Portal Making Of

Energia limpa e barata, ações de sustentabilidade, empreendedorismo e outras notas

Usina solar. Impulsionado pelo desejo de produzir energia limpa e mais barata, o grupo de concessionárias de veículos Geração, um dos maiores do Estado, investiu na construção de uma usina solar. Com projeto desenvolvido pela Quantum Engenharia, a usina em Biguaçu, na Grande Florianópolis, já começou a operar e irá suprir 70% da necessidade de energia das unidades de venda da empresa, em oito cidades. São 1.260 módulos fotovoltaicos-395 Wp, com potência de 497,70 KWp, o que deverá  representar uma economia anual de cerca de R$ 300 mil reais. Além disso, o ganho ambiental em um ano será equivalente a quase 9 mil unidades de árvores plantadas, além de deixar emitir mais de 344 toneladas de CO² na natureza e quase 2 milhões de km de poluentes produzidos por automóveis.

Foto: Freepik.
Foto: Freepik.

Fusões & Aquisições. No Brasil, fusões e aquisições bateram um recorde em 2021, somando 1.963 negociações – 59% a mais do que em 2019, segundo pesquisa realizada pela KPMG com empresas de 43 setores. Para atender o interesse crescente dos empreendedores a Associação Catarinense de Tecnologia irá lançar um e-book gratuito sobre fusões e aquisições para startups no Startup Summit 2022,  evento que reunirá mais de 5,5 mil pessoas em Florianópolis, nos dias 04 e 05 de agosto no Centro Sul. O material foi produzido em parceria com Questum, Mosimann-Horn e Invisto. Para o lançamento, a ACATE irá realizar um talk e disponibilizar o acesso ao material via QRCode. Interessados na iniciativa podem se dirigir ao stand da entidade no Startup Summit,

De cara nova! O Floripa Convention & Visitors Bureau está de cara nova! Além de uma mudança visual na marca, que a deixou muito mais autêntica, moderna e humanizada, agora se chama Destino Floripa. A associação, sem fins lucrativos, é formada por empresas da Grande Florianópolis que visam o desenvolvimento socioeconômico do destino por meio do aumento do fluxo turístico. Na próxima quinta-feira, dia 28, durante o Encatho, no CentroSul, serão apresentadas todas as novidades. O evento vai acontecer das 14h às 18h, na sala Campeche. Durante a oportunidade, grandes nomes do setor participarão dos painéis sobre negócios e turismo. As inscrições são gratuitas e a participação está sujeita à lotação da sala.

CDL de Florianópolis completa 62 anos. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis foi criada em 1960 e comemorou nesta quinta-feira 62 anos de sua fundação. A CDL de Florianópolis é a maior CDL do Estado de Santa Catarina e uma das cinco mais atuantes do Brasil. Hoje representa cerca de quatro mil associados. Em carta aberta o Presidente da CDL fala sobre a transformação e o desenvolvimento da Entidade, mas sobretudo dos motivos para comemorar:

Foto: Marcos Brinhosa Presidente da CDL de Florianópolis / Crédito: Divulgação.
Foto: Marcos Brinhosa Presidente da CDL de Florianópolis / Crédito: Divulgação.

“A história da Entidade sempre foi focada no desenvolvimento do setor produtivo e na representatividade da sociedade civil em prol do fomento de novos negócios e melhorias para o desenvolvimento econômico e sustentável da cidade de Florianópolis”, Marcos Brinhosa Presidente da CDL de Florianópolis 

 

 

Passagens rodoviárias crescem 40%. Segundo dados do BuscaOnibus, plataforma de comparação de passagens que agrega informações de 250 viações do país, a primeira semana de julho apresentou um crescimento de 40% frente ao mesmo período de 2021 e ficou próximo do volume de buscas de 2019, antes da pandemia. Segundo o diretor e fundador da plataforma, José Almeida, o resultado aponta para a recuperação do setor de viagens e turismo pós-pandemia. “Depois de dezembro e janeiro, este é o mês que historicamente tem a maior busca por passagens. Outro fator que deve impulsionar o setor rodoviário daqui por diante é uma maior competitividade nos preços, fruto do aumento de empresas atuando no setor”, destaca.

 

Foto: Escola Chef Gourmet de São José / Crédito: Divulgação.
Foto: Escola Chef Gourmet de São José / Crédito: Divulgação.

Foi dada a largada. A Escola de Gastronomia Chef Gourmet de São José, localizadas em Barreiros, realizou a primeira aula para convidados esta semana. A escola além de ser uma opção para desenvolver técnicas de gastronomia para incrementar as refeições em casa é também uma oportunidade para desenvolver uma nova profissão ou de aperfeiçoar. Os cursos vão chefe de cozinha (também para crianças), cozinheiro profissional, bartender, sommelier por hobby, de mestre churrasqueiro, panificação e confeitaria, entre outros.

 

Pioneiro em saúde e sustentabilidade.  O Hippo está preparando as comemorações para o seu aniversário de 25 anos, no início de agosto, e um balanço realizado pela rede supermercadista mostra as diferentes frentes abertas na busca por uma alimentação saudável e pela sustentabilidade. Eleita por 10 anos a “mais admirada” da região na categoria Supermercado Médio Porte, em premiação da Associação Catarinense de Supermercados, a Rede foi a primeira a apostar no nicho de alimentos orgânicos, com início da comercialização em 1998, e precursora na oferta de alimentos para dietas restritivas (sem açúcar, sem glúten, sem lactose), contando com uma linha de produtos próprios.  O Hippo foi o primeiro supermercado de Santa Catarina a adotar o comércio eletrônico, em 1998, no formato de televendas, e em seguida pela internet, sendo mais uma vez pioneira no Estado, mais recentemente, na criação de um APP para o e-commerce. O Hippo também foi o primeiro supermercado do Brasil a utilizar o sistema de identificação digital, o primeiro a receber o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e um dos primeiros a oferecer a rastreabilidade dos alimentos.

 Foto: Josiano Saqueti, Diretor Comercial da Rede Hippo / Crédito: Divulgação.
Foto: Josiano Saqueti, Diretor Comercial da Rede Hippo / Crédito: Divulgação.

“Hoje nosso mix contempla produtos para todos os momentos, seja um jantar single, a dois, uma festa maior, adulta ou infantil, um evento cotidiano ou especial. Temos o maior prazer em participar de todos os momentos dos nossos clientes e também em oferecer produtos com foco em saúde e bem-estar para uma vida com mais qualidade”, Josiano Saqueti, Diretor Comercial da Rede Hippo. 

 

Foto: FACISC / Crédito Divulgação.
Foto: FACISC / Crédito Divulgação.

Raio X. A FACISC lançou esta semana um raio-x das principais necessidades para o desenvolvimento do Estado. A cartilha Voz Única foi apresentada para lideranças empresariais, políticas e convidados. As demandas foram divididas em 10 áreas prioritárias. A infraestrutura mais uma vez liderou os pedidos, abrangendo 60% dos pleitos listados. Em segundo lugar, veio o item segurança, com 11, 42% dos pleitos e em terceiro veio o item educação, com 7,39%.

Há 16 anos, o Projeto Voz Única disponibiliza à sociedade uma ferramenta que orienta e informa sobre as demandas de SC do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acessível e participativa. Na prática a Facisc faz um levantamento de cada região do estado com as principais necessidades, publica uma cartilha com cada um desses pleitos, faz encontros de entrega das cartilhas aos candidatos e um debate sobre os temas abordados. O Programa também é um meio de acompanhamento dessas demandas e traça um raio-x do que o estado precisa. Além disso, está alinhado com a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Prêmios e prisões agitam Santa Catarina

A Importância da escolha consciente nas eleições municipais Santa Catarina ganhou destaque nacional na última semana, porém, com notícias contrastantes. Enquanto os municípios de Treviso,

Santa Catarina atrai gigante da tecnologia

Governo Estadual Assina Parceria Estratégica com TP Link, Líder Mundial em Roteadores O governador Jorginho Mello formalizou um protocolo de intenções entre o Governo do

Troca de Comando

Vanir Zanatta assume a presidência da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC, destacando metas de internacionalização e fortalecimento político e institucional.