Portal Making Of

Enchefs – o caminho para o óscar da gastronomia brasileira

Você conhece o Enchefs? Esse é um concurso gastronômico que acontece em todo o Brasil, tem parceria com o SENAC e os vencedores da etapa estadual avançam para e grande final, que leva ao Prêmio Dólmã, considerado o óscar da gastronomia brasileira.

A edição catarinense é uma iniciativa da Embaixadora do Festival no Estado, a renomada chef Janete Borges (foto de capa), vencedora da edição de 2019 e participante da primeira edição do reality “Mestre do Sabor”.

Cinco finalistas regionais disputam vaga na etapa estadual, que ocorrerá no próximo dia 27 de junho, na Faculdade Senac Florianópolis. Já a final será disputada em agosto, em Macapá.

“O Festival Enchefs é uma oportunidade única de vivenciar o melhor da gastronomia catarinense. Nossos profissionais – tanto de cozinha quanto de coquetelaria – estão entre os melhores do país”, afirma Janete. Segundo ela, o objetivo do festival vai muito além de trazer um prato ou bebida para a disputa. “Tem a ver com se conectar com a cultura local, explorar ao máximo o saber e sabores do nosso Estado e compartilhar esse conhecimento com outros profissionais”, destaca a chef.

Pois um dos critérios de avaliação é a relevância regional que o prato ou o coquetel tem para Santa Catarina. “Queremos valorizar a nossa biodiversidade, os saberes e fazeres locais, respeitar a sazonalidade do ingrediente, conhecer quem produz e como produz”, analisa Nathália Bernardinetti, responsável pelo Observatório da Gastronomia e membro da comissão organizadora do evento.

Em Santa Catarina foram classificados: Lucas Zappelini (Criciúma), com um risoto de chocolate e cumaru, com sorbet de butiá e farofa de queijo azul; Camila Figueredo (Joinville), com mariscos na cachaça com mil folhas de batata, molho aioli de manjericão e esferas agridoce de pitaya com toque de pimenta; Maria do Nascimento Garcia (Florianópolis), com o prato Memória pelo Avesso (foto; Janaina Cássia Goelner (Joinville), com uma caipira de banana; e Carolina Feijó Schmitd (Florianópolis), com o drink Temperança.

Participarão da final também candidatos da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Ceará e Pará.

Para Janete Borges o nível dos candidatos da edição de 2022 foi altíssimo, comprovando que o estado conta com muitos profissionais talentosos ainda não revelados.

CONHEÇA OS FINALISTAS DE SC:

LUCAS ZAPPELINI

Tem 27 anos, natural de Criciúma. Cozinha desde os 12. Iniciou na gastronomia em Portugal e em 2021 abriu seu próprio restaurante em Criciúma, o Coffee Brain.

CAMILA FIGUEREDO

Natural de São Paulo, mora em Santa Catarina há 4 anos. Formada em gastronomia, marcou passagem pelo renomado D.O.M., do chef Alex Atala.

MARIA DO NASCIMENTO GARCIA

Bacharel em Gastronomia, hoje é professora de Cozinha Oriental. Tem experiência na área de Gastronomia com ênfase em turismo e cozinha asiática. É chef executiva do Jun Kappo Sushi.

JANAINA CÁSSIA GOELNER

Natural de Chapecó, é estudante de nutrição. Divide seu tempo entre comidas e drinks, no restaurante do esposo, na cidade de Luiz Alves.

CAROLINA FEIJÓ SCHMITD

Tem 30 anos, natural de Irani, e atua como bartender há mais de 2 anos na região da Costa Esmeralda, no litoral catarinense.

*****

Falando em alta gastronomia…

O segundo Jantar Harmonizado Viñeros, que acontece amanhã, 23 de junho, com vagas para apenas para 20 apreciadores, terá seu menu criado a seis mãos. Os festejados chefs da casa, Pedro Soares e Filipe Frota, receberão Bernard Bittencourt, da Afago Cozinha Artesanal, de Florianópolis, para juntarem seus temperos numa sequência empratada exclusiva para a data.

Bernard tem larga experiência nas mais diversas áreas da gastronomia e, atualmente, produz massas artesanais que abastecem cardápios elogiados em Santa Catarina. Entusiasta de ingredientes regionais, ele foi à França estudar sobre produção suína e trouxe o que aprendeu para pequenas comunidades da grande Florianópolis enxergando a gastronomia muito além das panelas.

*****

Derico no LK Design

 

Amanhã, quinta-feira 23, a partir das 20h, um duo de responsa vai deixar mais charmoso ainda o LK Design Hotel. Localizado na Avenida Beira-Mar, um dos principais cartões-postais de Floripa, o hotel vai receber o show do Duo Sciotti, formado por Derico Sciotti, ex-instrumentista no Programa do Jô, onde atuou como saxofonista durante 17 anos, e Sérgio Sciotti, pianista e tecladista aclamado.  

A fim de oferecer uma experiência completa, o LK preparou pacotes excepcionais a partir de R$ 1.460 para duas pessoas em apartamento luxo frente mar, com café da manhã incluso e consumação de R$ 300 para os hóspedes degustarem drinks variados no bar enquanto apreciam a apresentação.

O show do Duo Sciotti será no belíssimo lobby bar do hotel e poderá ser apreciado somente pelos hóspedes do LK, mediante reserva pelo telefone (48) 3112-2413.

*****

Expandindo horizontes

Eduardo Vieira e Felipi Vieira, sócios da Monking, empresa manezinha que nasceu dentro da UFSC, em 2016, não param! O grupo de comunicação tem seu próprio estúdio dentro da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e uma sede em São Paulo desde 2021 e e hoje busca galhos cada vez mais altos.

Recentemente realizou seu primeiro trabalho internacional, expandindo seus serviços para clientes do ramo da tecnologia e inovação em Miami, na Flórida (EUA).

*****

Aqui. Agora. Grato.

 

Hoje e amanhã, dias 22 e 23, o artista plástico e agitador cultural Camilo Silva promove sua segunda exposição em Florianópolis. “Aqui. Agora. Grato.” reúne 24 gravuras em nanquim e 12 pinturas em tinta acrílica criadas nos últimos dois anos. A exposição estará aberta ao público na rua Anitta Garibaldi, 246, das 18h às 22h, com entrada gratuita.

Camilo Silva

Com 35 anos, esta é a segunda exposição do artista em Florianópolis. Nascido na cidade paulistana de Presidente Prudente, Camilo é morador da ilha desde 1992, quando mudou-se com seus pais. Apesar de não ser de família de pais artistas, desde pequeno aprecia arte e acompanha o trabalho do irmão, o também artista plástico Pedro Silva (atualmente vivendo em Nova Iorque)

*****

Solidariedade muda um olhar

E muda literalmente. Um pequeno gesto unido com outros, se torna gigante. Foi da união de quatro empresas – HOF, Óticas Carol, Repro Essilor Luxottica e Triertec – que cerca de 500 crianças e adolescentes do Instituto Guga Kuerten (IGK) passaram por uma triagem, consultas oftalmológicas e foram contempladas com óculos de grau, nos últimos 5 anos antes da pandemia.

A 6ª edição do Projeto Olhar Amigo foi lançada nesta semana, na sede do Hospital de Olhos de Florianópolis e a partir de hoje, 22, começam as triagens no município de Florianópolis – unidades Itacurubi e Saco Grande. No dia 23, a equipe se deslocará para São José e Palhoça e encerra a primeira etapa em Biguaçu, no dia 24.

*****

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Ronaldo Fraga na Ilha

Ronaldo Fraga, um dos nomes mais importantes da moda nacional, já está na cidade. Chegou mais cedo para curtir uns dias com os filhos Ludovico

Vindima 2024

Ah… chegou a época linda da Vindima! Um momento que não é apenas de trabalho árduo, mas também uma celebração da colheita e do vinho