pela equipe econômica”. A lição que fica nestes dias que antecedem a eleição Presidencial reforçam a necessidade de se colocar no cargo máximo do país alguém preparado para lidar com a economia, que tenha e divulgue um plano de Governo consistente e que coloque o país como prioridade. Governar para grupos de interesses é a forma mais evidente de uma política fracassada.  Basta ir ao supermercado ou a um posto de combustível para entender na prática o que isso significa.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Catarinenses em Lisboa

O grupo, organizado pelo Startup SC, projeto do Sebrae de Santa Catarina, utilizou o evento como uma alavanca para criação de parcerias e expansão global.

Detector de mentiras já!

Mentir para o mercado e aos olhos dos investidores é dar um tiro na credibilidade do país. Os investidores estão bem informados, tem assessores competentes e a verdade está a um clique de distância e mesmo assim ele insiste em fazer isso. Quer saber quem?

Charlatanismo insano

A eleição de 2018 dividiu o país e a pandemia aumentou o abismo entre os dois lados de forma insana, pois também fez crescer as notícias falsas para dar respaldo à pautas absurdas. Veja como você pode ter sido enganado por um charlatão no link:

Sem crise

Sem crise! Os resultados de Santa Catarina confirmam os bons ventos que sopram sobre o mercado imobiliário.

Compra por impulso ou planejada?

O planejamento das compras pode evitar a compra por impulso e o peso do arrependimento no bolso. Até porque não necessariamente a oferta anunciada é uma oferta de fato. Veja algumas dicas para planejar as compras e evitar arrependimentos no link a seguir:

Estado vegetativo

Vacinação em massa e a queda no número de mortes por Covid-19 são fortes evidências do controle da pandemia, mesmo assim os ataques a ciência e a vacina persistem.

Foto: Posse Diretoria da Acate / Crédito: Divulgação.

Meta elevada

Fique por dentro: posse da Diretoria da Acate, telemedicina nas empresas, resultados positivos, presença catarinense em reunião dos Brics e novo hospital no centro de Florianópolis.

Foto: Urna Eletrônica / Crédito: Internet.

De olho nas eleições 2

A credibilidade se constrói com ações concretas e com o propósito de longo prazo, mas para o setor de comunicação também pela importante missão de

Lição de casa e notas da semana

Lição de casa. A morte de uma criança em Florianópolis a espera da UTI comoveu a opinião pública esta semana. Ontem o Ministério Público de

Caíram os vetos

A derrubada dos vetos pelo às leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo pelo Congresso deve ser comemorada como uma vitória do povo brasileiro.

Conhecimento de Causa

Ângela Amin, a Deputada/PP, comemorou essa semana a aprovação do destaque de emenda de sua autoria para suprimir o artigo 59-A do Projeto de Lei

Emburrecimento coletivo

A pressão das eleições sobre as contas nacionais e o perigoso efeito rebote da Pec Kamicaze aprovado pelo Governo Federal.