Portal Making Of

Campeão Catarinense do Centenário será conhecido neste sábado com a final Criciúma x Brusque no Heriberto Hülse

Torcida do Tigre lotará o estádio Foto: Divulgação / CER

Decisão é decisão, mas o Criciúma joga neste sábado, na final do Catarinense como o grande favorito para a conquista do seu 12º título estadual diante do Brusque, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. O Tigre venceu por 2 x 1 o primeiro jogo, disputado em Itajaí e precisa ao menos do empate para garantir a taça. O estádio deve estar com lotação máxima, cerca de 20 mil torcedores e a partida terá o comando do árbitro Ramon Abatti Abel, 33 anos, integrante do quadro FIFA, convocado esta semana para apitar jogos das Olimpíadas de Paris, na metade do ano.

Tobias (C) fez o primeiro na vitória em Itajaí     Foto: Celso da Luz/CEC

Duelo tático 

Vencido pelo técnico do Tigre, Cláudio Tencati, no primeiro confronto, sábado passado. Anulou o jogo pela esquerda do Brusque e surpreendeu Luizinho Lopes, que só neutralizou o domínio tricolor no final da partida, quando reduziu a vantagem. Para a final, Tencati deve promover a volta do meia Marquinhos Gabriel, enquanto Lopes vai com a volta de Rodolfo Potiguar, o melhor atleta da equipe, que ficou fora da primeira partida por cartão. Quem vencer o duelo, vai se dar bem.

Tencati será conservador em casa?  Foto: Celso da Luz / CEC

Escalações 

Se não acontecer imprevistos, os dois técnicos devem colocar em campo as prováveis formações: Criciúma –  Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Higor Meritão, Marquinhos Gabriel e Fellipe Mateus; Renato Kaizer e Éder. Enquanto isso, o Brusque deve jogar com  Matheus Nogueira; Cristovan, Ianson, Wallace e Alex Ruan; Rodolfo Potiguar, Marcos Serrato e Dionísio; Dentinho, Guilherme Queiroz e Diego Tavares.

Ramon Abatti Abel 

Ramon (FIFA), segurança para a decisão  Foto: Divulgação / FCF

A coluna já tinha adiantado a sua escalação para a decisão. Árbitro FIFA, conceituado no país e na América do Sul, com convocação recente para as Olimpíadas de Paris, tem tudo para ser a segurança do jogo. Se Bráulio, outro FIFA-SC, já deu um banho no primeiro jogo, agora é a garantia de Ramon. No VAR, outra segurança com Rodrigo D’Alonso Ferreira. Uma tranquilidade para o espetáculo.

Top da Bola 

Zeno , do Top da Bola, falou à JP  News   Foto: CAF

Os melhores do campeonato, cuja lista de finalistas foi divulgada pelo Instituto Mapa, do empresário José Nazareno Vieira (Zeno), vai premiar os escolhidos em festa de encerramento da competição, organizada pela Federação Catarinense de Futebol, às 19h30min, da próxima segunda-feira, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, na rua Bocaiúva, 1792, Centro de Florianópolis.

Zeno, uma história 

José Nazareno Vieira, o Zeno, tem uma linda história no futebol em Santa Catarina. Faz 30 anos assumiu a coordenação e realização do Top da Bola. Ao completar nesta sexta-feira (5), 75 anos de idade, não esconde sua alegria com o encerramento de mais uma etapa com o vitorioso Instituto MAPA na captação dos dados e votos dos cronistas esportivos de Santa Catarina, após cada rodada realizada.

Além de presidente do Avaí FC aos 27 anos de idade, Zeno também construiu uma bonita história como atleta de Futsal do Clube Doze de Agosto, de Floripa, sagrando-se campeão estadual ao lado de nomes que fizeram história no esporte. Sucesso dentro e fora das quadras.

Fellipe Mateus

Candidato a craque do Estadual   Foto: Celso da Luz / CEC

O meia do Criciúma deve ser escolhido novamente, salvo mudança de última hora, o Craque do Campeonato Catarinense, dentro do Top da Bola. Título que já levou na edição 2023 e com muita justiça. Qualidade, regularidade e criatividade, qualidades de um craque, que ajudaram demais o Criciúma a chegar onde chegou na competição. Se será campeão, é outra história, mas Fellipe Mateus construiu a sua.

Avaí Feminino

Edison renunciou      Foto: CAF

Não vai nada bem o Avaí/Kindermann no Brasileiro da Série A, na penúltima colocação com apenas um ponto, fruto do empate em casa diante do Red Bull Bragantino. Perdeu outras três partidas e busca a recuperação no dia 12/04, quando recebe o Palmeiras em casa. O presidente Edison Roberto de Souza renunciou ao cargo por motivo de saúde e assumiu o vice Rafael Sardá.

A equipe tem dificuldades para administrar uma folha superior a R$ 107 mil, uma vez que o repasse mensal do clube é de R$ 50 mil. A conta não fecha todo fim do mês. A meia uruguaia Julieta foi jogar no Inter de Porto Alegre e a goleira Lucilene foi para o Cerro, tudo por conta das indefinições. Os desfalques já refletem no desempenho da equipe. Neste sábado, representando a Uniarp – Universidade de Caçador, a equipe faz a final dos JUB’s, em Recife.

Conselho Deliberativo

Conselho cobra resultados       Foto: Divulgação/ Avaí FC

A pedido dos conselheiros, claro, no Fórum adequado, aconteceu reunião extraordinária, onde os conselheiros cobraram da direção e do futebol explicações para o mau desempenho no Estadual. A preocupação é com a disputa do Brasileiro Série B. O presidente Júlio Heerdt encarou sozinho o conselho, sem apoio do futebol. O vice Luciano Kowalski estava ao seu lado. Questionamentos sobre atletas e, principalmente, técnico Eduardo Barroca. Júlio buscou disse que o clube vai contratar para as posições carentes. Resumo da ópera: o projeto está mantido em busca do acesso.

Transfer ban

Ambrogini: soluções à vista   Foto: CAF

O alvinegro corre contra o tempo para acertar as contas depois que foi comunicado da punição pela Câmara Nacional de Resoluções de Disputas (CNRD) por causa de dívidas e pagamentos não cumpridos. Assim, está impedido de inscrever novos atletas para a Série C do Brasileiro até a solução. Ruim isso, principalmente pelo momento de recuperação que o clube atravessa com a nova gestão, na parceria com a Clave Capital.

O clube anunciou em nota que está buscando solução para seguir com o trabalho de agregar valor técnico à equipe para o Brasileiro, onde seu objetivo é alcançar o acesso à Série B. A estreia da equipe será em casa contra o Ferroviário (CE). A torcida pode ficar tranquila, há prazos, os atletas novos foram inscritos, inclusive o novo goleiro Ruan Carneiro, os dirigentes dizem que a situação está sob controle.

Beto Ferreira 

Beto Ferreira deu aula na Jovem Pan News     Foto: CAF

Uma aula nos deu o professor Beto Ferreira no Debate da Pan de sexta-feira ao falar de sua trajetória no Criciúma, onde foi muito vitorioso. Ganhou os títulos de 89, 90, o bicampeonato que o clube espera repetir neste sábado, e ainda o Estadual de 95. Não dá para deixar de citar o título da Copa do Brasil de 1991, a maior conquista do clube. Quinto colocado na libertadores de 1992. Um papo sobre estratégica e preparação da equipe para competições importantes. Beto também aponta o Criciúma favorito, mas diz que o Brusque vai ter de lutar muito se quiser virar.

 

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: