Portal Making Of

O centenário (atrasado) de Marlon Brando e as ótimas estréias da semana

Já escrevi muitas vezes sobre ele na coluna ao longo dos anos, mas por uma distração deixei de registrar o centenário de um dos maiores – se não o maior – atores da história do cinema. Marlon Brando nasceu em 03 de abril de 1924, então hoje completa 100 anos e um mês de sua estreia neste mundo. Aproveitando a data e pedindo desculpas pelo ‘cochilo’, a coluna homenageia o grande intérprete.

Filho de mãe alcoólatra, a infância de Marlon não foi nada fácil, o que talvez explique o adulto conturbado em que se transformou. Certa vez, ele desabafou: “se eu não tivesse sido ator, teria me tornado um vigarista e acabaria na cadeia ou talvez tivesse enlouquecido”.

Aos vinte anos, ele entrou na escola de interpretação The Actors Studio e depois no Stella Adler Studio of Acting, onde estudou a fundo o método de interpretação de Stanislavski.  Três anos após, Marlon estreou na Broadway onde arrasou como Stanley Kowalsky  em  Um bonde chamado desejo, de Tennessee Williams.

Entre os filmes mais importantes de Brando estão a adaptação de Um bonde chamado desejo (no Brasil, Uma rua chamada pecado); Sindicato de Ladrões; O último Tango em Paris e O Poderoso Chefão. Sua forma de atuação que influenciou gerações, aliada a uma vida pessoal trágica, inspiraram várias biografias, autorizadas e não autorizadas. Procurando na minha estante, achei esses três para sugerir a quem gostaria de mergulhar na trajetória do artista que influenciou toda uma geração de intérpretes.

Brando – Canções que minha mãe me ensinou – Brando e Robert Lindsey – Ed.Siciliano

Brando só decidiu contar sobre si mesmo aos 70 anos, no livro escrito em parceria com Robert Lindsey. Aqui, ele teve controle sobre o que seria publicado, então não espere conhecer os ‘podres’ do ator.

Marlon Brando – A face sombria da beleza – François Forestier – Ed. Objetiva

Como indica o título, nesse livro o autor foca no lado sombrio da vida do astro. Forestier aborda a tragédia familiar, principalmente quando o filho de Brando assassinou o namorado da irmã – a filha favorita de ator – que depois cometeu suicídio. Descreve também o declínio profissional e físico daquele que foi considerado também um dos homens mais belos do cinema.

Brando – Movie Icons – Editora Taschen

As publicações da Taschen são voltadas para imagens. No livro estão reunidas fotos das filmagens, dos bastidores e momentos íntimos de Marlon Brando. E, como se sabe pelas telas, a fotogenia era uma de suas marcas.

Documentário sobre MB – Prime Vídeo

A verdade sobre Marlon Brando – 1h43 –  O documentário indicado ao Prime Emmy traz imagens exclusivas dos arquivos pessoais do ator. Está disponível para alugar por um valor muito em conta.

.-.-.-.-.-

Novidades chegando às plataformas

STAR+

O véu – 06 episódios – Star+

Essa nova minissérie de Steven Knight, criador do sucesso “Peaky Blinders” [uma de minhas séries favoritas] era muito aguardada. Os dois primeiros episódios já disponíveis não frustraram as expectativas. A ótima Elizabeth Moss interpreta uma agente na trama onde ela e uma fugitiva síria iniciam um perigoso jogo de mentiras e verdades, passando por Istambul, Paris e Londres. Uma delas guarda um segredo, enquanto a outra tem a missão de desvendá-lo antes que milhares de vidas sejam perdidas. Nos bastidores, os responsáveis pela missão na CIA e na Inteligência francesa precisam deixar de lado suas diferenças e trabalhar juntos para evitar um possível desastre. “O Véu” é o melhor lançamento da semana.

O sequestro do voo 375 – direção: Marcus Baldini – 2024 – Star+

O longa retrata o sequestro real de um voo comercial ocorrido no Brasil em 1988, durante o governo Sarney. O sequestrador, um maranhense desesperado pela falta de emprego e perspectivas, pretendia jogar a aeronave sobre o Palácio do Planalto em sinal de protesto. Enquanto o piloto tenta salvar a tripulação e os passageiros, o governo tenta ocultar a motivação do ato.

É surpreendente que esta história não tenha virado filme antes. Ocorrida em dois pólos: o interior do avião e a torre de controle, onde autoridades de diferentes órgãos medem forças, a trama prende atenção. O cinema brasileiro está aprendendo a fazer cenas de ação e uma virtude do filme é não ter usado os atores globais de sempre. Ver caras desconhecidas nos papeis principais ajuda na verossimilhança.

PRIME

Segredos de um escândalo – direção: Todd Haynes – 2023

Inspirado em uma história real, o filme conta a história de Gracie e seu marido Joe, que é 23 anos mais novo que ela. Acontece que o relacionamento dos dois começou quando Joe tinha apenas 13 anos, causando um escândalo nos jornais. Vinte anos depois, o casal vive tranquilamente enquanto prepara seus gêmeos para começarem o ensino médio. Suas rotinas são alteradas quando a atriz Elizabeth Berry  chega para estudar Gracie, já que vai interpretar seu papel no cinema. Com um clima desconfortável na casa, Elizabeth segue todos os passos de Gracie, aprendendo todos os seus costumes e manias a fim de entrar na personagem da forma mais profunda possível. A dupla central, Julianne Moore e Natalie Portman carregam juntas oito Oscars como atrizes. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro e à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

NETFLIX

Um homem por inteiro – minissérie – 2024

Baseada no livro do cultuado jornalista e romancista Tom Wolfe (Fogueira das Vaidades), o personagem central – interpretado por Jeff Daniels – é um magnata do ramo imobiliário que tenta defender seu negócio em colapso. Charlie Croker conquistou milhões e poder político encabeçando o selvagem mercado imobiliário de Atlanta. Está acostumado a ser um homem poderoso. Mas, as coisas começam a ir mal e, enquanto ele tenta salvar seu império a qualquer custo, seus adversários, parentes e amigos sofrem as consequências ou tentam lucrar em cima da sua desgraça. Além de Daniels, a produção traz Luci Liu e Diane Lane entre importantes nomes no elenco.

O caso Asunta – minissérie – 06 episódios – 2024

Para quem curte produções baseadas em crimes reais, essa minissérie espanhola conta a história de um casal que, após comunicar o desaparecimento da filha Asunta, de 12 anos, passa a ser investigado como suspeito do caso.

.-.-.-.-.-

Extra

Audiovisual Sustentável é coisa nossa

A Associação Cultural Panvision — realizadora do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul, nosso FAM de todos — foi tema do sexto episódio do Diário de Bordo, Ushuaia – Alaska, da Jornada ESG (Environmental, Social and Governance), uma expedição de cerca de 50 mil km, que passa por 18 países do continente americano, conhecendo e apresentando soluções ambientais, sociais e tendências em inovações tecnológicas. A expedição percorreu o trajeto de Porto Alegre até Curitiba e deu uma paradinha em Florianópolis.

A Panvision ganhou destaque ao abordar as ações sustentáveis no eixo ambiental, social e econômico. Desde 2021, a Associação criou o Selo EcoVision, que dentre diversas ações, atua na sensibilização e conscientização da sustentabilidade no setor audiovisual através do grupo formado por seis especialistas do audiovisual latino-americano, que levam a abordagem EcoVision por todo o continente através de festivais, encontros, palestras, consultorias e reuniões com entes público-privados.

Para assistir o episódio completo, acesse a plataforma da Jornada ESG (https://tinyurl.com/jornadaesgPanv) e acompanhe a Panvision e suas ações nas redes sociais, @panvisionlatam.

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: