Portal Making Of

A despedida de um gentleman

test

Pensei por um tempo em como deveria ser o foco desse texto sobre a saída do Mário Motta da NSC, anunciada ontem de maneira não convencional. A primeira abordagem poderia ser sobre os 25 anos que fomos colegas, que coincidem com o desenvolvimento profissional dele.

Quando cheguei à RBS TV, Mário já estava lá, quando saí, ele continuou, até ontem, fechando 36 anos. Nesse período de gestão, Mário se consolidou no Jornal do Almoço, a ponto de se confundir com sua história. E voou além, ao mediar vários debates eleitorais onde sua credibilidade contou muito para manter o respeito entre os debatedores e às regras do programa.

Quando a CBN Diário foi inaugurada, Mário foi o primeiro escolhido como âncora do Notícia da Manhã, onde ficou até ontem. Outros 25 anos de história.

História é história e ninguém pode apagar, embora alguns gostariam disso.

A outra versão

Nessa longa carreira profissional, Mário seguiu sempre com dignidade, simpatia e respeito dos colegas. Mas, chega um momento para todos, que é hora de mudar o rumo. E no aspecto pragmático, a hora da despedida do Mário é boa para ele e boa para a NSC.

Para ele, obviamente, se eleito deputado estadual, sai por cima, indo cumprir papel para o qual parece ter vocação. Um bom motivo para sair, sem dúvida.

Para a empresa, porque precisa renovar o Jornal do Almoço – e não deveria ficar apenas no âncora que sai – e alterar a programação da manhã na CBN Diário, que pelo terceiro mês consecutivo está abaixo do Ibope da Jovem Pan News no FM.

Embora esse desejo de mudar, a NSC não tomou a inciativa de liberar Mário Motta, o que lhe traria custos institucionais e financeiros com uma rescisão. Isso ficou claro quando, ontem, a empresa se esquivou de se posicionar sobre a despedida de Mário, enfatizando que era desejo pessoal dele.

Foram os colegas que organizaram emocionadas despedidas nas redes sociais, uma espécie de desagravo velado à frieza da empresa. A NSC se revela a fazer coisas como ninguém faz.

Nesta sexta-feira, Mário deixa de ser um homem da Comunicação para tentar ser um político. É um caminho sem volta, onde sinceramente desejo que se adapte e continue prestando serviços à comunidade. Está no sangue, desde quando era um garoto artista de circo.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Ziriguidum!

Carnaval é bom mesmo para quem desfila em bloco ou em escola de samba. E também para quem trabalha em busca de receita extra. Para

Jornalismo de nariz arrebitado

Entrevistas coletivas e o plenário e gabinetes da Assembleia são passarelas por onde desfilam muitos jornalistas de nariz arrebitado. São como novos ricos que se

Microfone e política não se misturam

Radialistas e jornalistas que ocupam microfones e se candidatam pela primeira vez a cargos políticos, se elegem até com facilidade. Na última leva, isso aconteceu

Robô ou não robô, eis a questão

Desde que foi descoberto pelas pessoas no final do ano passado, o ChatGPT -um robô provido de inteligência artificial – está aos poucos virando o

A Jovem Pan News derrete

A Jovem Pan mantinha um histórico de atuação jornalística desde que foi fundada em 1942, mas nos últimos anos virou o fio e se transformou

Debate Diário, 25 anos

Quando o Debate Diário da rádio CBN for ao ar hoje, 19, estará cumprindo uma marca histórica do mais duradouro programa do rádio catarinense: 25

Fehlberg

Quando morre um jornalista morre um pouco da História. As histórias que ele ouviu e contou, mas que eventualmente testemunhou, mas teve que se abster.

Um dia comum para começar o ano

Há várias razões para estar escrevendo em 2 de janeiro de 2023, porém a mais significativa delas é que não fui um dos ganhadores dos

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia