Portal Making Of

Facebook e Instagram removem 1 milhão de publicações falsas sobre covid

Facebook e Instagram removem 1 milhão de publicações falsas sobre covid
Pixabay

O Facebook e o Instagram informaram nesta quinta-feira, 11, que removeram mais de 1 milhão de posts, comentários e stories das plataformas no Brasil devido a desinformação sobre a Covid-19 desde o início da pandemia. Em todo o mundo foram 20 milhões de conteúdos removidos das plataformas.

Segundo a empresa, os conteúdos são excluídos quando podem colocar em risco a vida das pessoas, como declarações negando a existência da pandemia e anúncios de que a vacina causa morte.

O Facebook informou também que no Brasil, mais de 76 milhões de pessoas já acessaram a COVID-19: Central de Informações, um espaço dentro da plataforma para desmistificar boatos e fornecer dicas de prevenção da doença, além de materiais de apoio à saúde emocional.

“Nosso trabalho de combate à desinformação envolve ainda parcerias com agências independentes de verificação de fatos, para conteúdos falsos que não violam nossas políticas de danos no mundo offline. Quando um post é marcado como falso por uma agência de verificação de fatos parceira, seu alcance é reduzido de forma significativa, ou seja, menos pessoas encontrarão aquele conteúdo. Além disso, é adicionado um rótulo sobre a postagem para alertar aqueles que ainda assim virem o conteúdo marcado falso”, destaca a Meta, dona das redes sociais.

No Brasil, as parceiras são Agência Lupa, Aos Fatos, AFP e Estadão Verifica.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia

O sucesso da Raquel incomoda

Raquel Krähenbül, 41 anos, é correspondente da Globo em Washington desde 2006 e ocupa posição de destaque entre os jornalistas que cobrem a Casa Branca.

Jornalistas ou influenciadores?

A desastrada experiência da Globo colocando influenciadores em vez de repórteres na transmissão do carnaval da Sapucaí não deve evitar mais experiências semelhantes. Ela, e

Boninho, o boçal

A tonelada de críticas sobre a cobertura dos desfiles na Sapucaí fariam qualquer responsável da Globo revisar a fórmula de usar influencers em vez de

O carnaval Globeleza caiu do pedestal

A Globo trocou jornalistas por influencers durante as transmissão das duas noite na Marquês de Sapucaí e se deu mal. Recebeu uma enxurrada de críticas

Carnavalescas

Já dizia o filósofo popular Nelson Ned, “na vida tudo passa, tudo passará.” E o carnaval não foge ao dito, ele vai passando diante de

Um nova crise na CNN

A CNN Brasil não consegue passar um bom tempo sem enfrentar uma crise de bastidores. A mais recente ocorreu no mês passado, o que resultou

MB TV é destaque no campeonato

Sem grande alarde de marketing, o grande destaque em mídia do catarinense 2024 é o canal MB TV – do site de jogos MagicBet777. É

A NSC liberou geral?

Aquelas normas e conceitos que balizam o Jornalismo, e adotadas pela Globo e demais afiliadas, parece que não valem mais na NSC. Liberou geral. Tudo