Você conhece o Enchefs? Esse é um concurso gastronômico que acontece em todo o Brasil, tem parceria com o SENAC e os vencedores da etapa estadual avançam para e grande final, que leva ao Prêmio Dólmã, considerado o óscar da gastronomia brasileira.
A edição catarinense é uma iniciativa da Embaixadora do Festival no Estado, a renomada chef Janete Borges (foto de capa), vencedora da edição de 2019 e participante da primeira edição do reality “Mestre do Sabor”.
Cinco finalistas regionais disputam vaga na etapa estadual, que ocorrerá no próximo dia 27 de junho, na Faculdade Senac Florianópolis. Já a final será disputada em agosto, em Macapá.
“O Festival Enchefs é uma oportunidade única de vivenciar o melhor da gastronomia catarinense. Nossos profissionais – tanto de cozinha quanto de coquetelaria – estão entre os melhores do país”, afirma Janete. Segundo ela, o objetivo do festival vai muito além de trazer um prato ou bebida para a disputa. “Tem a ver com se conectar com a cultura local, explorar ao máximo o saber e sabores do nosso Estado e compartilhar esse conhecimento com outros profissionais”, destaca a chef.
Pois um dos critérios de avaliação é a relevância regional que o prato ou o coquetel tem para Santa Catarina. “Queremos valorizar a nossa biodiversidade, os saberes e fazeres locais, respeitar a sazonalidade do ingrediente, conhecer quem produz e como produz”, analisa Nathália Bernardinetti, responsável pelo Observatório da Gastronomia e membro da comissão organizadora do evento.
Em Santa Catarina foram classificados: Lucas Zappelini (Criciúma), com um risoto de chocolate e cumaru, com sorbet de butiá e farofa de queijo azul; Camila Figueredo (Joinville), com mariscos na cachaça com mil folhas de batata, molho aioli de manjericão e esferas agridoce de pitaya com toque de pimenta; Maria do Nascimento Garcia (Florianópolis), com o prato Memória pelo Avesso (foto; Janaina Cássia Goelner (Joinville), com uma caipira de banana; e Carolina Feijó Schmitd (Florianópolis), com o drink Temperança.
Participarão da final também candidatos da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Ceará e Pará.
Para Janete Borges o nível dos candidatos da edição de 2022 foi altíssimo, comprovando que o estado conta com muitos profissionais talentosos ainda não revelados.
CONHEÇA OS FINALISTAS DE SC:
LUCAS ZAPPELINI
Tem 27 anos, natural de Criciúma. Cozinha desde os 12. Iniciou na gastronomia em Portugal e em 2021 abriu seu próprio restaurante em Criciúma, o Coffee Brain.
CAMILA FIGUEREDO
Natural de São Paulo, mora em Santa Catarina há 4 anos. Formada em gastronomia, marcou passagem pelo renomado D.O.M., do chef Alex Atala.
MARIA DO NASCIMENTO GARCIA
Bacharel em Gastronomia, hoje é professora de Cozinha Oriental. Tem experiência na área de Gastronomia com ênfase em turismo e cozinha asiática. É chef executiva do Jun Kappo Sushi.
JANAINA CÁSSIA GOELNER
Natural de Chapecó, é estudante de nutrição. Divide seu tempo entre comidas e drinks, no restaurante do esposo, na cidade de Luiz Alves.
CAROLINA FEIJÓ SCHMITD
Tem 30 anos, natural de Irani, e atua como bartender há mais de 2 anos na região da Costa Esmeralda, no litoral catarinense.
*****
Falando em alta gastronomia…
O segundo Jantar Harmonizado Viñeros, que acontece amanhã, 23 de junho, com vagas para apenas para 20 apreciadores, terá seu menu criado a seis mãos. Os festejados chefs da casa, Pedro Soares e Filipe Frota, receberão Bernard Bittencourt, da Afago Cozinha Artesanal, de Florianópolis, para juntarem seus temperos numa sequência empratada exclusiva para a data.
Bernard tem larga experiência nas mais diversas áreas da gastronomia e, atualmente, produz massas artesanais que abastecem cardápios elogiados em Santa Catarina. Entusiasta de ingredientes regionais, ele foi à França estudar sobre produção suína e trouxe o que aprendeu para pequenas comunidades da grande Florianópolis enxergando a gastronomia muito além das panelas.
*****
Derico no LK Design
Amanhã, quinta-feira 23, a partir das 20h, um duo de responsa vai deixar mais charmoso ainda o LK Design Hotel. Localizado na Avenida Beira-Mar, um dos principais cartões-postais de Floripa, o hotel vai receber o show do Duo Sciotti, formado por Derico Sciotti, ex-instrumentista no Programa do Jô, onde atuou como saxofonista durante 17 anos, e Sérgio Sciotti, pianista e tecladista aclamado.
A fim de oferecer uma experiência completa, o LK preparou pacotes excepcionais a partir de R$ 1.460 para duas pessoas em apartamento luxo frente mar, com café da manhã incluso e consumação de R$ 300 para os hóspedes degustarem drinks variados no bar enquanto apreciam a apresentação.
O show do Duo Sciotti será no belíssimo lobby bar do hotel e poderá ser apreciado somente pelos hóspedes do LK, mediante reserva pelo telefone (48) 3112-2413.
*****
Expandindo horizontes
Eduardo Vieira e Felipi Vieira, sócios da Monking, empresa manezinha que nasceu dentro da UFSC, em 2016, não param! O grupo de comunicação tem seu próprio estúdio dentro da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e uma sede em São Paulo desde 2021 e e hoje busca galhos cada vez mais altos.
Recentemente realizou seu primeiro trabalho internacional, expandindo seus serviços para clientes do ramo da tecnologia e inovação em Miami, na Flórida (EUA).
*****
Aqui. Agora. Grato.
Hoje e amanhã, dias 22 e 23, o artista plástico e agitador cultural Camilo Silva promove sua segunda exposição em Florianópolis. “Aqui. Agora. Grato.” reúne 24 gravuras em nanquim e 12 pinturas em tinta acrílica criadas nos últimos dois anos. A exposição estará aberta ao público na rua Anitta Garibaldi, 246, das 18h às 22h, com entrada gratuita.
Camilo Silva
Com 35 anos, esta é a segunda exposição do artista em Florianópolis. Nascido na cidade paulistana de Presidente Prudente, Camilo é morador da ilha desde 1992, quando mudou-se com seus pais. Apesar de não ser de família de pais artistas, desde pequeno aprecia arte e acompanha o trabalho do irmão, o também artista plástico Pedro Silva (atualmente vivendo em Nova Iorque)
*****
Solidariedade muda um olhar
E muda literalmente. Um pequeno gesto unido com outros, se torna gigante. Foi da união de quatro empresas – HOF, Óticas Carol, Repro Essilor Luxottica e Triertec – que cerca de 500 crianças e adolescentes do Instituto Guga Kuerten (IGK) passaram por uma triagem, consultas oftalmológicas e foram contempladas com óculos de grau, nos últimos 5 anos antes da pandemia.
A 6ª edição do Projeto Olhar Amigo foi lançada nesta semana, na sede do Hospital de Olhos de Florianópolis e a partir de hoje, 22, começam as triagens no município de Florianópolis – unidades Itacurubi e Saco Grande. No dia 23, a equipe se deslocará para São José e Palhoça e encerra a primeira etapa em Biguaçu, no dia 24.
*****