Portal Making Of

GloboNews exibe documentário sobre Complexo Hospitalar Juquery

Reprodução/Divulgação/Globo

Por mais de 120 anos milhares de pessoas foram abandonadas e tiveram sua dignidade roubada pelo Estado no maior hospital psiquiátrico do Brasil, o Juquery, que fechou suas portas em 2021. Muitas delas também perderam a vida.

Localizado em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, o complexo hospitalar foi construído em 1898 para oferecer tratamento a pessoas com doenças mentais. Mas a realidade lá dentro era bem diferente.

No documentário original da GloboNews ‘Juquery – Lugar Fora do Mundo’, que será exibido no próximo domingo, 22, às 23h, ex-pacientes, ex-funcionários e pesquisadores falam sobre as inúmeras violações aos direitos humanos que aconteceram nesse hospital.

O Complexo Hospitalar Juquery chegou a ter mais de 16 mil pacientes na década de 70 e foi palco de diversas atrocidades. O ex-funcionário Walter Faria conta que a instituição tinha condições insalubres e que tratamentos com eletrochoque e insulinoterapia eram comuns.

O documentário revela ainda que o Manicômio Judiciário, que integrava o Complexo Hospitalar do Juquery, serviu para presos políticos serem torturados durante a Ditadura Militar.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Uma homenagem aos músicos da Ilha

Que Floripa  transformou-se em uma cidade muito musical todo mundo já percebeu. Virou programa obrigatório, por exemplo, ouvir os grupos de chorinho e samba da

Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB)

Decisão acertada

Decisão acertada. Geralmente o papel dos “vices” é secundário nos Governos, não raro ocupam apenas um cargo com pouca chance de protagonismo e sem poder

Loteamento, máquinas trabalhando

Um plano diretor e muitas irregularidades

Pelo menos isso é o que aponta o relatório do IBAMA citado por Marquito – Marcos José de Abreu Vereador de Florianópolis e Deputado Estadual eleito na sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal

Leia mais