14.3 C
fpolis
14.3 C
fpolis
quarta-feira, 29 junho, 2022

Floripa das artes!

Últimas notícias

A 8ª Maratona Cultural de Florianópolis começa na sexta-feira (8) trazendo mais de 160 atrações em 40 pontos diferentes da Capital.

Durante os três dias de programação, galerias e espaços públicos receberão exposições de artes visuais protagonizadas por artistas locais. Duas mostras fazem estreia na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Memorial Meyer Filho, no Centro: “Precioso”, de François Muleka (foto @noticiasdesalvador).

E também “Ressoar”, de Sérgio Adriano H (foto acima).

Já na Galeria de Arte do Mercado Público, um coletivo de artistas negros de diferentes gerações e linguagens apresenta a exposição “Filhes da Liberdade: (cria)ação de afrofuturos”, que abrirá a Maratona na sexta-feira, às 18h.

Mas a arte não ficará limitada a ambientes internos. Na Rua Nunes Machado, artistas conduzidos pela Balaclava Studio criarão a obra “Invisíveis” na empena do Edifício Tiradentes, em projeto realizado pelo Instituto Maratona Cultural em parceria com a Street Art Tour.

Toda a programação da Maratona Cultural é gratuita e pode ser conferida no site http://www.maratonacultural.com/ e no Instagram: @maratonacultural2022.

*****

Mulheres poderosas        Foto Maiana Perdomo

As empresárias de Floripa, Ana Paola Ceretta e Mayra Fernanda Menezes chamaram um super time de mulheres de Florianópolis para celebrar os 45 anos do negócio da família, uma das lojas mais tradicionais de Florianópolis. Na foto (da esquerda para direita): Adri Pizza, Ana Paola, Cassia Ellen, Mayra Fernanda, Nat Lisboa, Fernanda Hermann, Amanda Sasso e Camille Reis já no clima gostoso do outono.

*****

Dileção-direção   Foto Julio Sevald

A primeira exposição inédita de 2022 na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, será do artista residente em Joinville, Jan M. O. Selecionado no Edital 2022, Jan apresenta a partir de 7 de abril Dileção-direção (ou afetos transpostos) no Espaço Fernando Beck. A abertura está marcada para as 17h e será aberta ao público. A entrada é gratuita.

Com curadoria de Juliana Crispe, a mostra é um recorte de trabalhos distintos interligados sobre questões afetivas dirigidas para e pelo artista.

“Em primeiro, a exposição fala sobre objetos e suas relações com pessoas e vivências, sendo estes itens, apresentados em sua forma original ou representados em desenhos e gravuras”, antecipa.

Jan comenta que o nome da exposição partiu primeiro de um jogo de palavras, algo presente na poética do artista. “Ilustrar como a troca de uma letra entre estas sílabas abre a possibilidade de leitura sobre afetos e sentidos, que é o que esta exposição sugere. Eu e a Juliana, acrescentamos, quase como um subtítulo, os “afetos transpostos”, como reforço aos atravessamentos dos afetos que perpassam nesta exposição”, compartilha.

*****

Açaí Bowls

Mais uma nova opção gastronômica inaugurou no MULTI Open Shopping. A franquia da Oakberry Açaí Bowls, comandada pelos sócios Amaury de Souza Rosa e Karina Kalafatas, vai oferecer bowls de açaí e smothies 100% orgânicos.

“Quem visitar a Oakberry no MULTI vai encontrar produtos que são ótimos para a saúde num fast-food de super foods. Por aqui os produtos vão ficar prontos em menos de dois minutos”, destacam os sócios que são manezinhos e moradores do Sul da Ilha de Santa Catarina.

*****

Duo de violino e violoncelo

O 2humanos Duo, formado por Riccieri (violão, violoncelo e voz) e Israel (violino e voz), une a música clássica com a música popular brasileira e iniciam uma série de quatro lives abertas ao público, chamado “2humanos – violino e violoncelo, a música brasileira do clássico ao popular”. As apresentações acontecerão nos dias 4, 5, 6 e 7 de abril, no Facebook e Instagram do Duo.

*****

Adiado

O evento Curta o Parque que aconteceria neste domingo, dia 3/4, no Parque da Luz, foi adiado em consequência da chuva. A nova data, ainda não definida, será divulgada nas redes sociais do projeto.

Trata-se da segunda edição do evento, que tem como objetivo ocupar o Parque da Luz com arte para todos, por meio de programação gratuita, desta vez com teatro, artes visuais, walking tour e meditação.

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Jornalista da Folha vence ação contra Bolsonaro

A jornalista Patrícia Campos Mello, da "Folha de S.Paulo", obteve uma vitória nesta quarta-feira, 29, contra o presidente Jair...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }