Portal Making Of

A revolução do microcrédito

Foto: Financiamento de casa popular, Banco da Familia / Crédito: divulgação.

O Banco da Família – BF é uma Instituição de Microfinanças, sediada em Lages – SC, formada por uma associação, registrada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O funcionamento da Instituição é autorizado e regulamentado pelo Ministério da Justiça por meio da Lei n.º 9.790. O BF tem a missão de Missão que é “promover a melhoria da Qualidade de Vida, atuando em microfinanças como agente de inclusão, desenvolvimento e transformação social”. Especializado no atendimento a empresários de micro e pequeno porte e pessoas desbancarizadas, o Banco da Família foi escolhido para protagonizar o estudo devido ao grande impacto social que promove por meio de suas linhas de crédito. O BF Casa, o BF Reforma e o BF Saneamento alcançaram mais de 279 mil pessoas que puderam adquirir a casa própria, reformar ou fazer obras de saneamento.

Para a presidente do BF, Isabel Baggio, mais do que conforto e melhoria na qualidade de vida, os programas de crédito promovem mudanças profundas no relacionamento das pessoas com a comunidade. “Com uma equipe de agentes capacitados, nós conseguimos também sensibilizar a população sobre a importância de boas condições de habitação e de saneamento”, defende Isabel. A abordagem, fundamentada nos pilares de habitação, saúde, educação e saneamento, higiene e água, é a base da estratégia da Oiko para o incentivo e financiamento de instituições que contribuem no desenvolvimento de comunidades de baixa renda. “O BF está completamente segundo a missão e os valores da Oiko porque entende o contexto da comunidade, cria produtos adequados para o contexto e aproxima os clientes”.

Foto: Banco da Família / Crédito: divulgação.

A atuação do BF junto as famílias de baixa renda chamou a atenção da investidora de impacto social e cooperativa de crédito global holandesa Oikocredit, que desenvolveu um estudo de caso sobre os programas de microcrédito para habitação, reforma e saneamento do banco. Esse tipo de impacto, gerado em prol de uma comunidade, é o que sustenta a nova estratégia que vem sendo implementada na Oikocredit desde 2021: a Community Focus Approach (CFA) ou, em tradução livre, aproximação com foco na comunidade. A abordagem, fundamentada nos pilares de habitação, saúde, educação e saneamento, higiene e água, é a base da estratégia da Oiko para o incentivo e financiamento de instituições que contribuem no desenvolvimento de comunidades de baixa renda.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Toss, uma sacada em família.

[ad_1] Foto: acervo da família Silveira. Conhecido por ser um esporte de fácil adaptação e divertido até para principiantes, o popular tênis de praia caiu

Empresa catarinense cresce 92,32% em um ano

[ad_1] Foto: Patrick Canton, CEO da Mhnet Telecom. Crédito: Divulgação A Mhnet Telecom, uma empresa de telecomunicações catarinense com 20 anos de trajetória, cresceu 92,31%

para antes e depois do carnaval

[ad_1] Foto: Máscaras Maristela Brites / Divulgação Capacitação gratuita. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do

Roleta-Russa

[ad_1] Foto: Internet/divulgação A Guerra contra a Ucrânia que nasceu na cabeça de Vladimir Puttin, Presidente da Rússia (desde a renúncia de Boris Iéltsinem 1999

Empresa de tecnologia de SC cresce 30% em 2021

[ad_1] Divulgação Tendência que ganhou ainda mais velocidade na pandemia, a digitalização dos serviços públicos contribuiu para o crescimento da empresa catarinense IPM Sistemas, especializada

Inflação! O dragão está crescendo.

[ad_1] Inflação! O dragão está crescendo. Foto: Pixabay Queda no poder aquisitivo. Mais dinheiro para menor quantidade de produtos e serviços! Essa é a consequência

Por pouco?

[ad_1] Uma mentira contada in?meras vezes continua sendo uma mentira, mesmo que voc? acredite e compartilhe como se fosse verdade. [ad_2] Source link