Portal Making Of

O amor está no ar e na programação dos canais e plataformas

Ed Harris e Annette Bening em "Uma nova chance para amar" (Foto: Divulgação)

Quando chega junho – e com ele o Dia dos Namorados – a TV aberta e os canais de streaming programam seus melhores filmes românticos. Fiz uma seleção própria, escolhendo um recorte onde há poucos filmes, mas de bastante qualidade: o amor na maturidade.  Há outros muito interessantes que não estão na lista por estarem indisponíveis em streaming, então de nada adiantaria eu deixar vocês com água na boca se não tem onde assistir, né? Um desses é “Meus Dias no Cairo”, de Ruba Nadda, uma produção Canadá – Irlanda ( 2009). Pronto, falei!

Faltou algum dos seus favoritos ? Mande para a coluna.

 

As Pontes de Madison – direção: Clint Eastwood – 1995

Começo a lista com meu favorito! Se alguém me dissesse, nos anos 70, que aquele personagem bruto dos filmes de western e ação iria dirigir um dos filmes mais sensíveis da história, eu teria achado duvidoso. Mas, Clint Eastwood fez isso, ao contar a história do encontro entre Robert Kincaid, um fotógrafo profissional contratado pela revista National Geographic para tirar fotos das belas pontes do condado de Madison, Iowa, é uma dona de casa local, cujo marido e filhos estão viajando. O encontro se dá por acaso, mas os dois vivem um breve e intenso romance entre duas almas gêmeas que se conheceram tarde demais. Tudo deu certo no filme, inclusive a improvável química entre Eastwood e Meryl  Streep ( indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel, mas no caso de Mrs. Streep isso é uma constante). Para quem quiser ver ou rever: ‘ As Pontes de Madison’ está disponível no Max.

 

Nossas Noites – direção: Ritesh Batra – 2017

Jane Fonda e Robert Redford foram o jovem casal do adorável “ Descalços no Parque” (1967). Aqui, voltam a se encontrar no quarto filme juntos, dessa vez, ela com 80 e ele com 81 anos. Adaptação respeitosa do livro do escritor americano Kent Haruf , onde Jane é Addie, uma viúva, que num certo dia bate na porta do vizinho Louis/Redford, também viúvo, e propõe que os dois passem a dormir juntos. Não era uma proposta de sexo, mas de companhia à noite, ela sentia falta da intimidade. Ele acaba aceitando a proposta inusitada e as noites tornam-se espaço para longas conversas e construção de afeto. O filme não apela para a pieguice tão comuns às histórias românticas do cinema americano. E que delícia ver a dupla  Fonda-Redford em ação juntos depois de tanto tempo! Disponível na Netflix.

 

Diário de uma Paixão – direção: Nick Cassavetes – 2004

Talvez esse seja o filme mais popular dessa lista, não tanto pela parte em que o casal já é maduro, mas pela presença de Ryan Gosling  e Rachel McAdams como dois jovens enamorados, separados pela família dela que não aceitava o namorado pobre da filha. Na maturidade, os personagens são interpretados por James Gardner e Gena Howlands ( mãe do diretor). Esse é um daqueles filmes para se ver com uma caixa de lenços de papel ao lado, emoção abastecida por diálogos como ‘não importa o que aconteça conosco no futuro, todos os dias que estivemos juntos foram o melhor presente que já tive” ou  “porque em cada pedaço de mim, sempre haverá um pedaço de você”. Sentiram ? Disponível  no Max, YouTube ou Apple TV.

 

Uma nova chance para amar – direção: Arie Posin – 2014

A dupla de ator talentosos e carismáticos, Ed Harris e Annette Bening, são Tom e Nikki. Ela, uma viúva devastada pela morte trágica do marido cinco anos antes, ele um professor de artes que ela encontra cinco anos depois e o acha muito parecido com o falecido. Nikki contrata Tom para ter aulas artísticas, mas com a intenção de ter a lembrança do marido por perto. A partir daí, vocês já imaginam o que acontece, né? Esse foi também um dos últimos trabalhos de Robin Williams nas telas. Ele interpreta o vizinho de Nikki, apaixonado por ela.

 

Amor à toda prova – direção : Glenn Ficarra, John Requa – 2011

Essa comédia romântica prova  que o gênero tão maltratado pode ter histórias interessantes , não bobocas como a maioria. Cal Weaver , vivido pelo ótimo Steve Carell,  está com quarenta e poucos anos e feliz da vida, com um bom emprego, filhos e um casamento com a namorada do colégio, Emily , vivida por Moore.  Ele fica devastado ao descobrir que  Emily tem um caso extraconjugal  e pede o divórcio. Forçado a voltar ao mundo dos solteiros, ele enfrenta as dificuldades habituais de quem não

sabe mais como se portar para se aproximar de uma mulher. É quando entra em cena Jacob Palmer, um novo amigo, super descolado que vai lhe ensinar algumas lições sobre sedução. Quem está perfeito no papel é Ryan Gosling, gerando as cenas mais divertidas da película. Uma delicinha de filme que pode agradar, inclusive, ao público masculino. Disponível no Max.

 

À procura do amor – direção: Nicole Holofcener – 2013

Este nem era um casal tão maduro assim quando filmaram essa história, mas ela é tão delicada que resolvi inclui na lista. James Gandolfini tinha 51 anos e Julia Louis-Dreyfuss, 52 anos, quando viveram nas telas o papel de um divorciado querendo se apaixonar de novo e ela, uma massagista triste com a ida da filha para a faculdade, que resolve aceitar um relacionamento. Ao receber como cliente a ex-mulher do pretendente, as coisas se complicam entre o novo par.

Este foi um dos últimos trabalhos de Gandolfini, que morreria de parada cardíaca um ano depois. Acostumado com papéis bem diferentes, como o famoso mafioso Tony Soprano, da série “Os Sopranos”, Gandolfini temia fazer um filme romântico. Morreu sem saber o quanto deu certo a parceria dele com Julia Louis-Dreyfuss. Que dupla maravilhosa!  ( Veja o trailer).Disponível no Star+.

____________________________________________________________

Novidades da semana

Ninguém escreve ao coronel – direção: Arturo Ripstein – 1999 – Netflix

Baseado no conhecido romance de Gabriel Garcia Marquez, só agora o filme chega às plataformas. Trama: por vinte e sete anos, o Coronel  espera ansiosamente por sua aposentadoria. Todas sextas-feiras à tarde, ele se prepara e aguarda a chegada de uma carta, mas todos da localidade sabem que a espera será em vão. O próprio Coronel também sabe, mas se recusa a desistir. Em sua casa, ele e sua esposa, Lola, passam fome e só tem uma única esperança de sobrevivência: um galo de briga, que será usado quando as brigas de galo voltarem a acontecer no povoado. O elenco é ‘multinacional’, Fernando Lujan, colombiano, Marisa Paredes, espanhola e Salma Hayeck, mexicana.

 

Entrevista com o vampiro – série – 7 episódios – Prime Vídeo

Produzida em 2022, a série baseada no romance de Anne Rice, só chega agora ao Brasil. A história já rendeu um belo filme, dirigido por Neil Jordan, com Brad Pitt e Tom Cruise. A série também tem recebido ótimas críticas. A trama acompanha o vampiro Louis, um vampiro centenário que decide contar sua história de vida para um repórter. Transformado em monstro por Leslat , Louis é condenado a eternidade como uma criatura imortal com uma vontade incontrolável por sangue humano. Em conflito com sua nova realidade, ele tenta se alimentar apenas de animais, mas sua relação com Leslat o influencia a experimentar humanos e Louis começa a perder resquícios de sua humanidade.

____________________________________________________________

Destaques no cinema

Crônicas do Irã  é a primeira colaboração entre Ali Asgari e Alireza Khatami, dois diretores iranianos aclamados pela crítica e pelo público. Crônicas do Irã foi comparado ao filme argentino “ Relatos Selvagens” por causa do formato : são várias pequenas histórias/ crônica mostrando as vidas de pessoas comuns e bem diferentes umas das outras, enquanto lidam com adversidades sociais, religiosas e institucionais e montam retratos divertidos – e comoventes – da população iraniana. (Veja o trailer)

 

Dorival Caymmi – Um homem de afetos é um documentário para celebrar os 110 anos de nascimento do músico baiano ( 30/04/1914-16/08/2008), cantor e compositor que influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. O roteiro do filme parte de uma entrevista inédita que o músico concedeu, quanto tinha 84 anos. O filme passeia pelo universo dos pescadores baianos, pelas suas referências de raiz africana, a espiritualidade no candomblé, as histórias de amor e elementos da natureza que tanto inspiraram sua obra.No trailer ( veja abaixo), Caetano Veloso declara que, para ele, Caymmi é a maior figura da música brasileira de todos os tempos.

(Em Florianópolis, em cartaz no Cine Paradigma – SC -401)

____________________________________________________________

THE END

 

*Fotos: Divulgação/Reprodução

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: