Portal Making Of

Decisão histórica em SC fortalece mercado imobiliário brasileiro

Foto: Balneário Camboriú / Crédito: Janine Alves.

Uma decisão histórica para o mercado imobiliário brasileiro foi proferida pela 3ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na tarde desta terça-feira, 4 de junho. Os argumentos apresentados pela FG, representada pelo Leal & Varasquim Advogados, foram acolhidos, reconhecendo a viabilidade da reserva de apartamentos antes do registro da incorporação. Esta decisão, unânime entre os três votos, marca uma mudança significativa na legislação de incorporações, que anteriormente proibia qualquer negociação antes do término do registro imobiliário. Jean Graciola, cofundador e presidente da FG, destaca que esta conquista é uma vitória para todo o mercado e reflete a legitimidade e transparência das ações da empresa. A relatora do caso, desembargadora Claudia Lambert de Faria, já havia emitido uma liminar favorável à construtora em outubro do ano passado. A ação, movida pelo Ministério Público de Santa Catarina, questionou a legalidade das negociações prévias de imóveis antes da etapa de incorporação obrigatória no registro dos imóveis à venda. Os advogados da construtora, Murilo Varasquim e Rodrigo Fernandes, argumentaram que a alteração na redação da Lei dos Registros Públicos, ocorrida em 2022, passou a autorizar contratos de reserva antes da incorporação do imóvel.

 

Foto: Acate / Crédito: reprodução.

Crescimento da inovação impulsiona SC. O setor de tecnologia e inovação está em ascensão na Grande Florianópolis, impulsionando o desenvolvimento não só da capital, mas em toda Santa Catarina. Durante o III Encontro de Tecnologia e Inovação do Polo da Grande Florianópolis, dados revelaram um crescimento expressivo na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) em tecnologia, registrando um aumento de 69% em 2022 em comparação a 2019, segundo levantamento da ACATE. Esse crescimento reflete não apenas o dinamismo econômico de Florianópolis, mas também o desenvolvimento de todo o ecossistema de inovação catarinense, com 18 municípios envolvidos e uma rede de 1990 empresas associadas. A ACATE, que tem promovido a integração entre os polos de tecnologia do estado, visa tornar Santa Catarina uma referência em inovação, conectando startups e empresas de tecnologia em todo o território catarinense e para além do Estado.

 

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Desafio para inovação em aeroportos. A Embratur, em parceria com a ACATE, lançou o Brazilian Welcome Challenge, um desafio de inovação aberto a empresas que desenvolvem soluções para aprimorar a experiência de turistas nos aeroportos do Brasil. Com inscrições até 5 de julho, o desafio busca identificar tecnologias que melhorem a jornada dos viajantes internacionais no país. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a parceria como uma oportunidade de solucionar problemas de forma inteligente e sustentável, visando aumentar os gastos dos turistas, gerar empregos e renda, além de promover a imagem positiva do Brasil. Composto por 17 demandas, o desafio convida empresas de tecnologia de diversos segmentos a participarem, oferecendo soluções que vão desde abrigos para pets até a automatização de processos para otimizar o manuseio de bagagens. As inscrições e mais informações estão disponíveis no site do desafio.

 

Foto: Fiesc / Crédito: acervo pessoal Janine Alves.

Setor produtivo e trabalhadores unidos. A Federação das Indústrias de SC (FIESC), em conjunto com outras entidades do setor produtivo como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), reforça seu apelo ao Senado Federal pela aprovação do projeto que revisa parcialmente a isenção tributária de produtos importados de até US$ 50. O texto, foi votado e aprovado nesta quarta-feira (5), embora não atenda à total igualdade tributária com os importados, é importante para a manutenção de milhares de empregos e o crescimento econômico nacional. O setor produtivo e trabalhadores apoiam integralmente a aprovação do texto da Câmara dos Deputados e contestam o relatório do senador Rodrigo Cunha, que retira a cobrança do imposto de importação de 20% para compras de até US$ 50, perpetuando a concorrência desleal e prejudicando a geração de empregos, principalmente entre os mais vulneráveis.

 

Novos Empregos. Santa Catarina registrou um crescimento na geração de empregos formais em abril de 2024, com a criação de 13,5 mil novos postos de trabalho. O destaque fica para a indústria, que contribuiu com 5,9 mil vagas, seguida pelo setor de serviços, responsável por 7,3 mil empregos. A agropecuária apresentou um saldo negativo de 1,7 mil vagas. Entre os destaques na indústria, a construção civil se sobressaiu com a geração de 2,5 mil empregos, impulsionada pela estabilidade dos custos de construção e melhores condições de crédito. O setor de alimentos e bebidas também teve um desempenho positivo, com 574 vagas criadas, impulsionado pelas exportações e pelo mercado interno. Esses resultados refletem um cenário positivo para a economia catarinense, com o acumulado do ano mostrando um saldo positivo de 79,9 mil empregos, sendo a indústria um dos principais motores desse crescimento, com 41 mil vagas geradas até abril. No setor do comércio, foram admitidos 32.876 profissionais e desligados 30.950, resultando em um saldo positivo de 1.926 vagas, colocando-o como o quinto maior gerador de empregos do país no setor.

 

Pesquisa para desenvolvimento da aquicultura marinha. A Secretaria de Estado da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina anunciou uma pesquisa focada na criação de tainhas e robalos, visando avaliar a viabilidade da criação desses peixes marinhos em ambientes controlados de baixa salinidade. Este estudo multidisciplinar envolverá o monitoramento de indicadores zootécnicos, análise da qualidade da água e práticas de alimentação das tainhas. Além disso, está prevista a soltura de 100 tainhas nascidas em laboratório para marcar o início das pesquisas. O secretário da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, ressaltou a importância das parcerias com instituições de pesquisa e o setor privado, visando posicionar Santa Catarina na vanguarda da aquicultura marinha.

 

 

Foto: Cottonbaby, Distrito Industrial de São José – SC / Crédito: divulgação.

Expansão e Desempenho Econômico.  A Cottonbaby concluiu a aquisição da fábrica mineira Clin Off do Brasil, consolidando sua posição como líder no mercado de produtos de higiene. Sob assessoria dos advogados Lio Bocorny e Bruna Pasta, do escritório Mosimann-Horn, na Capital, a empresa localizada no Distrito Industrial, São José – SC, expande sua presença na área de higiene pessoal ao integrar a fabricação de absorventes higiênicos da Clin Off. Com mais de 30 anos de atuação, a Cottonbaby destaca-se não apenas pela qualidade de seus produtos, mas também por seu desempenho econômico. Atualmente, fabrica cerca de 60 produtos, com mais de 2 mil itens analisados por mês, e alcançou a posição de 2ª em vendas de hastes flexíveis e algodão no Brasil em 2023. Leandro Silveira, CEO da Cottonbaby, ressalta o sólido relacionamento com seus stakeholders como chave para o sucesso da empresa, em um cenário nacional onde muitas empresas enfrentam dificuldades. Com três Centros de Distribuição estrategicamente localizados pelo país e exportações para 11 países, incluindo Portugal e Emirados Árabes, a Cottonbaby demonstra sua força econômica e sua visão de crescimento contínuo.

 

Foto: Villa Francioni / Crédito: divulgação.

Rio Wine & Food Festival. A Villa Francioni, localizada em São Joaquim, na serra de Santa Catarina, marca presença na 11ª edição do Rio Wine & Food Festival, o maior evento enogastronômico do Brasil, que acontece de 6 a 16 de junho no Rio de Janeiro. Sob a curadoria de Marcelo Copello e Sérgio Queiroz, o festival reúne uma ampla gama de profissionais e entusiastas do vinho, proporcionando oportunidades de negócios e degustações. A Villa Francioni estará presente na Feira Trade Show no Copacabana Palace, apresentando sua linha completa de vinhos em um ambiente de “Walk around tasting”. Daniela Freitas, presidente do Conselho da vinícola, participará do evento. Além disso, nos dias 14, 15 e 16 de junho, o festival encerrará com atrações musicais, workshops e degustações no Village Mall, na Barra da Tijuca. Com mais de 50 hectares de vinhedos e uma produção anual de até 300 mil garrafas, a Villa Francioni desempenha um papel importante na consolidação de Santa Catarina como uma região produtora de vinhos de alta qualidade, sob a visão e liderança de Daniela Borges de Freitas.

 

Foto: 15º Congresso da Fenabrave-SC / Crédito: divulgação.

Maior Evento Automotivo de Santa Catarina. Florianópolis sediará o 15º Congresso da Fenabrave-SC, o maior evento do setor de distribuição de veículos em Santa Catarina, nos dias 17 e 18 de junho no Centrosul. Com o tema “Em Busca da Alta Performance”, o congresso reunirá cerca de 500 concessionárias, oferecendo 14 palestras, workshops temáticos, uma feira de negócios, homenagem ao ex-diretor André Andreazza e a posse do novo diretor Piter Santana. A Fenabrave-SC também anuncia a “Reunião de Lançamento dos Comitês Temáticos de Motocicletas, Automóveis, Caminhões, Implementos Rodoviários, Tratores e Máquinas Agrícolas” no dia 17 de junho, das 10h00 às 12h20, com abertura por Alfredo Breitkopf, bate-papo com Andreta Jr., e apresentações de Piter Santana, Dr. Natan Braga e Dr. Felipe Rocha. No dia 18 de junho, das 09h00 às 10h30, ocorrerá o Workshop para Contadores e Profissionais de RH, abordando controles internos, subvenções para investimentos, PIS/COFINS, riscos fiscais na remuneração e contabilidade preventiva. Mais informações no site oficial: www.congressofenabravesc.com.br.

 

Foto; Vallora Talks / Crédito: divulgação.

Gestão de Pessoas e Inovação Empresarial. A Vallora Benefícios, líder em gestão de benefícios empresariais, realizará o Vallora Talks com apoio da ABRH/SC. Em sua segunda edição, o evento ocorrerá em 14 de junho no Hotel Majestic, em Florianópolis, e se consolida como referência para líderes empresariais, gestores de pessoas, profissionais de RH e empreendedores. Com capacidade para 250 participantes, oferecerá 8 horas de conteúdo divididas em 7 palestras e 1 painel de discussão, abordando inovações na gestão de pessoas. Pesquisa da fintech Husky revela que a quantidade de trabalhadores globais aumentou quase 5 vezes nos últimos dois anos, incentivando empresas a buscar benefícios diferenciados e programas de qualificação de lideranças. Entre os palestrantes estão Bruno Machado, Dione Quadros, Anderson Beck, Lucas Schweitzer, Bruno Meurer, Mariana Gonçalves, Lívia Torquetti e Laine Valgas. Indianara Buratto, CEO da Vallora Benefícios, destaca que o evento reflete o compromisso da empresa com a excelência e inovação na gestão de pessoas. Ingressos estão disponíveis na Sympla. A Vallora Benefícios, sediada em Palhoça (SC), atende mais de 300 mil vidas e distribui cerca de R$ 180 milhões em benefícios anualmente. Para mais informações, visite o site da Vallora Benefícios.

 

Foto: Débora Dorneles é referência em sustentabilidade em SC. crédito Diorgenes Pandini

Referência em Sustentabilidade.  Débora Dorneles trocou a carreira em uma multinacional para investir em produtos ecológicos e sustentáveis em Florianópolis. Após 10 anos como consultora comercial, ela decidiu empreender em 2019, fundando a Terra Maya Cosmética Natural, a maior loja de cosméticos naturais da cidade, oferecendo mais de 40 marcas nacionais e internacionais. Débora também lançou a Terra Maya Slow Shoes, especializada em sapatos ecológicos. Ambas as operações, localizadas no MULTI Open Shopping, destacam-se por promover consumo consciente e sustentabilidade, com produtos veganos, orgânicos e cruelty-free. Além disso, Débora dedica-se à educação sobre sustentabilidade através de oficinas e eventos no Lab Terra Maya. Terra Maya está localizada no MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, e a segunda unidade no Mercado São Jorge, no Itacorubi.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: