Portal Making Of

FAZENDO O PRÓPRIO VINHO

FAZENDO O PRÓPRIO VINHO
Foto: Sebrae/Divulgação

Pequenas vinícolas do Rio Grande do Sul encontraram uma nova maneira de se diferenciar das grandes indústrias, atrair consumidores, e ainda faturar algum dinheiro com isso. Apoiadas pelo Sebrae algumas delas criaram programas em que recebem consumidores interessado em colocar a “mão na massa” e produzir o próprio vinho. A Faccin, que fica no Vale dos Vinhedos, oferece a possibilidade do participante acompanhar todas as etapas da vinificação, desde a colheita das uvas até o engarrafamento e rotulagem do produto. O grande diferencial deste projeto é aproposta de vinificação natural, em que a fermentação é feita de forma espontânea, apenas com as leveduras selvagens contidas nas cascas da própria uva. Justamente por isso o projeto foi batizado Meu Vinho Natureba.

Foto:Sebrae/Divulgação

A próxima turma de vinificação começa no dia 8 de fevereiro, com a colheita da uva para a elaboração de um vinho laranja. E segue ao longo do ano com mais dois encontros na vinícola. O investimento é de R$ 3,4 mil e dá direito a um acompanhante por encontro e três almoços com vinhos. Ao final, cada cotista leva para casa 50 garrafas do vinho que ajudou a produzir. As inscrições estão abertas e devem ser feitas através do site da empresa.

A coluna já havia comentado em outubro passado sobre a popularização de projetos deste tipo. Na prática, vinificadores estão buscando o apoio de “cotistas” que ajudam a financiar lotes exclusivos, se envolvem em todo o processo de produção e, além de levar parte da produção pra casa, garantem uma experiência única – e boas histórias para contar.

——————————————————————————————————————————————–

QUADRADO

Foto: GarçonWines/Divulgação

Se depender de uma empresa inglesa, a garrafa de vinho – como conhecemos – pode estar com os dias contados. A GarçonWines (que começou como uma empresa de entregas) decidiu redesenhar a garrafa (foto) de forma a facilitar a armazenagem e distribuição do produto.

Na prática a nova embalagem é plana e feita de plástico reciclável. Segundo a empresa, há inúmeras vantagens: é 87% mais leve que uma garrafa de vidro; ocupa só 40% do espaço de uma garrafa tradicional; e necessita menos papéis ou plásticos para protegê-la durante o transporte.

O produto já foi patenteado em 35 países e ganhou um prêmio de sustentabilidade em 2019. A aposta é que, se emplacar, o modelo pode ajudar a reduzir a emissão global de gás carbônico gerado na produção de 33 bilhões de garrafas fabricadas por ano, mundo afora.

 

Foto: GarçonWines/Divulgação

Segundo a empresa, a ideia surgiu para para facilitar a entrega de vinho, já que – com um formato mais compacto – a garrafa pode ser deixada na caixa de correio (foto). O cálculo é de que hoje as empresas de logística do Reino Unido tem um custo de R$ 8,7 bilhões por ano com entregas de vinho não realizadas.

——————————————————————————————————————————————–

COCA-COLA NO PÁREO

Foto: Coca-Coca/Divulgação

Principal fabricante de refrigerantes do mundo, a Coca-Cola lançou há pouco mais de uma semana as primeiras bebidas alcoólicas da marca no Brasil. São três versões da Schweppes: Gin Tônica, Spritz e Vodka&Citrus, todas com 5% de teor alcoólico. As bebidas foram desenvolvidas no Centro de Inovação da Coca-Cola Brasil, inaugurado no Rio de Janeiro no ano passado, aproveitando o fato da Schweppes já ser muito conhecida no mundo da coquetelaria. As bebidas estão disponíveis por enquanto apenas na loja virtual da Coca-Cola e em algumas lojas de conveniência da rede AMPM na Grande São Paulo.

——————————————————————————————————————————————–

STARTUP DA CACHAÇA

Arte: Internet/Reprodução

Imagine a dificuldade de uma pequena destilaria de cachaça para cortar e processar cana, e ainda cuidar dos processos de fermentação, destilação e armazenagem da bebida. Agora junte a essa equação a enorme burocracia brasileira com questões de legislação, tributação, emissão de notas fiscais… Isso sem contar com o desafio do marketing e vendas. Pois o que é dificuldade para muitos, virou oportunidade para uma startup mineira.

Criada por três estudantes universitários de Ouro Preto, a startup já atende 231 alambiques e monitora – no total –  4,7 milhões de litros da bebida em destilarias espalhadas por 13 estados. O Cachaça Gestor, como é chamado, captura e analisa dados dos processos dos alambiques, aponta falhas e ajuda planejar a produção e comercialização da bebida.O próximo passo do negócio vai ser articular a exportação de cachaças produzidas pelas destilarias.

——————————————————————————————————————————————–

FESTIVAL DE CERVEJAS ÁCIDAS

Foto: Shutterstock/Reprodução

Curitiba vai sediar de 4 a 8 de fevereiro o primeiro Festival de Cervejas Sour da cidade. O estilo cervejeiro é conhecido pela acidez e refrescância. As opções estarão disponíveis com valores a partir de R$16 e entre os rótulos, o público poderá conhecer a Duchesse Chocolate Cherry, uma FlandersRed Ale, que foi considerada uma das melhores cervejas do festival SlowBrew de 2019; e a Tropical Blood, uma berlinerweisse da cervejaria Infected, de Santos, que conta com adição de frutas vermelhas e foi envelhecida em barris de carvalho.O evento é promovido pela We Are Bastards Pub.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

FESTA NO APÊ

Um virologista belga divulgou há alguns dias o que seria – apesar dos decretos proibidos – o protocolo correto para quem decide receber amigos ou familiares para um almoço ou jantar.

CERVEJA DE GRAÇA

Sabe o termo ‘saideira’, que se refere a última cerveja da rodada? Pois a Cerveja Bohemia está lançando a campanha ‘voltadeira’.

QUAL A MELHOR?

Vinícola catarinense disputa reconhecimento nacional.

LA GARRAFA DE PAPEL

A inovação é da Carlsberg e, se der certo, pode revolucionar o mercado de bebidas no planeta.

PRO ALTO E AVANTE

Os visitantes da Serra Gaúcha terão a oportunidade de sobrevoar parreirais, vinícolas e propriedades rurais da Bento Gonçalves e arredores.

VINHO PARA A MEMÓRIA

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, apresenta mais um bom motivo apreciar um bom vinho.

MEL, CERVEJA E BIODIVERSIDADE

Quem gosta de cervejas com sabor adocicado tem um motivo adicional para provar a nova coleção da Colorado.

FÓRMULA 1 NA FAIXA

A Heineken vai premiar seiscentas pessoas para acompanhar treinos e provas da Fórmula 1, e com direito a acompanhante.

DEGUSTAÇÃO NA SERRA DO MAR

Considerado um dos passeios de trem mais bonitos do mundo, o roteiro entre Curitiba e Morretes terá um diferencial neste sábado.

GIGANTE E DISPUTADA

Um evento digno de constar no Livro dos Recordes. Afinal, que degustação reuniria simultaneamente 1000 consumidores ávidos por tomar bons vinho?

DRINK NA LAVANDERIA

Diversas marcas de bebidas têm apostado no formato pra surpreender e criar uma relação emocional com o público. Um dos mais criativos é o bar da foto.

BOM, BARATO E PREMIADO

O vinho Seleção Rosé, da Miolo (que custa em torno de R$ 30) foi eleito o melhor do mundo nesta categoria pelos jurados do 7ª Rio Wine & Food Festival, que encerrou no último domingo no Rio de Janeiro.

PRESENTÃO

Dia dos Pais chegando e a coluna resolveu dar uma força para quem pretende presentear o paizão com uma bebida.