Portal Making Of

Correndo atrás do público consumidor de notícias

NiemanLab/Reprodução

Um artigo sobre estudo do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo de Oxford, publicado na semana passada, lança muitas luzes sobre a pergunta de 1 milhão de dólares: “por que os jovens se interessam cada vez menos por notícia e estão cada vez mais difíceis de alcançar e engajar?”.

Para começar, o público mais jovem entende notícia de forma diferente dos mais velhos: eles são usuários de informações casuais, confiam mais nas mídias sociais e são menos conectados às marcas de notícias. Notícias, para eles, têm formato mais amplo, envolvendo esporte, entretenimento, celebridades, cultura e ciência.

O estudo entende que os nativos sociais – aqueles com idades entre 18 e 24 anos – à medida que chegaram à idade adulta deixaram de ter conexões com as marcas. São mais propensos a acessar notícia usando fontes como mídias sociais, agregadores e mecanismos de pesquisa do que os mais antigos.

A comparação é com os nativos digitais, com idades entre 25 e 34 anos, que cresceram em grande parte com a web. Diz o estudo do Instituto Reuters, que muitas mudanças identificadas no trabalho são tão fundamentais que não parece provável que sejam revertidas com o tempo.

 

Texto e áudio

Uma das revelações significativas é que apesar da grande ascensão do formato vídeo, os formatos em texto e áudio ainda têm um grande papel a desempenhar entre os jovens. Outra: ao contrário do que se pensa, o estudo não encontra entre os jovens maior interesse em notícias sobre mudanças climáticas e questões de justiça social.

O estudo, que foi feito entre 47 países, incluindo o Brasil, diz que a atenção aos veículos de notícias continuará em queda de longo prazo, devido ao pouco interesse dos jovens. Eles continuam críticos à natureza deprimente ou esmagadora de notícias entre os mais jovens, que têm agora o hábito de limitar o acesso a elas a apenas parte do dia devido a seu impacto negativo.

A reportagem sobre a pesquisa foi publicada pelo NiemanLab, da Universidade de Harvard, assinada por Kirsten Edddy, em que este texto se baseou. A conclusão da pesquisadora é que os grupos de mídia precisam reconhecer a variedade de preferências e gostos nos grupos diversos de interessados, o que é um grande desafio ir atrás deles.

 

E Aqui?

É provável que algumas ideias deste ou outro estudo semelhante, sobre a falta de interesse dos jovens em notícias, circulem em nosso meio, o que tem levado a mídia tradicional a pequenos movimentos para saírem da área movediça. Mas, ao que parece, não está claro ainda sobre o que deve ser feito.

Há tentativas de tornar alguns produtos supostamente engraçados, como o estranho Primeiro Impacto, do SBT, e o Jornal do Almoço, que aproveitou a sigla e virou jornal de amenidades, cachorrinhos, quermesses, etc. Sem contar as frequentes citações aos familiares dos apresentadores.

Aliás, há um esforço de quem está no ar em se tornar engraçado. A pesquisa do Instituto Reuters fala que as pessoas estão mais interessadas em notícias divertidas, o que é bem diferente de fazer graça onde não tem. Muito menos estão interessados em divertidas mensagens de WhatsApp, que os programas locais colocam no ar para inflar o ego da equipe.

 

Imposição

A estranheza do momento é o tratamento em que a mídia de notícias na TV dá as redes sociais. A pesquisa da Reuters indica que o público jovem entende que os jornalistas têm direito a expressar suas opiniões pessoais nas redes sociais. Mas o que se vê por aqui é uma exacerbação do pessoal e uma confusão de imagem que o profissional de notícia deve ter e suas atividades ao explorar a imagem pública em benefício próprio. Daí, o que se vê é jornalista fazendo casamento, batizado, apresentando baile de formatura e outras perfumarias. Virou arroz de festa, o que em nada contribui para a evolução do veículo onde atua e sua qualificação profissional.

 

RBS

A notícia mais envolvente sobre a mídia no Sul veio do Rio Grande, registrando a volta do acionista Nelson Sirotsky ao comitê editorial da empresa. Não é uma posição executiva, mas há desdobramentos conforme texto que publicamos (aqui). Tem vários significados esse gesto: primeiro, a volta da família Sirotsky à empresa, desde a gestão desastrosa de Duda Sirotsky Melzer. Até agora, a empresa esteve entregue a executivos sem representação comunitária e política. O outro gesto, talvez o maior, parece ser uma escada preparatória para o filho de Nelson, neto do fundador, Maurício, tomar as redes do grupo em um futuro próximo.

 

Álbum

Textos e fotos com histórias de Jornalismo.
Arquivo pessoal

No próximo dia 30, comemoramos os 20 anos do pentacampeonato mundial de futebol.  Estava lá, com uma forte e valorosa equipe da RBS (foto), parte no metrô japonês. Da direita para a esquerda, Ewaldo Willerding, Maurício Saraiva, Roberto Alves, Antonio Carlos Macedo, Pedro Ernesto Denardim, Sílvio Benfica, Ruy Carlos Ostermann e Mauro Ferreira.

Arquivo pessoal

No estádio da copa com o repórter Antônio Carlos Macedo.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

TV Gaúcha x TV Guaíba

Antônio Britto, jornalista, ex-governador e ex-ministro da previdência, colega dos primeiros anos de profissão, lembrou em recente vídeo sua contratação pela TV Gaúcha em 1978.

Globo erra na escala de narradora

A web pode ser cruel para quem desempenha atividade pública e está exposto a avaliações nem sempre procedentes. Foi o que aconteceu com a narradora

O rádio vive

A coluna, sempre que possível, gosta de acompanhar a audiência de rádio. Embora não sejam dados superlativos como entre os portais de internet, revelam a

Ídolos de barro

Difícil ter ídolos hoje em dia. Na música a safra é terrível. Com raras exceções, as letras são pobres, óbvias, cantoras se destacam pelas roupas

Uma opinião isenta, por favor

Está cada vez mais difícil encontrar uma opinião isenta sobre fatos do nosso dia a dia. Nunca se sabe se opinião que lemos ou escutamos

Vacilos em áudio e vídeo

Eliane Cantanhêde tem 71 anos e uma longa carreira nos principais jornais brasileiros, entre eles o Estadão, para quem escreve atualmente. Também participa todas as

O legado Bonner

William Bonner se despediu de Porto Alegre, ontem, depois de dez dias apresentando o Jornal Nacional ao vivo da redação da RBS TV. Foi uma

Acima de toda a chuva

Nunca a estátua do Laçador, altivo, olhando firme para o horizonte, teve tanto significado como agora. Ele representa o gaúcho neste momento trágico, assolado pelas

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia

O sucesso da Raquel incomoda

Raquel Krähenbül, 41 anos, é correspondente da Globo em Washington desde 2006 e ocupa posição de destaque entre os jornalistas que cobrem a Casa Branca.

Jornalistas ou influenciadores?

A desastrada experiência da Globo colocando influenciadores em vez de repórteres na transmissão do carnaval da Sapucaí não deve evitar mais experiências semelhantes. Ela, e

Boninho, o boçal

A tonelada de críticas sobre a cobertura dos desfiles na Sapucaí fariam qualquer responsável da Globo revisar a fórmula de usar influencers em vez de

O carnaval Globeleza caiu do pedestal

A Globo trocou jornalistas por influencers durante as transmissão das duas noite na Marquês de Sapucaí e se deu mal. Recebeu uma enxurrada de críticas

Carnavalescas

Já dizia o filósofo popular Nelson Ned, “na vida tudo passa, tudo passará.” E o carnaval não foge ao dito, ele vai passando diante de

Um nova crise na CNN

A CNN Brasil não consegue passar um bom tempo sem enfrentar uma crise de bastidores. A mais recente ocorreu no mês passado, o que resultou

MB TV é destaque no campeonato

Sem grande alarde de marketing, o grande destaque em mídia do catarinense 2024 é o canal MB TV – do site de jogos MagicBet777. É