Portal Making Of

A revolução do microcrédito

Foto: Financiamento de casa popular, Banco da Familia / Crédito: divulgação.

O Banco da Família – BF é uma Instituição de Microfinanças, sediada em Lages – SC, formada por uma associação, registrada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O funcionamento da Instituição é autorizado e regulamentado pelo Ministério da Justiça por meio da Lei n.º 9.790. O BF tem a missão de Missão que é “promover a melhoria da Qualidade de Vida, atuando em microfinanças como agente de inclusão, desenvolvimento e transformação social”. Especializado no atendimento a empresários de micro e pequeno porte e pessoas desbancarizadas, o Banco da Família foi escolhido para protagonizar o estudo devido ao grande impacto social que promove por meio de suas linhas de crédito. O BF Casa, o BF Reforma e o BF Saneamento alcançaram mais de 279 mil pessoas que puderam adquirir a casa própria, reformar ou fazer obras de saneamento.

Para a presidente do BF, Isabel Baggio, mais do que conforto e melhoria na qualidade de vida, os programas de crédito promovem mudanças profundas no relacionamento das pessoas com a comunidade. “Com uma equipe de agentes capacitados, nós conseguimos também sensibilizar a população sobre a importância de boas condições de habitação e de saneamento”, defende Isabel. A abordagem, fundamentada nos pilares de habitação, saúde, educação e saneamento, higiene e água, é a base da estratégia da Oiko para o incentivo e financiamento de instituições que contribuem no desenvolvimento de comunidades de baixa renda. “O BF está completamente segundo a missão e os valores da Oiko porque entende o contexto da comunidade, cria produtos adequados para o contexto e aproxima os clientes”.

Foto: Banco da Família / Crédito: divulgação.

A atuação do BF junto as famílias de baixa renda chamou a atenção da investidora de impacto social e cooperativa de crédito global holandesa Oikocredit, que desenvolveu um estudo de caso sobre os programas de microcrédito para habitação, reforma e saneamento do banco. Esse tipo de impacto, gerado em prol de uma comunidade, é o que sustenta a nova estratégia que vem sendo implementada na Oikocredit desde 2021: a Community Focus Approach (CFA) ou, em tradução livre, aproximação com foco na comunidade. A abordagem, fundamentada nos pilares de habitação, saúde, educação e saneamento, higiene e água, é a base da estratégia da Oiko para o incentivo e financiamento de instituições que contribuem no desenvolvimento de comunidades de baixa renda.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Acima da Meta

Nas alturas. Balneário Camboriú passa São Paulo e Rio de Janeiro e tem o metro quadrado mais caro na média de venda de imóveis residenciais

Economia Criativa

Economia criativa movimenta a capital em busca de bons de bons resultados com o “Dia das Mães”

Cobrança indevida

Ocupando os primeiros lugares como os serviços mais reclamados pelo consumidor no Brasil, as operadoras de telecom acumularam, somente em 2020, 18,3% das reclamações registradas nos Procons e na plataforma consumidor.gov.br.

Cobre catarinense

Com mais de 10 anos no mercado do cobre, a joinvilense Metal Group representa, aproximadamente, 9% do PIB de Joinville, em termos de faturamento.

Missão Imóveis de Luxo

Diretores e gerentes regionais de construtora viajaram a Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, para um roteiro de visitas técnicas, reforçando o know-how catarinense para a construção de imóveis de luxo. Lembrando que apesar da crise este é um mercado em franco crescimento no país.