Portal Making Of

A cruzada entre a inflação e a taxa de juros

Inflação, gráfico, c'redito: Pixabay

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou os juros para 12,75% ao ano, o maior nível desde fevereiro de 2017. Essa é a décima alta consecutiva aplicada pelo BC à taxa Selic desde o início do aumento da inflação, em março de 2021. A taxa chegou a ter o menor valor histórico de 2% em agosto de 2020 para impulsionar a economia e os reflexos negativos da pandemia. O aumento da taxa de juros é uma tentativa para frear a inflação, cuja taxa em 12 meses até março subiu para 11,30%, a maior desde outubro de 2003. Os preços tiveram uma nova alta após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro, atingindo diretamente o valor do combustível e dos alimentos, porém na espiral dos aumentos consecutivos dos combustíveis e os impactos progressivos na cadeia produtiva tendem a manter a inflação em níveis elevados.

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos também elevou a taxa básica de juros para 1% ao ano. Este é o maior aumento em 22 anos, em meio à inflação recorde no país. Em março, a inflação chegou ao nível mais alto em 40 anos, de 8,5%, impulsionada pela guerra na Ucrânia. A tendência segue também em outros países como a Inglaterra cuja projeção da inflação para todo o ano de 2022 saiu de 5,75% e foi para 10,25%, fazendo o Banco da Inglaterra (BoE) elevar as taxas de juros para 1%. Mas por aqui o aumento da taxa de juros é mais amargo e tende a oprimir ainda mais a cambaleando economia doméstica.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Planos de saúde! Sem cobertura…

Superior Tribunal de Justiça – STJ decide a favor do rol taxativo mitigado (lista máxima de procedimentos) desobrigando as operadoras de saúde a cobrir os tratamentos que estão fora da lista da Agência  Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Segurem os preços!

Segurem os preços! Com a inflação acumulada de 11,73% nos dos 12 últimos de acordo com o IPCA, o Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro

Consumidor à deriva

Muitas empresas precisam de um choque de gestão e reestruturação de processos para dar conta dos problemas antes que eles aconteçam, no entanto, preferem terceirizar os ouvidos e dificultar a vida dos clientes.

Novidades e oportunidades no mercado

Destaques na coluna de hoje: bom atendimento, inovação para imobiliária, evento importante, descarte correto de lâmpadas e dia do meio ambiente.

Metaverso imobiliário

Conheça a primeira construtora de Santa Catarina a criar o próprio metaverso, tecnologia que mistura internet e realidade virtual.

Notas da semana

Empresa & negócios: destaques da economia catarinense na semana.